domingo, 31 de março de 2013

VEREADORES APROVAM PROJETO DE LEI QUE ACABA COM A CARREIRA DO MAGISTÉRIO


Projeto de Lei
Segundo o Sintepp, o projeto de lei em questão retira o Pessoal de Apoio Administrativo do plano; reduz os níveis do cargo de professor (desconhece ou não reconhece os mestres e doutores); reduz a promoção horizontal de 5% para 3%; reduz o adicional de incentivo profissional de 20% para 10%, além de transformá-lo em gratificação.
O projeto reduz a gratificação de difícil acesso para um percentual único de 10% (pelo plano em vigor varia de 10% a 30%); reduz a gratificação de direção escolar entre 16,6% a 25% (sendo que varia de 40% a 60%); reduz a gratificação de suporte pedagógico, que hoje é de 60% para índices que variam de 30% a 50%; reduz a promoção vertical em 50%, baixando de 10% para 5%.
Foto
Calma, meu povo, isso não foi em Marabá, foi em Dom Eliseu e deu o maior quebra-pau, pelo menos 20 professores saíram feridos num embate com o batalhão de choque que foi enviado de Parauapebas. Que isso nos sirva de alerta, devemos fortalecer   cada vez mais a nossa base.

MORADORES DA TRAVESSA JOSÉ FERNANDES NA VELHA MARABÁ RECLAMAM DO ABANDONO

MAIS UM CARTÃO POSTAL DE NOSSA CIDADE RELICÁRIA



... Rua, Passagem, Travessa ou Ruela?...

Gente de Marabá,

Fazemos uso do espaço deste blog para expor um probleminha que as autoridades criaram (GESTÃO VELOSO, GESTÃO TIÃO, GESTÃO MAURINO e aproximadamente 100 DIAS de GESTÃO JOÃO) na chamada abandonada “JOSÉ FERNANDES” (a ruela tem apenas 50 m) que já assola a vida das famílias e do conjunto da comunidade que mora na Rua Norberto de Melo e Samuel Monção, como as ruas mais próximas, mas se sabe que há circulação de trabalhadores e contribuintes do erário público e eleitores que votam de 2 em 2 anos, de um raio bem amplo. Os moradores são apenas 4 famílias que têm suas portas de casas diretos a tal ruela. Hoje não passa carro nem moto na porta de casa e os cachorros, gatos até urubus nos enchem os olhos de lágrimas, mas os transeuntes merecem serem tratados com mais respeito. Diga-se que já houve movimentações dos moradores em abaixo-assinados, protocolos e mais protocolos em gabinetes, secretarias, etc.
O lado muito burguês e cheio de luxúria é quando sento com minha família pra tomar umas e outras e ouvir músicas, pois é gigantesco o prazer de se sentir dono de um pedaço do mundo, mas quando estou olhando a rua de dentro de casa sinto o quanto o problema é público e de gestões que historicamente nunca olharam para tal ruela que nem consta em certos mapas.
Gente. É impressionante a quantidade de “seres”, “indivíduos”, “grupos”, “coisas do bem” e “coisas do mal” que temos testemunhado ocorrer nesta rua, ruela, travessa, passagem, etc.

Quanto à realidade de coleta de lixo doméstico ocorre de segunda-feira a sábado regularmente e os moradores são obrigados a colocar seus sacos com lixo sempre horas antes a chegada do carro coletor com profissionais mais degradados entre as profissões, pois não há valorização de iniciativa privada ou pública quanto aos “GARIS”. Agora, quanto à coleta de lixo chamado “ENTULHOS”: sobras de construção, materiais de construção em uso, carros, motos, entre outras estruturas que o homem cria, criou e criará, há uma constante movimentação dos moradores que não dispõe das informações da coleta através de “CONTENERES” e “CAÇAMBAS” oficiais da prefeitura. Outro fato é quanto já termos testemunhado, até o maior presente que “DEUS” criou entre homens e mulheres e vice-versa: relações sexuais.
Peço, antecipadamente, a todos que lerem tal postagem que não interpretem estas linhas de forma pessoal e particularmente ofensiva, nosso objetivo é debater uma questão aparentemente sem significado entre os problemas muito maiores que assolam aos marabaenses ante a fase de “23” dias oficiais de muitas festas em todos os núcleos da cidade, por conta do centenário.
Atenciosamente,
Marabá-PA, 31 de março de 2013.
Morador da Travessa, Passagem, Rua, Ruela...

sexta-feira, 29 de março de 2013

PÁSCOA ACOELHADA E AUSTERIDADE DE VEREADOR



Duas coisas estão me incomodando bastante, sem nexo, talvez, uma com a outra; mas ficam aqui na minha mente e a diabinha fica me excitando a escrever. Ela me diz "Vai lá, Aurismar, joga um pouco do meu veneno nesse negócio!". É terrível isso a gente não ter controle sobre a própria escrita, ter que fazer o que outro manda. "Oh Eva, agora sei o quanto tu sofrestes sob a lábia dessa maldita!".
A primeira dessas coisas é essa data achocolatada, encoelhada! É a data da partilha dos chocolates vendidos tão caros nos mercados. Mais um pico de vendas. Mais uma data cristã que o capitalismo transformou em algo hipócrita, como são todas as datas capitalistas. O Cordeiro Pascoal, símbolo de Jesus Cristo, foi transformado em um coelho que bota ovos! A páscoa ritual sagrado dos hebreus, que tinham que comer um cordeiro com ervas amargas e pães sem fermento, se transformou num "Feliz páscoa" sem nenhum sentido. Sinceramente, isso me enoja! Todavia, entendo o comércio. A carne de cordeiro não é mais apreciada do que a de porco, ai um porco na páscoa seria demais; ervas amargas, só para o chimarrão do gaúcho, tchê!, e pão sem fermento? É, não venderia. Como disse o Paulo, que era Saulo, "fiz-me fraco entre os fracos e forte entre os fortes". Vamos ser capitalistas entre os capitalistas, e, Viva a Páscoa! Feliz Páscoa! com todos os coelhos e ovos (de chocolate).
O outro ponto, parece desconexo; porém, como fala de comércio, preferi falar no mesmo texto. É sobre um  requerimento apresentado pelo vereador, o porra louca, opá, desculpe-me, o Boca Louca, solicitando ao executivo, através do departamento de postura, a desocupação das calçadas que estão sendo ocupadas pelos comerciantes nos núcleos comerciais da cidade.   Rapaz, o pessoal está lá trabalhando honestamente, gerando emprego e renda para o município! Quantas bocas de fumo há na cidade para serem fechadas? Quantos bares existem próximos ou em frente as escolas? Quantas crianças se drogam nas praças e nas rodoviárias de nossa cidade relicária? Vereador, vereador, vossa senhoria esperou tanto tempo, vinte anos para legislar, e agora que pegou carona em uma suplência vem com essa medida de austeridade contra o trabalhador! Ajude, vereador, ajude e não atrapalhe. O senhor não sabe o que é querer trabalhar e ser perseguido. Lembro-me, de quando trabalhei com uma barraca na feira que ficava em frente ao Plínio Pinheiro, naquela época o então prefeito, Nagib Mutran Neto, teve a sua mesma brilhante ideia  chegou a construir uma feira coberta dentro do pântano que há na entrada da Velha Marabá, totalmente deslocada, o dinheiro público não foi totalmente jogado fora porque o local ficou sendo abrigo para os flagelados.  Perseguir trabalhador não é uma boa forma de se começar, ou terminar, no seu caso, não sei, uma carreira política.
Falei, falei, está satisfeita diabinha? Deixe agora ver se termino de ler a Viagem do Elefante. 

quinta-feira, 28 de março de 2013

POSSE DO NOVO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O presidente do Conselho Municipal de Educação, senhor Celso Araújo, convida todos os novos conselheiros, bem como as entidades envolvidas a participarem da posse do novo grupo de conselheiros, que acontecerá dia 08/04, às 09h00min., no auditório da Emef José Mendonça Virgulino.

quarta-feira, 27 de março de 2013

PREVISÃO DO PAGAMENTO DO MÊS DE MARÇO E VALE ALIMENTAÇÃO

CLIC AQUI E VEJA NO BLOG DO SINTEPP MARABÁ

PREVISÃO DO PAGAMENTO DO MÊS DE MARÇO E VALE ALIMENTAÇÃO

CLIC AQUI E VEJA NO BLOG DO SINTEPP MARABÁ

EX-SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DÁ EXPLICAÇÃO AO CONSELHO DO FUNDEB


"Faltou a complementação da prefeitura, por isso não foi possível efetuar o pagamento de dezembro" - Essa explicação não cola.

Em reunião que aconteceu ontem na Sede do Conselho do Fundeb foi discutida a questão da prestação de contas do último quadrimestre do ano de 2012, a posse da nova diretoria e a regularização do conselho. Fizeram-se presentes a essa reunião o ex-secretario de educação do município, Nelrs Claudejan, a diretora do DRH, professora Miranir, a professora Maria, também do DRH, a advogada Carol, representando o departamento jurídico da Semed (ninguém do DECOF, departamento responsável pela prestação de contas). 
A professora Cristina Arcanjo, presidente do Conselho, perguntou ao ex-secretário em que pé estava a prestação de contas do último período de dezembro que lhe compete responder. Ele respondeu dizendo que "ao longo desse 90 dias ainda se estava em um processo de adaptação da nova gestão, aconteceram várias situações ao mesmo tempo, então estivemos nesses últimos três meses acompanhando , semanalmente estou cobrando alguma situação relativa a prestação de contas, principalmente com relação ao fundeb. No mês de janeiro o escritório de contabilidade, que fica em Belém, esteve meio desarticulado, mas a partir de fevereiro parece que já houve um acerto com relação as documentações relativas as prestações de contas, eu acredito que no máximo dia e de abril essa prestação poderá já estar protocolada junto ao tribunal de contas".  A presidente do conselho pediu que o ex-secretário expusesse uma explicação oficial para o não cumprimento do que havia sido acordado na reunião do dia 14/12/12 sobre o pagamento do mês de dezembro. A explicada dada foi "Na verdade eu fiz até um relatório bem analítico referente a todas as receitas e a todas as despesas referentes ao período de janeiro de 2012 a dezembro de 2012, já no período em que assumimos a secretaria, havíamos conversado com o prefeito e ele havia nos ditos que 'ainda que as outras secretarias fiquem com pendências, a secretaria de educação nós vamos honrar' então eu tinha que repassar aquilo que ficou previsto, ainda que houvesse a necessidade da prefeitura complementar; mas houveram diversas situações que trouxeram complicadores". Acontece que, em momento algum os então secretário falou em possibilidade de complementação da folha pela prefeitura. Até porque, naquela altura do campeonato, era do conhecimento de todos que nos cofres públicos já não havia mais nenhum vintém. A bem da verdade é que pagaram outras coisas e não a folha, agora é fácil culpar o capeta já que ele está rodeando a terra sabe lá Deus onde.

LOCAL E HORÁRIO DO ENTERRO

A família enlutada convida a todos os parentes, amigos e companheiros de Edvan a lhe darem o último adeus. Neste momento o corpo está sendo velado na EMEF JOSÉ DE SOUZA, que fica ao lado da Praça da Liberdade, na Avenida Paraíso. O cortejo fúnebre sairá às 10h00min. rumo ao cemitério do KM 02.

terça-feira, 26 de março de 2013

VELÓRIO DO PROFESSOR EDVAN


O corpo do professor Edvan está sendo velado nesse momento no Ginásio da EMEF IRMÃ TEODORA, no final da Avenida Paraíso, no Bairro Independência. Muitos companheiros já se encontram por lá consolando a família. O clima é de muita comoção, uma vez que Edvan era uma pessoa muito querida por todos os seus colegas, detentor de uma imensa simpatia. O Enterro será amanhã, o horário ainda será definido pela família.

COORDENADOR DA UAB É ASSINADO


Acabamos de receber a triste notícia do assassinato do professor Edivan, coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UAB de Marabá. Segundo informações, o professor teria sido assassinado na madrugada de hoje, a morte chegou a ser já hoje noticiada em uma emissora de rádio local, mas não se sabia de quem se tratava. Familiares e amigos foram ao IML e reconheceram o corpo. Assim que tivermos mais informações postaremos. 

segunda-feira, 25 de março de 2013

QUE NUMEROSINHO DESELEGANTE ESSES 3%!


Eita numerosinho chato e difícil de ser esquecido esse  que anda voando da boca e dos teclados do prefeito. Sabem que eu chego a acreditar que isso é mais uma das artimanhas da maldita serpente. Como não pode fazer muita coisa com o vice, está a ardilosa agora a tomar conta da mente daquele que foi capaz de derrotar o "Velho do Rio", aquele que tem uma orla com seu nome, ou seria o nome de seu pai, mas tudo bem a orla é dele, foi ele quem fez. Professor vira escola, prefeito vira orla, praça, hospital, servidores públicos viram menos de 3%.
Não sei porque esse numerosinho chato fez-me lembrar do exército de Leônidas, aquele lá da guerra dos gregos contra os persas. Xerxes, o sucessor de Dário I, tinha um exército infinitamente maior que dos gregos, porém desmotivado.  Leônidas, ao contrário,    com apenas 300 espartanos, promoveu a mais lendária das guerras. 
Não, não. Não quero dizer que o prefeito tenha um exército de 97% ao seu lado pala travar uma luta, ao menos em nível de opinião, contra os 3% servidores. Até porque, segundo ele, somos menos que isso. Ele está errado, somos mais que 3% da população do município. Segundo dados do Jornal Correio do Tocantins, nossa cidade possui hoje exatos 255.518 moradores. 3% disso corresponderia a mais ou menos 7.600 pessoas, se contar com os contratados passa dos 10 mil. 
Vamos fazer uma continha básica. Considerando que cada servidor seja um eleitor e tenha um dependente também maior de idade, ou em idade de votar, esse número salta para 15.200 pessoas. Na minha família, por exemplo, sem contar tios e primos, aqui em Marabá, possui 5 servidores públicos efetivos e um círculo familiar, de pessoas maiores de idade, de 15 pessoas. É uma família pequena comparada a muitas. Nesse caso um servidor tem força de 3, não 3%; porém 3 eleitores.  Vamos fazer uma outra continha. O atual prefeito foi eleito com exatos 56.392 votos. Vamos voltar a continha de 1 por 2 e ficarmos com as 15.200 pessoas. Isso representa 26,95% dos votos que o candidato João Salame obteve. Os votos válidos somaram 99.434; 15.200 representa 15,28% desse total,, jogando por baixo, ou "no pior cenário" (para usar o discurso dele e do seu conselheiro), para não errar. Sabem qual foi a diferença de votos entre o João e o Tião (o amigo do Simão)? Um fraçãozinha só a mais que isso, exatos 15,57%. Vamos repensar esse discurso, menino! 
Então, companheiros 3% de todas as secretarias, tal qual os 300 espartanos lutaremos sem medo, contra qualquer política de austeridade que vise nos ferrar, o rei Xerxes Salame I, conta com o senado (em sua micro-representação); no entanto não com o povo na rua.

MOTORISTA DO TRANSPORTE ESCOLAR DA ZONA RURAL AMEAÇAM PARAR

Vocês lembram do complicado caso do serviço de  transporte escolar da Zona Rural prestados no governo passado por duas mais complicadas ainda empresas ESPAÇOS LOCAÇÕES E CONSTRUÇÕES e TRANSCAMETAU LTDA, essa última, dizem, que pertence ao Maurino e Rosicleide. Essas empresas não possuem um fusca velho para transportar aluno, são só de registro. Por isso terceirizam o serviço contratando donos de ônibus espanta-cães. No ano passado denunciamos aqui no blog o fato dessas empresas receberem da prefeitura e não pagarem os motoristas. 
O governo atual, com muito alarido, se propôs a resolver o caso. Disse que iria comparar ônibus novos, ia decretar estado de emergência, blá, blá, blá,blá. Pois não passou do blá, blá, blá; a história continua do mesmo jeitinho. Hoje, recebi uma ligação anônima. A pessoa se identificou apenas como um motorista de um dos ônibus. Disse que estão desde novembro sem receber um centavo, os ônibus estão quebrando e eles não vão ter condições para continuar. "Estamos fazendo de tudo para não parar o serviço, mas desse jeito não tem como aguentar". Disse ele. Se houver outra explicação para esse complicado caso, a pessoa responsável pelo transporte escolar tem todo espaço para me mandar a postagem explicando ou me liga que farei a publicação.

domingo, 24 de março de 2013

DIANTE DISSO NÃO PODEMOS NOS CALAR


Faculdade que certifica curso de pedagogia do IHELC não possui autorização do MEC
Fonte: AF Notícias - Da Redação - 22/03/13 13h43
Arnaldo Filho
Portal AF Notícias

Após a denúncia do Ministério Público Federal, em Araguaína, de que o Instituto Heitor de Lima Cunha (IHELC) estaria ofertando cursos de graduação e pós-graduação sem autorização do Ministério da Educação, alunos e ex-alunos da instituição entraram em contato com o Portal AF Notícias para denunciar outras irregularidades.

De acordo com informações, só em Araguaína, mais de 300 alunos já devem ter passado pela instituição nos cursos de graduação, pós e complementação em pedagogia.

Curso de pedagogia não autorizado

Conforme documento obtido com exclusividade pela reportagem, a Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (FAVIX), Espírito Santo, que certificou maior parte dos alunos que formaram em Pedagogia pelo IHELC, não possui autorização para ofertar o curso. Apesar de ser credenciada junto ao MEC, a instituição só está autorizada a ministrar cursos de Administração, Ciências Contábeis e Normal Superior.

Além disso, a FAVIX está entre as instituições que já foram recomendadas pelo MPF a suspenderem as atividades irregulares no Pará ou contra as quais o MPF já entrou com ações judiciais para pedir a suspensão dos cursos e propaganda ilegais.

               

Demora na entrega dos certificados

Conforme relatado por alunos, que não quiseram ser identificados, muitos deles terminou o curso há mais de três anos e até o presente momento não recebeu o diploma. Alguns ingressaram inclusive com ações na justiça para conseguir os documentos que comprovem a conclusão do curso. “Estamos muito preocupados, pois como fica quem já terminou o curso e ainda não recebeu o diploma?”, questionou o estudante.

Ação do MPF


Segundo o Ministério Público Federal, a Ação Judicial requer a paralisação imediata da divulgação de todo e qualquer anúncio publicitário oferecendo cursos de graduação e pós-graduação, assim como a divulgação de que a instituição seja de ensino superior e ofereça cursos reconhecidos pelo MEC. Também é pedida a suspensão das matrículas nos cursos livres e que seja desconsiderada a pessoa jurídica do IHELC, cabendo a responsabilidade dos atos irregulares praticados aos sócios Antônio de Assunção Moura e Edinete Assunção Moura.

Responsáveis pela instituição

De acordo com alunos, uma mulher identificada como Rose Araújo seria a responsável pelo IHELC em Araguaína. No entanto, ao Portal AF Notícias ela negou que ainda tenha vínculo com a instituição e disse que não poderia prestar nenhum esclarecimento.

AF Notícias também tentou contato por telefone com o diretor da instituição, Antônio Assunção, mas o celular sempre estava desligado. Tentamos ainda contato com a coordenadora Elildes da Silva, mas não tivemos sucesso.

O espaço continua aberto caso a instituição queira se manifestar.

Credenciamento

Para saber se uma instituição de ensino é credenciada ou não junto ao MEC, os interessados têm duas opções: pela internet, no site do próprio Ministério (http://emec.mec.gov.br/), ou pelo telefone 0800-616161.


PUBLICO COMO DIREITO A RESPOSTA - COM A PALAVRA O LÍDER DO GOVERNO


Prof Pedro Souzamarço 24, 2013
Galera, estamos apenas iniciando o Governo João Salame. Não vamos conseguir resolver todos os problenas da educação criados com a conivência de muitos que "se dizem educadores" durante o governo Maurino Magalhães. Estamos com 100% do recurso do FUNDEB comprometido com folha de pagamento. Temos que encontrar uma saida para resolver isso. Um governo democrático e popular resolve seus problemas através do diálogo, portanto as reuniões, acontecendo aqui, ali ou acolá, são naturais. Infelizmente, conheço alguns desses anônimos que posam como o arauto da competência e da moralidade nos comentários do Gazetando, mas, na realidade, são péssimos professores. Não conseguem nem dar uma aula com qualidade. O Governo João Salame não reduziu nem reduzirá salário de servidor. Estamos apenas cortando os beneficios demagógicos concedidos a alguns privilegiados como o pagamento de insalubridade a todos os servidores da saúde. Isso é errado. Nem todos os servidores da saúde ficam em contato com o ambiente de risco. Na educação, a única coisa que fizemos foi retirá a gratificação exagerada de diretores e vices e repassá-las para os coordenadores e orientadores. Como medidas administrativas, agora, vamos diminuir o número de servidores na Semed Sede, o número de merendeiras, dar a suplementação de 80 horas, com essa medida, diminuir o número de contratados,realizar o Processo Simplificado de Transição para eleição direta dos gestores escolares e a partir de julho iremos pagar o retroativo da Lei do Piso, a contar de 01/01/2013 e mais os 5% de intersticio dos servidores. Não estamos pagando isso agora pq pegamos a PMM está quebrada e não existe recurso. A bancada da educação na CMM, composta pela Toinha, Irismar e Eu, estamos atento a tudo o que diz respeito a educação e não aceitamos que se mexa em salário do servidor. Faremos, urgentemente, uma redução drástica no número de secretarias para diminuir gastos. Para os pessimistas de plantão, já temos 100 km de asfalto garantidos para o ano de 2013. As obras terão inicio a partir de junho com o fim do periodo chuvoso. Reafirmamos todos nossos compromissos de campanha, porém temos quatro anos para implementá-los. Nosso governo ainda enfrenta varios problemas, mas iremos equacioná-los mesmo contrariando os pessimistas que torcem para Marabá continuar dando errado. Um grande abraço

Prof Pedro Souza

Lider do Governo

sexta-feira, 22 de março de 2013

SINTEPP FAZ TRABALHO DE BASE EM MARABÁ

Essa semana estivemos realizando um trabalho de base. Andamos em várias escolas e pudemos ouvir de perto o nosso filiado. Na Emef Deuzuita, ouvimos a professora Tatiane que falou de sua insatisfação com o SINTEPP, ela acha um absurdo que o sindicato lute pelo direito dos professores lotados em laboratório de informática também recebam regência de sala. Tudo bem, é a opinião dela, nós da coordenação pensamos o contrário. A visita nessa escola foi positiva, filiamos a servidora Silvia, agente de portaria, liderança na escola, para ser uma das representantes de escola no Conselho de representantes. Nessa escola os titulares são a vice-diretora, professora Núbia e o secretário geral da escola, Mosaniel. Passamos também, na escola Elinda Simplício Costa, Heloisa de Castro, Nei Emília Ferreiro, onde tivemos a oportunidade de conhecer a diretora Osmarina, EMEF Darcy Ribeiro, na qual sinto-me em casa por já ter feito parte daquele quadro docente, além disso pudemos participar de um homenagem a professora Regina que concluiu o seu mestrado em história. Na Emef Elcione Barbalho dialogamos com a servidora Nete, agente de portaria e estudante de pedagogia, que nos indagou questões referentes ao trabalho em dias feriados, tivemos a oportunidade de conhecer o professor Eduardo, coordenador pedagógico da escola que tem uma vasta experiência no Conselho do Fundeb no estado do Tocantins e que muito tem a contribuir conosco. Na Emef Avanir Tenório Ramos, conhecemos a professora Áurea e a diretora Borges, pessoas detentoras de uma imensa simpatia. Depois disso fomos a outra nossa casa, a Emef Irmã Teodora, lá dialogamos com o professor Ariosvaldo, professora Karina e professora Monica, todos esses companheiros de embate. Na Emef José de Souza, tivemos a oportunidade e o prazer de conhecer a coordenadora Suzeane, com toda a sua simpatia, a companheira Domingas, ex-coordenadora do SINTEPP e demais companheiros que por lá estavam. 
Esse é o setor que chamamos de CIDADE NOVA 2. Na próxima semana, concluiremos esse setor e faremos o CIDADE NOVA 1, que fica no Novo Horizonte e Belo Horizonte. Com esse trabalho de base o SINTEPP se fortalece e ratifica a sua postura de sindicato classista e independente. Um forte abraço a todos. 

NEM SÓ DE PÃO E CIRCO VIVERÃO OS SERVIDORES, MAS DE TODOS OS PENDURICALHOS QUE COMPÕEM OS SEUS SALÁRIOS



Estou sabendo que no último final de semana o prefeito realizou uma festinha em sua luxuosa residência na qual os convidados especiais foram 19 dos 21 vereadores. A recepçãozinha teve direito a uma boa música popular brasileira interpretada pela talentosa cantora marabaense. O que vocês acham que se discutiu por lá? Vamos chutar: aumento salarial para os servidores? Acho que não. Melhores condições de trabalho para os professores? Também não. Já sei, implementação da hora-atividade? Também não. Cortar os penduricalhos que disfarçam a miséria dos salários dos servidores? Aêêêê!!!!! Acertaram!

quinta-feira, 21 de março de 2013

DESCASO COM O CONSELHO ESCOLAR

Sempre ouvimos dessa atual gestão que os conselhos seriam valorizados por ela. Mas não é bem isso o que estamos observando. O Conselho do FUNDEB, por exemplo, tamanha sua importância para o bom andamento da execução das verbas da educação, não foi ainda se quer regularizado, nem pela gestão que passou, nem por essa que está ai. 
Tentamos realizar hoje a primeira reunião do conselho esse ano. Entre os pontos de pauta está o fechamento da prestação de contas do exercício de 2012. Não apareceram nem o secretário de educação, membro nato do Conselho, nem seu representante, ou sua representante. É bom que esse senhor saiba que a SÚMULA 230 DO TCU adverte que o novo gestor é co-responsável pela prestação de contas do exercício anterior que tenha sido deixado pendente por seu antecessor. Devendo tomar todas as medidas legais para sanar qualquer problema, sob pena de responsabilidade. 
Além disso, a nova regra de prestação de contas do FUNDEB, que será on line via sistema próprio do FNDE, determina prazos a serem cumpridos:
  • Até 30/04: a prefeitura deve fazer a prestação de contas do exercício 2011/2012 para o Conselho do FUNDEB;
  • Até 14/06: o Conselho do FUNDEB deve emitir seu parecer sobre a prestação. 
  • Até essa data, então o Conselho deve está cadastrado nos sistema e cada conselheiro deve ter uma senha. 
O governo está preocupado em cortar os penduricalhos, que servem na verdade para disfarçar um salário de miséria que o país paga aos professores e demais servidores da educação, e esquece de estruturar essa ferramenta, sem a qual a prefeitura pode deixar de receber os recursos do FUNDEB. Se isso acontecer eu quero ver a cobra fumar. 

quarta-feira, 20 de março de 2013

O VERGONHOSO CASO DO IASEP EM MARABÁ

A saúde pública em Marabá não precisa dizer que é um caos porque esse fato já é conhecido de todos. E, diga-se, é difícil um município no Brasil que seja diferente. O atendimento particular é melhor? Não, também não presta. Quem já ficou menos de três horas aguardando para ser atendido por um médico particular? Eu já trabalhei em uma clínica particular dessa cidade e vi muitas pessoas bravas alegando que estava pagando caro e queriam ser atendidas. Olha que isso foi há quase 13 anos, de lá pra cá nada melhorou, piorou é bem verdade. Antes tínhamos, além desse que existem sem dá conta do recado, mais um hospital particular, que se transformou no Regional. 
Quem é servidor público estadual pode pagar um plano de saúde oferecido pelo Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará, é o famoso Plano de Assistência à Saúde - PAS. Quem  adere a esse plano de saúde tem descontado 6% de seus vencimentos, como no Estado o salário médio é 3,5 mil reais, qualquer pessoa não paga menos que R$ 210,00. Isso dá direito a ele e seus dependentes. 
Seria uma boa se o plano funcionasse aqui no interior, porém a verdade é que o plano só funciona na capital. Aqui em Marabá nunca funcionou. Recebi hoje na sede do Sintepp, um professor aposentado vindo de São João. Ele reclamava, e com toda a razão, que havia feito a consulta e o médico solicitou uns exames, e que, ao chegar no laboratório para realizar esses exames, foi informado de que a cota do IASEP já havia sido usada. Sei também de uma servidora indignada que faltou serviço três vezes para fazer uma consulta de vista e não conseguiu devido o mesmo problema da falta de cotas.
Vejam bem que absurdo! O Instituto tem uma reduzida cota de consultas e exames para atender Marabá e região! Enquanto que na capital e região metropolitana os usuários desfrutam até de atendimento domiciliar. Nós aqui do interior pagamos o luxo desfrutado na capital. Acho que está passando da hora de nos reunirmos e fazer uma nota pública contra essa administração do IASEP, esse descaso que há aqui com a nossa Região, são muitos usuários filiados que eles não vão querer perder. 

ASSÉDIO MORAL - DO INFORMATIVO DOM ELISEU-PA


FUNCIONÁRIO DE TV LOCAL SOFRE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA NO TRABALHO E É DEMITIDO POR ESTAR PRESTANDO SERVIÇOS PARA A PREFEITURA.



ENTENDA O CASO:

Recebemos a Informação de que a Superintendente, Repórter e Apresentadora de TV do conceituado Grupo de Televisão do Maranhão ( Afiliada da rede GLOBOO em Açailândia) Aproveitando-se de sua determinada posição ou cargo hierarquicamente superior, e por não concordar que seu funcionário (SIMPLES CINEGRAFISTA) prestasse serviços e ganhasse um dinheirinho extra trabalhando na prefeitura da Cidade Administrada pela Prefeita Gleide Santos (PMDB).

A CHEFE Mexeu seus pauzinhos com seus superiores e fez com que o Rapaz fosse demitido na manhã de hoje 19/03 o Certo é que o funcionário foi chamado na sala fria lá em Imperatriz para baixar a cabeça e ouvir da boca do Big Boss que estava demitido por não esta se adequando e seguindo as normas da empresa (GRUPO).

MEU COMENTÁRIO: FATO LAMENTAVEL ESSE... A FALTA QUE FAZ A FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO EM NOSSA CIDADE... E TAMBÉM A REPRESENTAÇÃO DE UM ORGÃO QUE REALMENTE REPRESENTE OS MEMBROS DA IMPRENSA LOCAL.

OBS: PRA VOCÊ QUE ESTA CURIOSO PRA SABER O NOME DO CINEGRAFISTA QUE FOI DEMITIDO ...??? VAI UMA DICA TEM O NOME DE UM PROFETA DA BÍBLIA QUE FOI ENGOLIDO PELA BALEIA !!!
J.....


O que fazer?

O funcionário que acredita estar sendo vítima de assédio moral não deve se acomodar e fingir que nada está acontecendo, é importante que busque orientação e ajuda da área de Recursos Humanos da empresa. Também deve anotar tudo o que vem ocorrento, dia após dia, numa espécie de diário ou gravar em áudio e vídeo.
Os especialistas aconselham que, para começar, o funcionário pode ter uma conversa com o chefe, mostrando que ele não se sente confortável com as atitudes que estão sendo tomadas. Caso ele insista, vale recorrer aos chefes do chefe. se for falar com o superior hierárquico, é bom a pessoa evitar ir sozinho, pois levar uma testemunha da conversa pode valer pontos adiante.


O funcionário que está sendo assediado moralmente deve reagir com trabalho, ética e aproveitar-se dos canais adequados.


- Conversa de corredor e lamentações com colegas, em nada adiantam.
Se necessário, o funcionário deve buscar uma transferência para outra área da organização ou mesmo considerar uma mudança de emprego. Afinal, uma empresa que não cria defesas para situações como esta, não deve ser o melhor lugar para se trabalhar, ressalta os especialistas.


Se o problema permanecer, o caminho pode ser os sindicatos ou os órgãos públicos, como a Delegacia Regional do Trabalho (DRT).


- Mas chegar a este ponto é saber que poderão ter conseqüências... O funcionário deve estar preparado.


Infelizmente, não há uma estatística sobre o número de ações referentes a assédio moral, segundo o setor de Distribuição de Feitos da Primeira Instância do Tribunal Regional do Trabalho, onde os processos são distribuídos. As ações existentes são de indenização, que podem ser por dano moral, dano material, acidente de trabalho, entre outros.


O assédio moral é uma espécie de dano moral. Assim, o assédio moral é o objeto da ação de indenização.


Segundo a chefe do Departamento de Feitos da Primeira Instância do TRT, dentro de uma ação pode haver mais de um objeto. Ou seja, dentro do rol de pedidos de uma Reclamação Trabalhista (RT), pode haver pedido de reintegração (volta ao emprego), rescisão e indenização por algum dos vários danos, entre eles o assédio moral, ao qual não cabe uma ação específica. 



2682/11-J

terça-feira, 19 de março de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MARABÁ NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Luis Regasson Bressan        




O Secretário de Educação de Marabá, Luis Regasson Bressan (PT) recebeu hoje em seu gabinete notificação do Ministério Público para responder sobre as contratações que foram feitas pela Semed, para esse ano de 2013. Além da polêmica das indicações feitas pelos vereadores, há também a questão do número exagerado de algumas contratações para alguns cargos, por exemplo, o caso das merendeiras.
 O Ministério Público precisa investigar também o caso do PROFESSOR SUBSTITUTO EM VAGA, anomalia empregatícia criada pela administração do governo anterior, que foi mantida pela atual gestão da secretaria.