domingo, 30 de dezembro de 2012

SEMED - ALGUMAS FUNÇÕES JÁ TEM NOME

Algumas configurações já bem definidas na composição do governo. Professor Pedro Souza (PPS), o segundo vereador do partido mais votado, será o líder do governo na Câmara Municipal de Marabá. Terá que ter muito jogo de cintura para dialogar com os pares. Se bem que, a briga já começará sem muito percalço, uma vez que o João já conta com 14 dos 21 votos da câmara e o bom relacionamento de Pedro souza. Bressan levou a secretaria, ou melhor, o Luis Carlos; mas corre o risco de se tornar uma "rainha da Inglaterra" uma vez que fica apenas com a administração. A infraestrutura fica com o PPS, que deve indicar o professor Paulo José, o PJ, vice-diretor do Gaspar Viana, ex-diretor da URE e ex-petista, para esse cargo; fica também com a parte financeira menina dos olhos da secretaria. A estudante de direito e licenciada em letras, Heide Patrícia Castro Nunes, ficará na função de secretário adjunto.
Nada contra a pessoa do camarada Bressan, que possui um currículo invejável, mas nenhuma experiência na educação. 
O prefeito João Salame está mesmo decidido em implementar a tão sonhada gestão democrática no município, a contragosto daqueles que prefeririam ter o poder das indicações. O prefeito contará com a ajuda do Sintepp, que deve reunir com a categoria para formular o regimento do processo eleitoral. Tudo deve acontecer já no primeiro bimestre desse ano. Por conta disso alguns diretores de escola já começaram a entregar as portarias.  
A gestão democrática vem resolver o velho problema da vitaliciedade que essa função gratificada acabou adquirindo aqui no município. A rotatividade no comando de qualquer órgão público é um princípio democrático. O que acontece aqui em Marabá e que não deve ser diferente de outros municípios é que o professor que passa décadas nessa função desenvolve pelo menos um dos dois vícios: ou passa a achar que a escola lhe pertence ou fica estagnado sem conseguir avançar em nada no desempenho da escola. Quatro anos no máximo deve ser o tempo que cada professor deverá ocupar nessa função. 

10 comentários:

  1. De fato, a gestão democrática das escolas seria um avanço significativo para a educação em Marabá. Parabéns pelo enajamento de todos vocês que estão somando na construção de um Marabá melhor.

    ResponderExcluir
  2. Moisés vc pode esperar que o Sr.Bressam sera mais um Ney caladim nesta administraçâo.Quanto a gestâo democratica nâo espere muito por mudanças, pois na gestâo administrativa ja deu sinal que vai continuar, o modelo criado por Maurino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo amor de Deus que é pai todo poderoso não vai permitir que isso aconteça, o modelo Maurino já era so quero que a memória do povo não se engane e recoloque ele novamente na área. Fora Maurino. Sacode a poeira João e coloque ordem nessa cidade.

      Excluir
  3. Bom dia, Aurismar!!! Vc sabe se em 2013 farão contrato ou novamente será essa pouca vergonha dessa SUBSTITUIÇAO EM VAGA? Isso foi uma HUMILHAÇÃO para muitos contratados aq na cidade, perdemos tudo: VALE, REGÊNCIA, RECISÃO E DÉCIMO... Espero q nesse novo ano, mude. Dou aula desde 2004, sempre tive meus direitos, imagine o q é nao ter o decimo!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, companheira Karem. Pela conversa que o prefeito teve com os servidores na reunião do auditório da SMS, ele é totalmente averso a contratos. Segundo ele contrato só se justifica para aqueles casos excepcionais, por exemplo, zona rural distante onde não há o concursado, ai sim, deve ter contrato. Com isso, espera-se que de imediato deva haver concurso público para suprir as necessidades. Essa de substituição em vaga, foi uma estratégia vergonhosa e lastimosa criada pelas cabeças pensantes do pesadelo que está se acabando, deve acabar junto com seus criadores.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi comentários que o atual secretário prof Nels continuará na cúpula da semed o acordo com Bresam já foi feito, será verdade? Qual será a intenção de mantê-lo?

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por responder-me, tomara que venha mesmo este tal concurso, vou começar a estudar entao... NAO aguento mais esta situacao de indecisao, entra ano e a gente nunca sabe se vai continuar na mesma escola ou nao... Nunca sabemos se vai sobrar carga horaria ou nao, sempre pego o refugo p dar aula, o q os concursados nao qrem , é o q sobra p dar aula e o jeito é pegar com unhas e dentes... FELIZ 2013 A TODOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheira karen, vamos lutar por outro concurso publico ai ficaremos torcendo por você e outros colegas que estao nesta situaçao sair logo dela, desde ja BOA SORTE. FELIZ 2013

      Excluir
  7. Companheiro Aurismar kd o salário de deszembro?

    ResponderExcluir
  8. olÁ gente gostaría de saber também se haverá contratos ou será esse negocio de substituição em vaga? concordo quando vc diz que essa substituição em vaga só serviu para enrolar servidores contratados.
    eu acho que deveria sim haver contratos pra professores haja vista que o ultimo concurso nao supriu toda a necessidade.
    na escola onde eu trabalho não há professor concursado para a disciplina que ministro.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.