domingo, 29 de janeiro de 2012

SINTEPP - Sindicato dos Professores?

No ano de 2007, quando lecionava no município de Rondon do Pará na rede estadual, participai de uma greve, naquele município, puxada por mim, a companheira Walquíria Milhomem e outro companheiro professor. Enfrentamos duramente as ameaças do governo proferidas pela boca da direção da escola. Porém o que mais me surpreendeu foi o fato de que o coordenador do Sintepp que nos acompanhava era um agente de portaria.  Mostrando que essa instituição não é o Sindicato dos Professores, mas sim dos Profissionais da Educação.
Recebi, hoje, inforamções de um colega, pessoa idônea, agente de portaria, que neste domingo, dia 29/01, seria realizada uma reunião em uma escola pública  aqui em Marabá entre o pessoal de apoio:serventes e vigias. A finalidade era a criação de uma associação desse pessoal para pressionar o sindicato a lutar pelos direitos dessa categoria.
Não sei se a reunião aconteceu, nem sei quem estava a frente desse movimento. No entanto, o que fica claro numa atitude desse tipo e em comentários difamatórios (direcionados à instituição Sintepp e aos seus dirigentes) que temos recebido em nosso blog é que existe uma pessoa usando de má fé tentando dividir a categoria. Fazendo uso de uma estratégia rasteira, jogar o pessoal de apoio contra o sindicato. Que intenção há por trás de atitudes desse tipo? Será que é uma pretensa candidatura a vereador? Começou o jogo do vale-tudo?
Quem quer lutar mostra a cara e questiona nas assembleias, não fica mandando mensagens anônimas, nem usando de politicagem com os trabalhadores. Em 2013 teremos a eleição da nova diretoria. Temos entre os agentes de portaria e serventes pessoas esclarecidas que poderiam formar chapa e concorrer a coordenação dessa instituição. Num processo democrático limpo, sem jogo rasteiro. Na atual gestão há representantes de todos os setores da educação. É verdade que o magistério sempre esteve na coordenação geral, mas isso não é regra. Qualquer um dentre os trabalhadores da educação, legalmente filiado, pode concorrer a esse cargo sindical. Criar uma associação que não tem nenhum valor legal, significa querer outra coisa menos a união e avanço da categoria.  

10 comentários:

  1. Isso é coisa de quem não tem o que fazer. vigia e servente são tudo broco não liga pra nada. ninguém vai a reunião do sindicato depois fica reclamando. absurdo isso. aurismar deixa eles montar chapa, quem vai votar neles? eu num voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Aurismar,

      Primeiro queremos agradecer pela postagem, pois essa é a postura que esperamos de todos os coordenadores e filiados do SINTEPP.Segundo, queremos garantir ao camarada que as pessoas que estão à frente dessa atitude transloucada são pessoas com interesses duvidosos. Uma das pessoas que estava na reunião e que ajudou a conduzir o processo, chama-se Proscilla Velozo. Só um pouco da biografia desta moça: Tentou criar uma Secretaria da Juventude no governo municipal atual para ela mesma assumir; Foi Secretária de Educação de Bom Jesus, onde ajudou a municipalizar o ensino, mas como foi bastante combatida pelo SINTEPP de Bom Jesus e Marabá, acabou perdendo o cargo; mais tarde assumiu a Direção do Detran de Marabá e ao ser exonerada pelo novo Governo estadual entrou na Justiça para manter-se no cargo, pois a mesma estava grávida. A mesma discute com pessoas ligadas a nada mais e nada menos que Tião Miranda e Geovani Queiroz.
      Por último, queremos deixar claro que esta iniciativa é totalmente ilegal, pois a partir do princípio da territorialidade, o espaço mínimo que um SINDICATO pode ocupar é de um município. Neste sentido, Marabá não pode ter duas instituições defendendo os interesses da mesma categoria.
      Um conselho que damos a todos os insatisfeitos é que venha para dentro das instâncias deliberativa do SINTEPP, ocupando espaços nas ASSEMBLEIAS, Conselho de Representantes e Plenárias Regionais e Congresso Estadual do SINTEPP, essa sim seria uma atitude inteligente e fortaleceria muito mais o sindicato que temos.

      Excluir
    2. Isso sim e um exemplo de ignorância.Os demais guardem esse comentário.E caro Aurismar estou chocada com sua postura com relação ao comentario acima.Como membro do SIMTEPP vc jamais poderia concordar com um comentario desses.Isso mostra o quando vcs se preocupam com o pessoal de apoio.Como vc mesmo gosta de dizer cuidado com a caixinha de pandora meu amigo.

      Excluir
    3. Camarada anônimo, essa página é democrática, eu não concordo com o comentário, conforme você pode ver na minha postagem, mas não posso deixar de ouvir as pessoas só porque elas discordam do que penso. As críticas, mesmo aquelas que veem para nos atingir, servem como aprendizado de defesa. Um grande abraço, e não fique chocado (a), isso faz parte da luta.

      Excluir
  2. Prof. Francisco Netojaneiro 30, 2012

    A nossa instituição SINTEPP é e sempre foi um espaço aberto para todos e todas estarem questionando e apresentando soluções para os problemas que enfrentamos há muito tempo. O que sempre ocorre é que nem tudo que ambicionamos iremos conseguir, no entanto, sempre existirão pessoas que ao invés de mostrarem as caras preferem mesmo é contaminar a categoria com argumentos infundados.
    Como já deixei bem claro em outros argumentos, não assumi a posição de coordenador por ambição, mas sim, por necessidade. Em nossa luta em prol dos professores a batalha não foi fácil, e olha que (nós) estes profissionais do magistério já possuíam uma LEI que regulamentava seus direitos; no caso dos demais trabalhadores a luta não deixará de ser árdua e cansativa e asseguro à todos que não será por vontade administrativa que teremos o PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DO MUNICIPIO formulado e aprovado, dando garantias trabalhistas para todos.
    Gostaria que estas pessoas que possuem a coragem de agirem de forma sorrateira e covarde tivessem a mesma coragem para aparecer e dizer quais as soluções para os problemas que estão passando, talvez nós (coordenadores) estejamos com algum ponto cego que nos impedem de ver de outra forma a solução. Quero convidar estas pessoas que procurem o SINTEPP e contribuam de forma honrosa e não com promessas que não poderão cumprir para esta categoria que já está cansada de esperar.
    Quero deixar bem claro que eu teria e tenho coragem de votar em qualquer outra chapa que realmente possua pessoas dignas e que se preocupam com todos da categoria, não importando sua posição ou cargo na educação. Agora que todos fiquem de olhos abertos, pois em anos anteriores e até mesmo neste exato momento podemos ver quem está do lado do TRABALHADOR E QUEM ESTÁ(ESTEVE) DO LADO DO(S) PATRÃO(ÕES).

    Prof. Francisco Neto

    ResponderExcluir
  3. Oi Aurismar! Lembra que uma vez eu falaei que a situação aqui no Goiás não era muito interessante? Quando vc fez uma postagem sobre a Educação aqui no Estado... lembra?
    Pois é, hoje recebi o texto abaixo e quero compartilhar com você e com os leitores do seu blog.

    Segue o texto:

    "Sou professora de Educação Física na Rede Estadual de Educação de Goiás e tinha 2 aulas semanais em cada turma. Para ter uma carga horária de 40 horas semanais (28 aulas + planejamento) eu precisava ter 14 turmas (14 diários e 14 turmas x 40 alunos x 4 bimestres de provas para corrigir por ano). Com todas as novas mudanças propostas e implantadas pelo governo de MARCONI PERILLO e seu secretário de educação THIAGO PEIXOTO, para continuar com o mesmo salário(pois receberei o piso e perderei minha gratificação por titularidade) terei que ter 28 turmas, já que com a nova matriz curricular, a educação física passa a ter 1 aula semanal. Outra mudança é que a partir do próximo ano, os alunos devem ser avaliados com 3 instrumentos por bimestre, obrigatoriamente com o mesmo peso (serão três notas valendo de 0 a 10 que resultarão na média do aluno). Tudo isso significa que terei 28 turmas x 40 alunos por turma x 3 provas por bimestre x 4 bimestres, ou seja: 13.440 provas por ano.
    Se dividirmos essa quantidade de provas por 365 dias do ano, terei que corrigir 36,8 provas por dia, inclusive nos feriados, finais de semana, férias, aniversários, natal e etc...
    Mas caso eu queira trabalhar apenas nos 210 dias letivos, terei que corrigir então 64 provas por dia!!!
    AH!!! FORA AS PROVAS SUBSTITUTIVAS QUE OS ALUNOS TERÃO DIREITO CASO NÃO ALCANCEM NOTA 5 EM CADA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO!!!
    Me respondam em que horário eu planejarei minhas aulas, em que horário dormirei, comerei, namorarei, viverei???
    Isso é vida?? E ainda dizem que os professores são "folgados" e marcaram a última prova pro dia 8 de dezembro pra ficarem à toa nos últimos dias letivos... Agora na reta final, estamos fazendo conselho de classe e tentando "salvar a vida" dos alunos que não fizeram nada durante todo o ano, já que agora não podemos sequer reprovar alunos.
    É ou não é pra ficar indignada???
    BRASIL um país de poucos!!!"


    Bom, essa é a realidade pública... a particular? Você deve ter lido minha carta de demissão: http://coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2011/10/carta-de-demissao.html

    ResponderExcluir
  4. Imaginem se o sintepp dependesse só da contribuição dos professores.Séra que eles estariam como estão agora.Acho que não.Pois nos do apoio somos a maioria.Vamos lá vamos nos unir e lutar pelos nossos direitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada da caixinha de Pandora, não se trata de uma questão financeira, a luta dos Profissionais na Educação vai muito além disso. É uma questão de luta de classe, fazemos parte de um mesma classe: o proletariado. Somos todos trabalhadores. A divisão só nos enfraquece diante do capital. Formar outro sindicato do que adianta, mesmo que fosse possível que força teria, se o Sintepp formado por todos os trabalhadores da educação leva porrada do governo, imagine uma parte do Sintepp saindo sozinha para a luta.Todos que trabalham na educação devem sentir-se educadores."PROLETÁRIOS DE TODO MUNDO: UNÍ-VOS" (Marx e Engels - Manifesto Comunista)

      Excluir
  5. Sobre esta nova onda que estão querendo insuflar na base, não me espanta tal atitude, vindo de quem está vindo. Porém é como os meus camaradas dirigentes já colocaram, se há problemas ( que acham que há), é muito simples procurar o fórum específico para fazer esse debate e mais importante é assinar as notas que estão sendo veiculadas nas escolas porque doa a quem doer, faremos um debate sério, maduro e implacável. Principalmente a Comandante do "tal" instituto, que inclusive está CONVIDADÍSSIMA para nossa assembléia no dia 10/02/2012. Esperamos a senhorita de braços abertos, porque toda a Direção Sindical da Sub Sede Marabá é um poço de ternura.

    Abraços,

    Joyce Rebelo

    Secretária Geral do Sintepp
    Coordenadora de Gênero da Regional Sudeste.

    ResponderExcluir
  6. Que venham os Mutrans, mortos já, os Mirandas,se vierem, e, principalmente, os Velosos, o debate está aberto, e, para um bom entendedor, ou, entendedora, meio discurso basta.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.