segunda-feira, 21 de abril de 2014

SOBRE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA/2014

AOS MEUS NOBRES COLEGAS DE LETRAS,

Posso estar um pouco atrasado com essa postagem, uma vez que as oficinas já estavam previstas, pelo regulamento, desde 24/02. Mas sei que em muitas escolas os trabalhos ainda não começaram, muitos professores ainda estão se inscrevendo. As inscrições vão até o dia 30/04. Para se inscrever o professor precisará ter em mãos, além de seus dados pessoais, o número do INEP da escola, o CPF e e-mail do diretor da escola.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está na sua quarta edição com o tema "Olugar onde vivo". Vale a pena participar, professor, assista aos vídeos dos encontros regionais para sentir a empolgação que é esse momento. Veja o regulamento e tire todas as suas dúvidas.
Não pense que as oficinas da OLP são "mais trabalho" para se fazer, pense que é o seu trabalho bem planejado. Talvez a maior dificuldade seja planejar as oficinas ao tempo das aulas. O primeiro passo a fazer é ler todo o manual do professor, ver cada oficina, ler cada texto proposto, ver os vídeos; assim o professor terá uma noção de quanto tempo precisará para realizar cada oficina. As oficinas são divididas por etapas, dá para realizar, às vezes, várias etapas em uma aula de duas horas-aulas. Disponibilizo abaixo o planejamento que fiz para as turmas de 9º ano com o gênero crônica. Apresento como dica, fiz pensando na realidade de minhas turmas do Geraldo Veloso, talvez ajude alguém a fazer o seu, se preferir pode copiar não há nenhum problema. 

PLANEJAMENTO PARA DESENVOLVER AS OFICINAS DA OLP PARA AS TURMAS DO 9º ANO
GÊNERO A SER TRABALHADO: A Crônica
OFICINAS A SEREM DESENVOLVIDAS: 11 oficinas
CARGA HORÁRIA PREVISTA: 38CH PERÍODO: de 22 de abril a 27 de junho
CRONOGRAMA:
DATAS
EVENTOS
 22/04 a 25/05
*Realizar reunião com os pais.
29/04 A 27/06
Realização das oficinas com os alunos conforme o planejamento abaixo.
01/08 a 13/08
Realização da **Comissão Julgadora Escolar que escolherá o texto vencedor.
14 e 15/08
Prozo limite para envio do texto para concorrer na OLP.
A partir de 15/08
Formatação e impressão do livro crônicas.
*Nessa reunião, falar os principais pontos do regulamento, mostrar o vídeo com os melhores momentos do encontro Regional dos semifinalistas de 2012, e o vídeo publicitário A Pipa, O Bispo e o Azul.
**O registro da ata da Comissão Julgadora Escolar deverá ser efetuado, no referido sítio eletrônico, pelo diretor da escola participante até o dia 15/08/14

OFICINA 1 – É hora de combinar
OBJETIVOS:
·         Falar sobre a OLP Escrevendo o Futuro e a forma de participar dela.
·         Estabelecer contato com o gênero crônica.
·         Ler uma crônica de Fernando Sabino. 

1ª AULA (CH- 02) primeira e segundas etapas.
Primeira Etapa: Uma classe motivada (utilizar sala de vídeo com projetor e coletânea de crônicas)
Atividades
 1. Debate e esclarecimento sobre a OLP.
 2. Assistir aos vídeos: A Pipa, o Bispo e o Azul e o vídeo com os melhores momentos do Encontro Regional de Crônica, em 2012.
3. Dividir os alunos em duplas e, por dois minutos, levantarem dúvidas e fazer perguntas.
4. Falar sobre a publicação de um livro de crônicas escritas por eles.

 2º AULA (CH -02) Terceira etapa da primeira oficina.
Segunda Etapa: descoberta de uma crônica.
·         Utilizar microssistema para audição da crônica “A última crônica”, de Fernando Sabino.
·         Desenvolver as atividades propostas.

 OFICINA 2: TEMPO, TEMPO, TEMPO
OBJETIVOS:
·         Aproximar os alunos do gênero crônica.
·         Possibilitar-lhes que identifiquem a diversidade de estilo e linguagem entre autores de épocas diferentes.
·         Distinguir os tom de ironia, humor, lirismo e reflexão em diferentes crônicas.
·         Ler crônicas escritas nos séculos XIX, XX e XXI.

3ª AULA (CH-02)
Primeira Etapa: processos para identificar assunto, personagens, ideias e emoções provocadas.
·         Materiais a serem utilizados: 49 cópias das crônicas a serem analisadas (7 de cada), 7 cartolinas, 7 pinceis atômicos pretos ou azul e 7 vermelhos.
·         Em grupos os alunos lerão e analisarão crônicas de diferentes autores e épocas.
ATENÇÃO: PARA A PROXIMA AULA: os alunos deverão trazer uma crônica que pode ser pesquisada em livros, jornais, revistas ou sites como os da relação abaixo:
www.dominiopublico.gov.br
www.releituras.com
www.jornaldepoesia.jor.br

OFICINA 3: PRIMEIRAS LIHAS
OBJETIVOS:
·         Produzir a primeira escrita de uma crônica.
·         Encorajar os alunos a continuar aprendendo a escrever crônicas.

4ª AULA (CH-02)
Primeira Etapa: elementos que as crônicas tem em comum.
·         Materiais a serem utilizados: as crônicas trazidas pelos alunos, duas cartolinas e dois pinceis atômicos de cores diferentes.
·         Os alunos identificarão nas crônicas que pesquisaram os elementos que elas tem em comum.

5ª AULA (CH-02)
Segunda, terceira e quarta etapas:
·         Os alunos escolherão um assunto e um tom, uma situação e um tom narrativo para produzir uma crônica, que será entregue para análise do professor.
ATENÇÃO: para a próxima aula, pedir que os alunos pesquisem crônicas sobre  bola e amor.

OFICINA 4: HISTÓRIAS DO COTIDIANO
OBJETIVOS:
·         Explorar os elementos constitutivos de uma crônica e os recursos literários utilizados pelo autor.
·         Empregar as figuras de linguagem.
·         Conhecer expressões próprias do mundo do futebol e também as diferentes formas de se tratar o tema “o amor”, tendo como cenário a cidade.
·         Ler uma crônica de Armando Nogueira e outra de Paulo Mendes Campos.

6ª AULA( CH-02) Utilizar sala de vídeo com Datashow
Primeira e segunda etapas
·         Assistir ao vídeo “Decifra-me ou te devoro”, da série Palavra puxa palavra (7 minutos)
·         Apresentar slide com as principais figuras de linguagem.
·         Assistir ao vídeo “Nelson Rodrigues e o futebol” (2 minutos)
·         Desenvolver a atividade proposta na 3ª etapa (oficina 4).

7ª AULA (CH-02) Utilizar microssistema e coletânea de crônicas
·         Desenvolver as atividades propostas nas segundas, terceiras e quartas etapas.

ATENÇÃO: para a próxima aula  pesquisar sobre Machado de Assis. A tarefa será trazer informações sobre a vida e a obra desse autor conhecido como “O bruxo do Cosme Velho”, bem como crônicas suas, que falam da cidade e de seu cotidiano.

OFICINA 5: UMA PROSA BEM AFIADA
OBJETIVOS:
·         Conhecer mais a vida e a obra de Machado de Assis.
·         Ouvir, ler e analisar uma crônica de Machado de Assis, identificando personagens, cenário, tempo, tom e recursos literários.

8ª AULA: (CH-02) - Utilizar microssistema e coletânea de crônicas.
·         Ouvir a pesquisa que os alunos fizeram.
·         Ouvir a crônica “Um caso de burro”.
·         Desenvolver as atividades propostas na 1ª, 2ª e 3ª etapas.
6ª OFICINA: TROCANDO EM MIÚDOS
OBJETIVOS:
·         Refletir sobre a diferença entre a notícia e a crônica.
·         Identificar os recursos de estilo e linguagem em uma crônica de Moacyr Scliar.

9ª AULA: (CH-02) Utilizar o Datashow
·         Desenvolver as atividades propostas da 1ª a 4ª etapa.
·         Preparar slide sobre os tipos de discursos.

OFICINA 7: MERECE UMA CRÔNICA
OBJETIVOS:
·         Retomar as crônicas analisadas até o momento e analisar tema, situação escolhida, tom do texto e foco narrativo.
·         Escolher fatos, situações ou notícias que serão foco da crônica e obter informações sobre eles.
·         Escrever uma crônica como exercício preparatório para a realização do produto final.

10ª AULA (CH-04) Utilizar um cartaz e a coletânea de crônicas.
·         Desenvolver a atividades propostas da 1ª a 3ª etapas. 
OBSERVAÇÃO: a escola poderá mandar confeccionar um banner reproduzindo o quadro proposto na 1ª etapa.
OFICINA 8: OLHOS ATENTOS PARA O COTIDIANO
OBJETIVOS:
·         Apurar o olhar para o lugar onde se vive.
·         Esclarecer dúvidas sobre o foco narrativo e de como iniciar uma crônica.
·         Aprender as semelhanças entre o ato de escolher um assunto para uma foto e a ação para escolher um tema para ser retratado em uma crônica.

11ª AULA (CH-02) 1ª e 2ª etapas
·         Tirar dúvidas sobre o foco narrativo (fazer no quadro com os alunos a atividade proposta na 2ª etapa).
·         Exercitar a habilidade para desenvolver uma crônica.

12ª AULA: (CH-02) Utilizar o Datashow / 3ª e 4ª etapas
·         Assistir ao vídeo “Dicas instantâneas: boas fotos, boas crônicas”
·         Os alunos ficam com a tarefa de fotografar um ponto da cidade que será usada para produção de uma crônica. (PODERÃO UTILIZAR O CELULAR PARA ISSO, OU TRAZER A FOTO EM UM PENDRAVE)
13ª AULA:(CH-02)
·         Desenvolvera as atividades propostas nas 5ª e 6ª etapas.
OFICINA 9: MUITOS OHARES, MUITAS IDEIAS
OBJETIVOS:
·         Produzir coletivamente uma crônica, escolhendo uma situação do cotidiano da cidade.
·         Confrontar a produção coletiva com os elementos do gênero crônica.
·         Reescrever ainda coletivamente o texto da crônica para aperfeiçoá-lo.

14ª AULA: (CH-O2)
·         Desenvolver as atividades propostas da 1ª a 4ª etapa.
OFICINA 10: OFÍCIO DE CRONISTA
OBJETIVOS:
·         Retomar os elementos constitutivos da crônica, com base nas ideias de Ivan Ângelo.
·         Escrever, individualmente, a primeira versão de uma crônica.

15ª AULA: (CH-04) Utilizar microssistema
·         Ouvir “Sobre a crônica”, de Ivan Ângelo.
·         Produção individual da crônica.

OFICINA 11: ASSIM FICA MELHOR
OBJETIVO:
·         Aprimoramento e reescrita do texto.

16ª AULA: (CH-02)
·         Desenvolver a atividade proposta na 1ª etapa.

17ª AULA: (CH-02)

·         Desenvolver as atividades propostas nas 2ª e 3ª etapas. 


aAs críticas são bem vindas, ajude a melhorar esse planejamento. 

0 comentários:

Postar um comentário

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.