sexta-feira, 4 de abril de 2014

QUE DESTINO AGUARDA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO?

Há uma grande especulação nas redes sociais sobre quem assumirá a Secretaria de Educação na reforma administrativa apregoada pelo governo. A verdade é que o vereador Pedro Souza sempre ambicionou assumir essa pasta. Até o presente momento tinha me reservado ao silêncio em relação a esse assunto, para ver em que ia dar tudo isso. A história é verdadeira, Luis Bressan está sendo obrigado a entregar a secretaria. Fonte segura do PT revelou ao blogger que em reunião interna do Partido dos Trabalhadores, deliberou-se que o atual secretário não tem como permanecer no cargo. Todavia, toda articulação do partido será feita para que essa pasta não caia nas mãos do Líder do Governo, vereador Pedro Souza.
Da nossa parte, entendemos que nada mudará se não mudar a postura do próprio prefeito que em diversas situações, mesmo que seja apenas em discurso,ataca os direitos dos educadores. Por outro lado, Pedro Souza tem a experiência de ter administrado a 4º URE, se bem que esse é um órgão apenas burocrático, sem nenhuma autonomia financeira, diferentemente da Semed, que movimentará mais de 240 milhões nesse ano de 2014. Pedro Souza é também professor, tendo recebido amplo apoio da categoria para ser eleito. Vamos esperar que isso pese na tomada de qualquer decisão dele caso realmente assuma a maior secretaria do município.
Outra jogada seria o PT (dono dessa pasta) articular o nome da vereadora Toinha para que ela assuma a Semed e o seu suplente, Luis Bressan, atual secretário, assuma a vaga na Casa Legislativa. Essa proposta já foi vista com bastante simpatia pela categoria; mas Toinha mostrou comungar da mesma opinião do prefeito em reduzir direitos adquiridos em nosso Plano de Carreira, esquecendo ela toda sua militância a frente do Sintepp, o que trouxe bastante rejeição da categoria para ela. Fora esses dois, só vejo um nome "independente" capaz de assumir a Secretaria de Educação: Marilza Leite. Primeiro nome, aliás, que fez os olhos de prefeito brilhar, ainda antes de assumir a prefeitura e aceitar o tiro no pé que foi a nomeação de Luís Bressan.
Temos consciência de que, qualquer pessoa que assumir essa pasta estará defendendo um projeto político que nem sempre concordaremos com ele sendo sindicato ou categoria. Os embates virão naturalmente no antagonismo que há entre governo e servidores. O que almejamos é que seja alguém suficientemente esclarecido para discutir com propriedade os problemas da educação. Nesse rol, lembramos também da professora Florípes.

6 comentários:

  1. Égua, Aurismar, agora vc colocou o dedo na ferida, e diga-se q a ferida está sangrando. Que situação pra Marabá, ter um vereador que batalhou contra os direitos dos profissionais da educação ninguém merece. Ninguém merece, nem nós, ter o Pedro Souza como secretário de uma pasta em q ele não luta pela categoria....afff....afff....afff.....3 vezes

    ResponderExcluir
  2. Comenta-se que a sra. de nome Heide salvo engano e que vai assumir a SEMED interinamente.

    ResponderExcluir
  3. Eu fico pensando aqui com os meus butões e faço apenas três pergunitmhas responda amigos se piderem..
    1) O que esse governo fez de bom pela educação nesse tempo todo mim digam?
    2)O que esse governo está fazendo de tão extraoridinario na cidade mim digam?
    3)O que esse governo tem para fazer na cidade que ainda não fez mim digam?essa eu repondo:R- tem tudo pra se fazer. não fez e nem vai fazer o que prometeu.incompententes São uns João Gogos fala muito e nada fazem.Prefeito Falastão

    ResponderExcluir
  4. É anónimo! mas na hora de votar, todos achavam que ele ia ser o salvador da Pátria. menos EU. sempre achei as promessas de propagandas muito absurdas e mirabolantes!!!!

    ResponderExcluir
  5. Desejo uma otima gestão para quem for assumi. Temos que torcer para que ocorra para o bem da categoria.

    ResponderExcluir
  6. Sr. o vereador Pedro Sousa sempre comungou das decisões da SEMED, quando não foi o próprio autor dos ultimos desastrosos acontecimentos desta secretaria. Essa é a verdade.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.