segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MARABÁ SERÁ SEDE DO CONGRESSO DA REGIONAL SUDESTE


Assembleia Geral da Rede Estadual

Convocamos todos os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino para deliberar em Assembleia Geral sobre a seguinte pauta:

1. Informes sobre a Greve;
2. Agenda da Greve; 
3 Ato Público nas Escolas que ainda não aderiram o que pretendem retornar às aulas.

Data: 30/09/2013
Local: Auditório da UFPA - Campus I

GREVE NA REDE ESTADUAL

A Greve na Rede Estadual continua por tempo indeterminado. Acontecerá hoje grande ato público em Belém. Amanhã haverá outra negociação com o governo. Estamos atentos às negociações, pedimos aos companheiros que se mantenham atentos ao nosso blog e ao blog do SINTEPP, pois a qualquer momento convocaremos os companheiros para deliberações.

OBSERVAÇÃO: o pagamento da educação da rede municipal sai amanhã, terça-feira 01/10. O interstício sai até sexta-feira em folha suplementar.

domingo, 29 de setembro de 2013

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA

LANÇADO EDITAL PARA VESTIBULAR 2013

Confira aqui o edital. CLIC

sábado, 28 de setembro de 2013

REVISANDO PARA O ENEM QUESTÕES DE PORTUGUÊS GABARITADA E COMENTADA

QUESTÕES DE PORTUGUÊS GABARITADAS E COMENTADAS


Estaremos postando diariamente questões de língua portuguesa de provas do Enem gabaritadas e comentadas pelo blogger.
 
ENEM 2012
QUESTÃO 97

Assine Nossa Revista e com mais

                       R$ 58,10...
leve também a versão digital
para tablete e PC por um ano e meio. 
 
Disponível em: www.assine.abril.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

Com o advento da internet, as versões de revistas e livros também se adaptaram às novas tecnologias. A análise do texto publicitário apresentado revela que o surgimento das novas tecnologias.

A) proporcionou mudanças no paradigma de consumo e oferta de revistas e livros.

B )incentivou a desvalorização das revistas e livros impressos.

C )viabilizou a aquisição de novos equipamentos digitais.

D) aqueceu o mercado de venda de computadores.

E) diminuiu os incentivos à compra de eletrônicos.

Essa é uma questão de interpretação de texto. Na qual o aluno deve se ater ao texto analisado.  O que é importante observar nesse tipo de questão é aquilo que se pode inferir de verdadeiro ou falso com relação ao texto. É comum nesse tipo de questão aparecer as “pegadinhas”, opções corretas mas que não estão no texto.

A opção correta é a A porque traz uma verdade tirada da análise do texto.  É verdade que com a internet as editoras puderam diversificar os seis produtos para a forma digital. Prova disso são as publicações da editora Abril sendo oferecidas em versão digital para tablete e PC, conforme o texto publicitário.

A opção B está errada porque não se pode dizer pela análise do texto apresentado que houve uma desvalorização de revistas e livros impressos, seria necessário dados estatísticos para se poder afirmar isso, o que não é o caso do texto em análise.

O erro da opção C é afirma que essas versões digitais de livros e revistas “viabilizou” a aquisição de equipamentos digitais.  Se fosse “incentivou” a opção estaria correta.

A opção D traz uma verdade, mas não de acordo com a análise do texto em questão, que nada diz sobre o “mercado de venda de computadores”.

A opção E foi feita para ninguém marca-la, pois ocorre justamente o contrário do que é afirmado nessa questão.


QUESTÃO 98

“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil. Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.

História Viva, n. 99, 2011.

Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que:

A) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.

B) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.

C ) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.

D) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.

E) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

Essa é também uma questão de interpretação de texto em que se busca avaliar a capacidade que o aluno tem para inferir uma informação implícita do texto. Sabe-se que José de Alencar destacou-se, acima de qualquer coisa, por ser literato. Suas obras literárias foram quem lhe deram notoriedade, destacou-se principalmente por buscar a cor local em seus romances, valorizando o nacional. Seus romances ainda hoje são lidos e relidos por pessoas de várias classes sociais. Partindo desse ponto de vista fica fácil analisar as questões e procurar a resposta correta.

A opção A está errada porque não é a digitalização que ajuda na compreensão da obra do autor, mas a leitura, seja ele feita em textos impressos ou digitalizados.

A opção B pode levar o aluno ao erro porque está meio certa. José de Alencar com certeza será lembrado por sua vasta obra, no entanto a temática de sua obra gira em torno das prescrições do Romantismo do século XIX.

Na opção C é uma hipótese interpretativa correta, todavia é importante observar que assim como as opções A e B, a opção C destaca a importância do escritor e não da obra, ou a contribuição que a obra trará para o entendimento político social e linguístico desse Brasil inventado pelo autor.

A opção D é a correta, pois destaca a importância da digitalização da obra de José de Alencar para se preservar a “memória linguística” e  a “identidade nacional”. Essa informação depreende-se do texto em análise.

A opção E traz uma meia verdade que reduz a importância do autor a sua temática indianista. Por informações explícitas no texto pode-se derrubar essa interpretação, pois o autor tem também temas “nativistas” e “históricos”.
 

BRÁS CUBAS - Machado de Assis

Personagens que são a cara do Brasil


Galeria Machado
O Bruxo do Cosme Velho empresta cores, leves e sombrias, com que se pintou o fim da monarquia e o início da república
 
POR HÉLIO SEIXAS GUIMARÃES
 
A GLÓRIA PÓSTUMA DE BRÁS CUBAS
 
Brás Cubas é um legítimo representante da fina flor da elite brasileira do século XIX. Bem nascido, relativamente culto, refinado, elegante, partícipe do que havia de mais sofisticado no grand monde oitocentista, na sua outra face ele é voluntarioso, sovina, vingativo, preconceituoso, venal e egoísta, monstruosamente egoísta.
Desde cedo já dava mostras da índole perversa, quebrando a cabeça das escravas que lhe negavam doce, ou montando e vergastando o moleque Prudêncio, que fazia de cavalo. Aos cinco anos, já ostentava o apelido de "menino diabo".
Fruto de uma criação permissiva, Brás Cubas cresceu "naturalmente, como crescem as magnólias e os gatos". Eis a fórmula da educação familiar: "Esconder os chapéus das visitas, deitar rabos de papel as pessoas graves, puxar pelo rabicho das cabeleiras, dar beliscões nos braços das matronas, e outras muitas façanhas deste jaez, eram mostras de um gênio indócil, mas devo crer que eram também expressões de um espírito robusto, porque meu pai tinha-me em grande admiração; e se às vezes me repreendia, à vista de gente, fazia-o por simples formalidade: em particular dava-me beijos".
Não podia dar em coisa muito diferente esse Brás, fruto de uma família que renegava a origem modesta de Damião Cabus, um fabricante de cubas e barris, para associá-la a um certo herói nas jornadas da África, que teria arrebatado como prêmio por suas façanhas trezentas cubas aos mouros. Tudo forjado pela imaginação do pai de Brás Cubas, que conjugava, sem contradição aparente, a imagem de bom caráter, varão digno e leal com ímpetos de farsante. "Mas quem não é um pouco pachola nesse mundo?", pergunta-nos Brás, justificando o pai, justificando-se e fazendo-nos de comparsa.
Do pai, sabemos que Brás herdou principalmente a fatuidade. Da mãe, "senhora fraca, de pouco cérebro e muito coração", guardou uma sombra de melancolia. Do restante da família, não lhe chegou coisa melhor do que a vulgaridade, o amor das aparências, do arruído, a frouxidão da vontade, o domínio do capricho.
Dessa terra e desse estrume é que nasceu Brás Cubas, no dia 20 de outubro de 1805. Os tios prognosticavam um futuro Bonaparte, ou um cônego; o pai, um porvir brilhante, fosse no que fosse: naturalista, literato, arqueólogo, banqueiro, político, ou até bispo, "uma vez que fosse um cargo, uma preeminência, uma grande reputação, uma posição superior". O grande futuro não veio. Veio o talento imensurável para viver a vida tirando dela o melhor proveito para si, sem fazer caso dos outros: "afeiçoei-me à contemplação da injustiça humana, inclinei-me a atenuá-la, a explica-la, a classificá-la por partes, a entendê-la, não segundo um padrão rígido, mas ao sabor das circunstâncias e lugares".
Ainda na juventude, Bras apaixonou-se por Marcela, espanhola de vida fácil, aquela do amor que durou quinze meses e lhe custou onze contos de réis. É a primeira de uma série de relações quantificáveis e descartáveis do nosso herói bem colocado na sociedade, na vida _ e também na morte - , e a primeira a fazer soar o alarme dos cuidados paternos. Temerosos do futuro, o pai envia-o para estudar em Coimbra, onde os filhos das famílias brasileiras realmente abastadas viravam bacharéis. Em Portugal, Brás ganha fama de folião, tornando-se "um acadêmico estróina, superficial, tumultuário e petulante, dado às aventuras, fazendo romantismo prático e liberalista teórico". De lá, traz o título de bacharel, junto com o comichão de acotovelar quem lhe atrapalhasse o caminho.
De volta ao Brasil, por ocasião da morte da mãe, o pai fez o que um pai devia fazer a um fidalgo: arranjar-lhe uma candidatura para deputado e uma noiva. Entre o plano e a execução, surge Eugênia, a flor da moita, por quem Brás Cubas teve um breve estremecimento e as primeiras "cócegas de ser pai". Brás logo descarta a pobre moça, não sem antes exercer todos os requintes da sua crueldade diante da menina mal nascida... e coxa. No caminho de Brás Cubas, o principal obstáculo será mesmo o Lobo Neves, político em ascensão, que num só golpe lhe arrebata a deputação e a noiva, Virgília.
Mas a fresca e juvenil Virgília retornará, já casada, aos braços de Brás Cubas, para viver com ele um longo affaire. Numa vida inteiramente marcada pela inconsequência, inconstância e descontinuidade, a relação adultera com Virgília será a grande realização de um homem com a "paixão do arruído, do cartaz, do foguete de lágrimas". Ironicamente, a paixão será vivida às escondidas, numa modesta casinha da Gomboa, com a alcovitagem da miserável Dona Plácida, comprada por Brás em espécie. Brás entende e manipula como poucos o valor moral do dinheiro.
Seu grande objetivo na vida, no entanto, é a fama, a nomeada, a celebridade. Para isso, fundou um jornal, que buscava aplicar à política os princípios do Humanitismo, o sistema de pensamento idealizado por Quincas Borba, o filósofo louco de Barbacena. Seis meses depois, a folha morreria sem deixar saudade ou leitores. A vida parlamentar de Brás Cubas também reduziu-se à proposta da diminuição em alguns centímetros, do cumprimento da barretina da Guarda Nacional. A proposta ridícula custou-lhe o sonho ministerial.
Já no final da existência, tenta atingir a glória com a invenção do emplasto Brás Cubas, "um medicamento sublime, um emplasto anti-hipocondríaco, destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade". Um golpe de vento pôs fim à tentativa de alcançar a tão sonhada glória. Brás Cubas pega uma pneumonia e morre em 1869, aos 64 anos, deixando, para além do legado de uns trezentos contos, o famoso balanço:
"Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semi-demência do Quincas Borba. Somadas umas cousas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve mingua nem sobra, e consequentemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: _ Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria".
Já morto, Brás Cubas torna-se autor de suas memórias póstumas, derradeira tentativa de atingir a glória e o reconhecimento que não obteve em vida. Glória e reconhecimento que nós, leitores, somos constrangidos a lhe atribuir, por obra da grandeza e perversidade de Machado de Assis.

(FONTE: Revista Entre Livros - Edição Especial de Fim de Ano, Ano 2, Nº 20, páginas28-29)    
 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PROBLEMAS COM O RAPIDSHARE

Fui notificado por uma companheira, que estava tentando baixar as questões do simulada para a Prova Brasil disponível nesse blog, que não estava conseguindo baixar as questões. Verifiquei e vi que o site de hospedagem das questões RapidShare  está completamente modificado, inclusive não consegui fazer meu login no site. Não sei se está passando uma reconfiguração ou se sofreu ataque. Estou tentando hospedar em outro site, assim que estiver pronto divulgarei.

Assembleia reafirma GREVE! Amanhã (27), todos à Seduc (Rod. Augusto Montenegro)

Nós trabalhadores (as) da educação demos uma demonstração da disposição de continuarmos firmes na luta em defesa de uma educação pública de qualidade.
Na Assembleia Geral de hoje (26) reafirmamos a manutenção da greve e repudiamos a decisão biônica da juíza Rosana Lúcia de Canelas Bastos, que deverá ser denunciada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Convocada para analisar a proposta do governo de regulamentação da Jornada de Trabalho a atividade foi a mais representativa já realizada neste segundo semestre e no debate ficou evidenciado o descontentamento da nossa categoria com mais esta tentativa do governo Jatene de nos ludibriar com um projeto que não apresenta nada de novo, senão, nas entrelinhas, efetivar seus propósitos de retirar direitos e assim continuar responsabilizando os servidores pela sua incompetência no campo da educação.
A rigor a proposta do governo não avança no sentido de garantir efetivamente a hora atividade essencial para a qualificação do ensino e, por conseguinte, da aprendizagem. Nega a necessidade do planejamento participativo, do estudo (formação inicial e continuada), da pesquisa e, portanto, abre mão da possibilidade de enfrentarmos os déficits da educação que nos colocam entre os piores índices em nível nacional, consequência da falta de investimento público.
Estão aí as precárias condições físicas e estruturais de nossas escolas tanto na capital quanto pelo interior, a falta de equipamentos e materiais necessários para desenvolvermos o nosso trabalho, o assédio moral, a perseguição e outras formas mais ‘sutis’ que afetam direta e negativamente a nossa saúde.
Quanto às aulas suplementares entendemos que é uma conquista consolidada de fato no nosso contracheque e representa um percentual significativo no vencimento básico o que contribuiu num determinado momento histórico para conter o processo de corrosão do nosso salário, por isso não abrimos mão delas. No mais, nossa proposta, construída coletivamente continua sendo a instituição de um Piso Salarial Profissional Estadual indexado na ordem de 1,35 do PSPN.
Além disto, o governo não apresentou nenhuma nova proposta sobre a pauta específica de reivindicações do corpo administrativo da educação, simplesmente ignorou as necessidades dos técnicos administrativos e auxiliares operacional, o que deixa ainda mais descontente a categoria.
Seguiremos na luta por nossos direitos, na defesa dos direitos dos estudantes e da sociedade em geral e cobraremos do governo o cumprimento da lei, assim como mais recursos para a educação, que garantam salário digno que efetivamente valorize e estimule os (as) trabalhadores (as) da educação. Para isso a progressão na carreira, formação inicial e continuada, gestão democrática, jornada de trabalho com ⅓ para a Hora Atividade, são essenciais para sairmos do cenário de caos que nos encontramos hoje.
A GREVE CONTINUA, JATENE A CULPA É TUA!!!
PCCR UNIFICADO, JÁ!!!

Acompanhe e divulgue a AGENDA DA GREVE
27
7h – Ato na Seduc
14h – Assembleia do Some (auditório do Sintepp)
15h – Seminário sobre Jornada de Trabalho (Centro Social de Nazaré)
30
8h – Ato da categoria (Praça do Operário)
 10h – Audiência com o governo (Sead)
15h – Coletiva à imprensa (auditório do Sintepp)


Greve na Rede Estadual

Negociação não avança
e a greve continua


* Coordenação Estadual do Sintepp
Belém, 25 de setembro de 2013
___________________________________
Mais uma vez o governo tucano de Jatene não apresentou respostas satisfatórias às reivindicações da categoria. Primeiro tentou criminalizar o nosso movimento com uma ação na justiça, achando que com isso iria nos amedrontar.
A resposta veio com um grande ato realizado no dia 24 em que participaram, também, um número expressivo de estudantes que já não suportam mais as condições em que se encontram as escolas.
Para não ficar na mesmice, o governo apresentou, com muito atraso, duas propostas de minutas de projetos de lei: uma que regulamenta a jornada de trabalho e as aulas suplementares e outra que estabelece as normas de funcionamento do Sistema Modular de Ensino (Some). Essas minutas serão analisadas pela categoria e na próxima assembleia geral no dia 26, no ginásio dos Bancários e no dia 30/09 (segunda-feira) haverá uma nova audiência para debater especificamente as duas minutas.
Quanto às condições precárias, em que se encontram a maioria das escolas, o governo afirmou que contraiu empréstimo, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na ordem de 200 milhões de dólares, para a melhoria na infraestrutura das escolas e para a formação continuada.
Sobre a criação da carreira específica dos funcionários de escola o governo disse não concordar com isso e propõe um PCCR geral para todos os funcionários da administração pública do estado.
A gratificação de titularidade, congelada desde o ano passado, o governo diz que apresentará uma proposta (quando?) de como pagar e sobre aos pró-labores atrasados o compromisso do governo é pagar em outubro próximo.
Em relação às eleições diretas para diretor o governo afirmou que está em vigor o Decreto nº 214/2009 que estabelece o processo de eleição e que as escolas podem realizá-las sem nenhum impedimento.
Retroativo do piso, a afirmação do governo continua sendo a de que não existe possibilidade de pagar o que o estado nos deve por falta de suporte orçamentário.
Reforce as reuniões por Regionais, Subsedes e Escolas. Avalie você trabalhador (a) em educação a proposta do governo.

Assembleia Geral
26|09 - Ginásio dos Bancários, 9h
Rua 28 de setembro, px à Doca
 
Baixe aqui o panfleto para mobilizar sua escola
 

_________________________________________

Rua 28 de setembro, 510 - Campina - Belém - Pará

(91) 32420464 - 32236096 - 3347 1559

Siga-nos nas redes sociais
tweter: @sintepp - face: Sintepp.Estadual


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

INFORMES GERAIS DA COORDENAÇÃO DO SINTEPP

INFORMES GERAIS
 
PAGAMENTO DA PREFEITURA
Alguns servidores que retiraram seus contracheques no Banco do Brasil, hoje, nos ligaram para informar que não consta entre seus proventos o valor correspondente ao retroativo do interstício,  correspondente a cinco meses: janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2013. Representante do governo nos passou a informação de que, no fechamento da folha, não havia recursos suficientes para realizar o pagamento desse retroativo junto à folha de pagamento do mês de setembro. Sendo assim, o retroativo será pago em folha suplementar até a próxima sexta-feira, dia 04/10.
 
GREVE ESTADUAL
A coordenação estadual do Sintepp nos informou que na assembleia realizada hoje na cidade de Belém, a categoria repudiou a proposta apresentada pelo governo Simão Jatene, por considerá-la como uma afronta aos direitos dos servidores. Dessa forma, a categoria decidiu realizar amanhã outro grande Ato Público em frente à SEDUC. Na próxima terça-feira, dia 01/10 haverá Audiência Pública na Sead, caso não haja mudanças de postura desse governo, que representa a opressão, a categoria continuará de bandeiras em punho na luta por melhorias nas condições de trabalho. Enquanto isso, companheiros, o governo continuará usando a mídia oficial para divulgar falácias na tentativa de confundir a população sobre os reais motivos da nossa luta. Necessário se faz, portanto, nos mantermos organizados e firmes no embate. Amanhã, dia 27/09, estaremos mais uma fez em frente a 4ª URE denunciando o total abandono no qual se encontra a educação da Rede Estadual aqui em Marabá.
 
ATO PÚBLICO EM MARABÁ: em frente a 4ª URE
HORÁRIO: a partir das 8 horas.
 
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS OS COMPANHEIROS DA REDE ESTADUAL
DE EDUCAÇÃO.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PLANO CARREIRA COMEÇA A SER ANALISADO PELA COMISSÃO DE GESTÃO

FONTE IMAGEM: semedmba.blogspot.com
Aconteceu na tarde de ontem, no gabinete do secretário de educação, a primeira reunião com a Comissão de Gestão do Plano de Carreira. O objetivo dessa comissão é fazer todas as análises possíveis para que o plano de carreira seja cada vez mais melhorado. Um dos pontos que será discutido por essa comissão é a implementação da Hora-atividade, assunto ainda não discutido pelo governo, mas que faz parte da Lei do Piso e que precisa ser implementada o mais rápido possível.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará - Sintepp está sendo representado nessa comissão pelos coordenadores Lucimar Tavares da Silva e Aurismar Lopes Queiroz. Há também dois companheiros compondo a comissão, a professora Cristina Arcanjo, que também é presidente do Conselho do Fundeb, e o professor Luis Gonzaga, diretor da EMEF Joseneide Tavares.
O sindicato mantem sempre a postura do bom diálogo para discutir os pontos mais "polêmicos" para a administração, que está representada pelo secretário de educação, presidente nato da comissão, secretário de administração e pela diretora do DRH. Todavia, não aceitaremos discutir quaisquer mudanças que vise retroagir nos direitos adquiridos a custa de 30 anos de muitas lutas e embates travados pela categoria.
 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SEMED CRIA SEU BLOG DE NOTÍCIAS

Conheça o blog SEMED - Educação em Movimento ( http://semedmba.blogspot.com.br/ ) o novo site do momento. Excelente página criada pela equipe de comunicação da Secretaria de Educação. Vale a pena conferir.

CATEGORIA DECIDE ADERIR A GREVE ESTADUAL



Em assembleia realizada hoje no auditório da Escola Estadual Plínio Pinheiro, a categoria decidiu aderir à greve deflagrada pela estadual na assembleia do dia 18/09 em Belém. Apesar da greve ter sido julgada abusiva pela justiça paraense em decisão liminar, a categoria decidiu manter o movimento aprovado em assembleia.
Aqui em Marabá seguiremos a seguinte agenda:
24/09: Mobilização nas escolas
25/09: Mobilização nas escolas
26/09: Ato Público em frente à 4ª URE
27/09: Ato Público em frente à 4ª URE

VAMOS LUTAR, COMPANHEIROS!!!

Simão, o inimigo da educação

Caros Companheiros (as),

Sabemos que a greve deve ser o último recurso para se conseguir avançar em qualquer negociação. Somente depois de exauridos todos os recursos na mesa de negociação é que o sindicato convoca a categoria para cruzar os braços. A greve é um direito legítimo dos trabalhadores forçarem os patrões a negociação.
Um dos melhores portais de notícias jurídicas do Brasil, o jusbrasil, define assim o direito à greve: "a greve é uma garantia constitucional do servidor público civil, devendo ser exercida em sua plenitude, sem punições ou restrições quando exercida dentro da legalidade, sendo necessário que haja coerência e boa-fé nas negociações, preservando sempre o princípio da dignidade da pessoa humana em relação aos vencimentos e respectivos aumentos remuneratórios, de forma a capacitar o servidor a sustentar sua família, e ter boas condições de saúde, educação e lazer, acompanhando-se a inflação e, consequentemente, viabilizando sua participação ativa no mercado de consumo, levando-se em conta ainda a enorme carga tributária brasileira que consome, e muito, os rendimentos de qualquer cidadão". Dessa forma, companheiros, O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará - SINTEPP convoca a todos os trabalhadores em educação da Rede Estadual de Ensino do Pará a tomarem parte de mais esse embate contra esse governo que se recusa a negociar com a categoria. O governo do Simão Jatene e sua equipe representa um grande retrocesso nas negociações. Esse é um governo opressor e descompromissado com a qualidade do ensino no Estado. A maior prova disso é o fato de estarmos há décadas sem nenhuma escola estadual construída em nossa cidade de Marabá. E, aquelas onde são iniciadas reformas as obras arrastam-se a passos de tartarugas, como sãos os casos das Escola Anísio Teixeira, há quase três anos em reforma, e agora a Escola Gaspar Viana, com sua pseudo reforma, e a Escola Liberdade. Milhares de alunos são prejudicados por terem suas aulas suspensas, ou terem que se "assardinhar" em salões paroquiais. Nas escolas que funcionam em parceria com o município, nenhuma contrapartida é dada pelo Estado para manutenção dos prédios, como é o caso da Escola Irmã Teodora, que atende ao ensino médio à noite, os professores estão sendo obrigados a ministrar aulas no pátio da escola porque as salas, além de não terem nenhum tipo de refrigeração, agora estão sem iluminação.
Precisamos dar um basta em tudo isso, camaradas, é hora de levantarmos as nossas bandeiras. Educação precisa ser levada à sério! Lutar por melhores condições de trabalho é uma questão de dignidade, tanto para o aluno quanto para os profissionais da educação.
Os companheiros da capital já decidiram cruzar os braços a partir de hoje, 23/09. A subsede de Marabá conclama os companheiros a fazerem o mesmo, vamos deliberar hoje em grande assembleia que acontecerá às 16:30 horas no auditório do Plínio Pinheiro.

ESSA É A NOSSA PAUTA:
  • Inclusão no PCCR da carreira e remuneração dos funcionários de escola, já previsto na legislação;
  • Eleições diretas para direção de escola;
  • Jornada de trabalho com garantia de no mínimo 1/3 para hora atividade;
  • Regulamentação das Aulas Suplementares na forma da lei;
  • Efetivação da Lei Específica do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME);
  • Pagamento do retroativo do PSPN de 2011 (em tramite na justiça à pedido do Sintepp);
  • Realização imediata de concurso público;
  • Qualificação profissional para trabalhadores (as);
  • Reforma e estruturação das escolas.
DATA: 23/09
HORÁRIO: das 16H30min às 18h30min.

domingo, 22 de setembro de 2013

PERSONAGENS QUE SÃO A CARA DO BRASIL

 

SUSPIROS DA MORENINHA

POR NELSON SCHAPOCHINIK

Em 1844, a Topografia Francesa do Rio de Janeiro deu à luz um pequeno livrinho de Joaquim Manuel de Macedo, intitulado A Moreninha. De sucesso rápido, veio a ser o primeiro best seller brasileiro. Mais tarde, foi adaptado para o teatro, cinema, TV e quadrinhos. Com a obra nasceu também um mito sentimental, que tem como emblema a personagem Carolina, jovem de quinze anos morena e sapeca, padroeira de namoros que fez sonhar diversas gerações de leitores e leitoras. A narrativa contribuiu para formular aquele ideal de beleza feminina tropicalizada que desbancou as loiras e pálidas europeias.
A trama que envolve a paixão e o casamento de Augusto, estudante de medicina, e a jovem Carolina é vezada num gênero ficcional que se tornaria bastante popular, entre outras razões pelo emprego da descrição de ambientes, trajes e festas. Ao longo das páginas deste romance de costumes, pode-se acompanhar os debates sobre os diferentes procedimentos médicos inspirados na tradição das sangrias e dos humores, da alopatia e da homeopatia, no emprego das joias e penteados como elementos de distinção social, no sarau como teatralização de uma sociedade de etiquetas e convenções formalizadas em gestos e contradanças, no protocolo das formalizações feminina (brincar de boneca, trabalhos manuais, manejar o código das flores e arte da conversação).
Além desses elementos que ajudam a fixar os contornos culturais da "boa sociedade fluminense", os personagens empregam uma linguagem coloquial, incluindo ai expressões corriqueiras e gírias, como por exemplo: "dar o cavaco", "é um saco", "é um pau vestido", "tem a testa maior que a rampa do Largo do Paço".
A jovem Carolina reúne uma série de qualidades que podem explicar a boa acolhida da personagem: é "travessa como um beija-flor, inocente como uma boneca, faceira como um pavão, e curiosa como ...uma mulher". Mas é por meio de um jogo de contrastes que Macedo enfatiza as virtudes da Moreninha. Diferentemente das primas fúteis e fingidas, ela se destaca pela perspicácia, bondade, solidariedade e inteligência, condutas exigidas para ser uma boa esposa e mãe. A concretização do enlace dos dois personagens indica a vitória dos valores afetivos sobre os interesses econômicos familiares. A cena em que a Moreninha entrega o camafeu para Augusto, revelando ser a jovem a quem ele havia prometido se casar, simboliza a fidelidade a um amor de infância, a consumação do ideal de honra e amor preconizado pelo romantismo.

(Fonte: Revista Entre Livros - Edição Especial de Fim de Ano, Ano 2 Nº 20 - Dez - 2006)   

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

AGORA ESTOU DIPLOMADO PELO TCM/PA

O Blogger e a professora Taciana, analista do TCM

Muito proveitoso o curso O TCM e A (In)Formação para o Controle Social aplicado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, nos dias 17 e 18/09. Esse que, segundo a equipe do Tribunal, foi o primeiro de uma série de cursos que serão ofertados em parceria com a UFPA com o objetivo de qualificar os membros dos conselhos municipais, que fazem o controle social das verbas públicas.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL PARA OS SERVIDORES DA REDE ESTADUAL

CONVOCATÓRIA

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará - SINTEPP convoca a todos os servidores da Rede Estadual de Ensino no município de Marabá a participarem de uma grande Assembleia Geral que acontecerá no Auditório da EEEM PLÍNIO PINHEIRO, na qual estaremos deliberando sobre a Greve Geral na Rede Estadual  decidida pela categoria em assembleia na cidade de Belém no dia 18/09.
Contamos com a presença de todos: agentes de serviços gerais, agentes de portaria, agentes administrativos e profissionais do magistério. 
DATA: 23/09
HORÁRIO:  das 16H30min às 18h30min.


COM RELAÇÃO À GREVE ESTADUAL

Estamos realizaremos na segunda-feira, dia 23/09, uma grande assembleia com todos os servidores da Rede Estadual para deliberarmos sobre a greve da Rede Estadual. Estamos procurando uma local, assim que tivermos encontrado postaremos informando o horário. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ASSEMBLEIA GERAL EM BELÉM GREVE NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEFLAGRADA


CARTA ABERTA À COMUNIDADE OS MOTIVOS QUE LEVARAM À GREVE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Os trabalhadores (as) em educação da rede estadual de ensino decidiram no dia 18/09/2013 deflagrar greve por tempo indeterminado nas unidades escolares do estado do Pará, a partir de 23/09, em razão do desrespeito do governo Jatene com as reivindicações da categoria sem respostas há mais de um ano e meio.

Nossa greve não é apenas por salários, é pela defesa da escola pública. Não aceitamos mais ter nossas escolas caindo sobre nossas cabeças, tamanha é a falta de infraestrutura. Cansamos das propagandas, os pactos fictícios do governo não convencem, queremos ver em nosso dia-a-dia as melhorias para a educação.

Enquanto convivemos com a falta de ventilação e climatização das salas de aula, de água potável, de espaços educacionais adequados, com banheiros sem condições de uso e materiais didáticos pedagógicos insuficientes, sem falar na completa insegurança que assola a comunidade escolar, o governo faz vistas grossas ao caos da educação. Chega, exigimos respeito!

Queremos segurança para desenvolver nossas atividades, completa estruturação das escolas, inclusão no PCCR dos funcionários de escola já previsto na legislação, eleições diretas para direção de escola, jornada de trabalho com garantia de no mínimo 1/3 para hora atividade, regulamentação de Aulas Suplementares, efetivação da lei do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), reajuste do auxílio alimentação (que não ocorre a pelo menos dois anos), pagamento do retroativo do PSPN de 2011 (em tramite na justiça à pedido do Sintepp), realização imediata de concurso público, qualificação profissional para trabalhadores (as).

Por isso convocamos pais, responsáveis, alunos e demais trabalhadores do serviço público a somarem-se à nós nesta luta pela qualidade da educação pública como direito social fundamental.


Acompanhe a agenda da GREVE:

19/09

8h: Visita e reunião nas escolas;

16h: Reunião do Comando de Greve, na Sede do Sintepp.

20/09

8h: Visita e reunião nas escolas;

16h: Reunião do Comando de Greve, na Sede do Sintepp.



23/09

8h: Visita e reunião nas escolas;

16h: Reunião do Comando de Greve, na Sede do Sintepp



24/09

9h: Ato público, concentração no CAN (Centro Arquitetônico de Nazaré)



Não há conquista sem luta!

Junte-se à nós, construa o Sintepp pela base.



Coordenação Estadual do Sintepp

terça-feira, 17 de setembro de 2013

TCM OFERECE CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS

JOSÉ CARLOS ARAÚJO PRESIDENTE DO TCM/PA AO LADO DO  PREFEITO       


                                                           
 

Aconteceu na manhã  desta terça-feira, dia 17/09, cerimônia de abertura do curso O TCM e A (In)Formação para o Controle Social, oferecido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará. Durante a solenidade, o conselheiro José Carlos Araújo, presidente do TCM/PA, anunciou a criação de uma unidade do tribunal aqui em Marabá. Segundo ele, fruto de muita cobrança e insistência da vereadora Vanda Américo. Parabéns a vereadora por sua atitude louvável, só lamentamos a nobre legisladora não ter tido tão grandiosa atitude em gestões anteriores.

O curso tem como objetivo contribuir com a formação do conhecimento dos membros dos Conselhos Municipais para melhor atuação do Controle Social, referentes ao Planejamento das Políticas Públicas, a sua Execução Orçamentária e Financeira, a Prestação de Contas e a Transparência, dessa forma cooperando na fiscalização dos recursos públicos.
A formação está sendo ministrada por analistas do TCM, com material muito bem elaborado, e acontecerá nos dias 17 e 18 no auditório da Câmara Municipal de Marabá. Além dos membros dos Conselhos Municipais, participam do evento diversos representantes da Sociedade Civil de vários municípios do Sul e Sudeste paraense. No final do curso, todos os participantes que tiverem no mínimo 80% de frequência receberá certificado.

O SINTEPP participa representado pelo professor Aurismar Queiroz, membro dos Conselhos do Fundeb, de Saúde e de Alimentação do município de Marabá.



REUNIÃO NA CÂMARA FOI ADIADA PARA AMANHÃ

A sessão na Câmara Municipal que estava marcada para amanhã, terça-feira, dia 17/09, com a educação, foi adiada para quarta-feira, dia 18/09.
Portanto pedimos a compreensão dos companheiros e pedimos a todos aqueles que leem esse blog que nos ajude a divulgar essa informação.

O NOVO DIRETOR REGIONAL DO DNIT

O DNIT JAZ NO MAULIGNO

O que mais esperar da política abrasileira? Maurino Magalhães assumiu de fato a direção da a Regional do DNIT. A justificativa política é de que a coordenação pertence ao PR, na região, a liderança do partido é o ex-prefeito de Marabá. Fica aqui o nosso repúdio a mais essa imoralidade.

PREFEITO JOÃO SALAME RESPONDE AO MP


O prefeito João Salame, informado que o Ministério Público, através do
Promotor de Justiça Júlio César Costa, havia pedido que os Governos
Federal e Estadual se abstivessem em repassar recursos referentes à
transferências voluntárias para Marabá em virtude de supostas lacunas
nas informações disponíveis no Portal da Transparência, assinou na
tarde desta segunda-feira (16) e protocolará amanhã, ofício no qual
solicita que o representante do MP aponte, de forma detalhada, quais
informações julga incorretas ou omitidas no sítio eletrônico mantido
pela Prefeitura.
"Temos todo o interesse e obrigação em prestar as informações que são
solicitadas pelos órgãos fiscalizadores. A população sabe que buscamos
sempre trabalhar com lisura e transparência. Caso haja algum problema,
estamos prontos para corrigir", disse João Salame.
Salame vem dando atenção especial ao Portal da Transparência. As
informações prestadas pela gestão anterior, através da internet,
estavam desatualizadas e o sítio eletrônico não atendia às exigências
legais. Por conta disso, logo que assumiu Salame determinou a criação
de um novo Portal da Transparência. Ocorre que, em virtude da desordem
administrativa que marcou o final da gestão anterior, inúmeros
documentos e informações não estavam disponíveis, o que acabou
atrasando a conclusão do Portal. Documentos essenciais - entre eles a
Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias - foram
recuperados apenas no final do mês de agosto.
Apesar de tudo, um novo sistema foi implantado e as informações
fiscais e financeiras da Prefeitura podem ser acessadas com
facilidade. "Já conseguimos oferecer as informações ao cidadão, mas
estamos sempre dispostos a aperfeiçoar nossos serviços e atender às
solicitações do MP ou as determinações da Justiça", concluiu Salame.
Pane - Na sexta-feira passada, uma pane nos servidores da Prodepa,
empresa pública de processamento de dados do Estado do Pará
responsável pela hospedagem dos sites e portais oficiais, acabou
deixando fora do ar o Portal da Prefeitura de Marabá e o Portal da
Transparência.
Quando o problema foi resolvido, uma alteração na configuração dos
servidores da Prodepa não permitia a visualização do Portal da
Transparência de Marabá. A equipe técnica da Prefeitura trabalhou
durante todo o dia e, por volta das 17h desta segunda-feira (16), o
problema foi resolvido e o Portal voltou a operar normalmente.
Segue abaixo o ofício que o prefeito de Marabá assinou hoje e
encaminhará amanhã ao representante do Ministério Público.

Exmo. Sr. Dr. Júlio César Costa

MD Promotor de Justiça



Prezado Senhor,

A Administração Municipal foi informada através de notícia veiculada
em jornais impressos e da mídia eletrônica, dando conta que V.Exa.
teria oficiado à Exma. Sra. Presidente da República, Dilma Rousseff e
ao Exmo. Sr. Governador do Estado do Pará, Dr. Simão Jatene,
solicitando que sejam suspensos os repasses voluntários de recursos
financeiros ao Município de Marabá, além de referir outras sanções que
poderiam ser aplicadas ao Poder Executivo Municipal e ao próprio
Prefeito. A razão do pedido seria a detecção de supostas lacunas nas
informações disponibilizadas através do Portal da Transparência.

A Administração Municipal considera que vem cumprindo de forma exata
as determinações legais, tendo feito esforço considerável para
recuperar documentos essenciais que haviam sido extraviados ao final
da gestão anterior, além de haver disponibilizado para consulta todas
as informações que a lei de regência da matéria exige. Mesmo assim,
solicitamos, respeitosamente, que o Ministério Público descreva, de
forma detalhada, quais dificuldades ou lacunas estão sendo encontradas
no sítio eletrônico para que possamos saná-las com a brevidade que o
caso requer.

Aguardando a douta manifestação de V.Exa. a Administração Municipal
reitera seu integral compromisso com a transparência no que diz
respeito aos gastos públicos e considera que o Ministério Público é um
grande aliado no constante desafio de gerir com probidade e eficiência
os recursos públicos. Além disso, esta Administração estará sempre à
disposição do Ministério Público para oferecer as informações
suplementares que o Órgão Ministerial entender por bem requerer.

Cordialmente,

Marabá (PA), 16 de setembro de 2013

João Salame Neto

Prefeito de Marabá

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

CONGRESSO DA REGONAL SUL EM PAU D'ARCO

PROFESSORA MARILENE COORDENADORA DA SUBSEDE DE PAU D'ARCO

A Coordenação do SINTEPP Subsede Marabá participou no último final de semana do XI CONGRESSO DA REGINONAL SUL DO SINTEPP, cujo tema foi EDUCAÇÃO: UM DIREITO HUMANO - limites e desafios. 

O congresso aconteceu na cidade de Pau D'Arco - PA,  nos dias 13, 14 e 15. Durante o evento ocorreram várias mesas de debate, entre elas a que tratava do PCCR e do PISO SALARIAL NACIONAL, além disso foi realizada a eleição da nova coordenação da Regional Sul.
Estivemos como observadores uma vez que uma que não fazemos parte daquela Regional. O nosso objetivo foi trazer experiência para o Congresso da Regional Sudeste que acontece aqui em Marabá no próximo mês.

MARABÁ: PREFEITO ENROLADO, CIDADE PODE FICAR SEM RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL

JOÃO SALAME - PREFEITO DE MARABÁ

MARABÁ: MP oficia aos Governos Federal e Estadual que suspendam os repasses voluntários ao município

A Promotoria de Justiça de Defesa da Probidade Administrativa de Marabá através do promotor de justiça Júlio César Sousa Costa oficiou hoje, dia 13 de setembro de 2013, à presidente Dilma Roussef e ao Governador do Estado do Pará Simão Jatene solicitando a suspensão dos repasses voluntários ao município de Marabá em razão do descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei da Transparência Pública.
Desde janeiro de 2013 a prefeitura de Marabá não possibilita aos cidadãos o acesso aos dados financeiros do município, o que obrigou o Ministério Público a ajuizar Ação Civil Pública em maio deste ano contra o atual prefeito municipal João Salame Neto e o município de Marabá para cumprirem a determinação legal que manda publicar os dados relativos à gestão fiscal da prefeitura, incluindo planos, orçamentos, lei de diretrizes orçamentárias, gastos com pessoal, licitações, pagamento de servidores e prestadores de serviços, recebimento de receitas, inclusive recursos extraordinários.
A ação obteve liminar do juiz de direito que respondia pela 3ª vara da comarca de Marabá, Cristiano Magalhães Gomes, que concedeu prazo de trinta dias a partir de 11 de julho de 2013 para que os dados fossem publicados em portal eletrônico com acesso público.
Até a presente data a prefeitura de Marabá vem descumprindo a decisão judicial, publicando apenas informações parciais e incompletas, apesar da multa estipulada de cinco mil reais diários pelo descumprimento da decisão judicial, ao município de Marabá. Foi requerida aplicação de multa pessoal ao prefeito municipal, mas esta não foi concedida no despacho judicial. Entretanto, o Ministério Público estuda a possibilidade de que, continuando o descumprimento, vir a requerer ao juízo que a multa pessoal seja aplicada à pessoa física do gestor municipal com apoio no artigo 14, inciso v, parágrafo único do código de processo civil; assim como, também a possibilidade de instaurar representação junto à Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Pará por provável crime de responsabilidade cometido pelo atual prefeito de Marabá João Salame Neto.
Os ofícios enviados à Presidente da República e ao Governador do Estado baseiam-se nos artigo 23, §3º, inciso i e 73-c da Lei de Responsabilidade Fiscal que prevê a suspensão dos repasses voluntários aos entes públicos que não cumpram a legislação em vigor, a qual prevê o prazo de um ano, a contar de 2009, para que os municípios que possuam mais de cem mil habitantes, como é o caso de Marabá, disponibilizem a qualquer pessoa o acesso às informações referentes às despesas e receitas do respectivo ente público como medida de transparência pública.
Texto: PJ de Marabá
Edição: Assessoria de Imprensa
 
(COPIADO DO http://soldocarajas.blogspot.com.br)

SESSÃO DA CÂMARA COM A EDUCAÇÃO ADIADA

A sessão na Câmara Municipal que estava marcada para amanhã, terça-feira, dia 17/09, com a educação, foi adiada para quarta-feira, dia 18/09.
Portanto pedimos a compreensão dos companheiros e pedimos a todos aqueles que leem esse blog que nos ajude a divulgar essa informação.


A coordenação

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MARABÁ ESTÁ DISPENSANDO 42 LEITOS PARA CONVÊNIO COM O SUS

HOSPITAL SANTA TEREZINHA PODE FECHAR AS PORTAS
Na semana passada, denunciamos aqui no blog o caso do cidadão Ulisses, que corre o risco de perder 50% dos movimentos de sua mão esquerda, depois de ter sua cirurgia adiada por três vezes no Hospital Municipal por falta de leito e material para realização do procedimento. Felizmente, a família pode pagar a cirurgia em uma clínica particular.
Como forma de solucionar esse problema da saúde pública do município, o governo já bateu o martelo, o caminho é a terceirização. No que pese as melhorias administrativas prometidas pelas Organizações Sociais, que lucrarão com o negócio, há de se fazer um amplo debate com a sociedade para poder resguardar os direitos trabalhistas dos servidores ali lotados.
Em meio a essa estagnação na saúde, falta de leito, falta de médicos, e falta de tudo, onde uma simples consulta médica, mesmo particular, é disputada à xingamentos e empurrões nas recepções dos consultórios e clínicas particulares da cidade, um dos hospitais mais tradicionais de Marabá está por fechar as portas. Trata-se do Hospital Santa Terezinha, localizado na Marabá Pioneira. Segundo o médico, dr. Ivo,  o hospital possui 42 leitos prontos para firmar convênio com o Sistema Único de Saúde; mas se o convênio não for firmado, infelizmente, "teremos que fechar as portas e dispensar os funcionários , pois não há como manter tudo funcionando sem essa contrapartida", lamenta Ivo.
A prefeitura alega que o hospital foi construído de forma irregular, funciona onde antes era uma residência, não atendendo os padrões mínimos exigidos pela ANS. Se é assim, como esse hospital, que já serviu há tanto tempo moradores da cidade, funcionou em outras gestões conveniado pelo SUS? O hospital passou por reformas estruturais, possui enfermarias climatizadas, recepção agradável, como não atende às exigências mínimas?
Não conheço pessoalmente nenhum dos donos do Hospital Santa Terezinha, nem ganho nada por essa postagem; porém, já trabalhei em um hospital aqui da cidade como recepcionista, e sei que 42 leitos em convênios com o SUS faz muita falta para a população mais carente. Não é todo mundo que pode pagar 600 reais por uma noite na observação da emergência da CLIMEC. Penso que nesse caso está faltando vontade política da prefeitura. Quem será que ganha com isso?

A ssembleia Legislativa realiza sessão especial para discutir Hidrelétrica de Marabá

por Cláudio José Pinheiro Filho
Vereadores vão representar Marabá em Belém e dialogar sobre necessidade de eclusa


A Assembleia Legislativa do Estado do Pará vai sediar discussão sobre a Hidrelétrica de Marabá. Os debates acontecerão dentro de uma Sessão Especial agendada para esta quinta-feira (12/09). O encontro deverá acontecer a partir das 9 horas no auditório João Batista, da Alepa.

O agendamento da sessão atende a solicitação do deputado Tião Miranda (PTB). Desta sessão, vão participar prefeitos, vereadores de Marabá e de municípios das regiões sul e sudeste do Estado, além de representantes de sindicatos, indústrias e da Eletronorte.

Antecipadamente, a Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Mineração da Câmara Municipal de Marabá convocou reunião com todos os vereadores para montar uma pauta de discussão para levar à Capital e defenderam que é preciso debater sobre as condicionantes e impactos da hidrelétrica, mas com foco principal na necessidade de construir as eclusas para manter o Rio Tocantins navegável o ano todo e viabilizar a hidrovia Tocantins-Araguaia. De acordo com o posicionamento dos vereadores, sem eclusa, não existe a possibilidade de a sociedade marabaense aceitar a construção da hidrelétrica. “Ao longo dos anos lutamos pela conclusão das eclusas de Tucuruí, como aceitar que, nos dias de hoje, algo tão retrógrado volte a afetar o desenvolvimento socioeconômico da região”, foi o clamor totalitário da Casa.

A comissão de Marabá terá mais da metade dos 21 vereadores e segue na tarde desta quarta-feira para Belém. A vereadora Vanda Américo (PSD) explica que a Câmara Municipal conseguiu mobilizar representantes de várias entidades e municípios que serão impactados para formar um Grupo de Trabalho, o qual já realizou quatro reuniões bastante proveitosas com engenheiros da Eletronorte e também com o vice-governador Helenilson Pontes, designado pelo governador Simão Jatene para representar o Estado no Grupo de Trabalho.

Vanda disse que a direção do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) informou ao governo do Estado que não existe previsão de eclusa e de condicionantes para minimizar os impactos para a instalação da Usina Hidrelétrica de Marabá. “Esse projeto deixará muitos impactos, e um dos problemas que precisamos resolver é que a energia é cobrada no destino e não na origem. Ela pediu cobrança massiva para que os 17 deputados federais do Pará participem das discussões do projeto da Hidrelétrica de Marabá.

O deputado Tião Miranda explica que como o tema da hidrelétrica de Marabá é algo macro, foi pertinente levá-lo para discussão na Assembleia Legislativa, já que não é algo exclusivamente de Marabá e região, mas que causará impacto em todo o Estado.

A Hidrelétrica de Marabá tem custo estimado em cerca de R$ 12 bilhões e prazo de construção médio de cinco anos, com previsão de início das obras no máximo em 2015. O empreendimento formará um lago 3.055 km² e serão inundados 1.115km² de terras. A nova hidrelétrica deverá impactar os municípios de Marabá, São João do Araguaia, Palestina do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Nova Ipixuna, no Pará; Ananás, Esperantina e Araguatins, no Tocantins; além de São Pedro da Água Branca e Santa Helena, no Maranhão.

A comitiva de Marabá também levará para Belém faixas para colocar em frente à Assembleia Legislativa para sensibilizar não apenas os políticos do Estado para uma discussão antecipada sobre a hidrelétrica, mas também toda a sociedade paraense.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ATO PÚBLICO NA CÂMARA MUNICIPAL DE MARABÁ



Mais uma vez o SINTEPP MARABÁ levantou sua bandeira de luta e fez-se presente na casa legislativa municipal. Desse vez não havia nenhum projeto em pauta de votação, a nossa intenção era tentar sensibilizar os vereadores a não votarem qualquer projeto de lei que tenha como objetivo a diminuição de direitos dos trabalhadores em educação.
Um bom número dos companheiros atendeu o chamado pra luta e estiveram na plenária de braços erguidos empunhando nossas faixas. Compreendemos que muitos não puderam comparecer ao movimento devido estar acontecendo o Simulado na Rede Municipal que visa treinar os alunos para realização da Prova Brasil.
Como havia outra programação fora da casa que contava com a participação dos vereadores, poucos estiveram na plenária. Além disso, havia a audiência marcada pelo vereador Guido Mutran, com os representantes dos estabelecimentos bancários em Marabá. Foi concedido fala ao SINTEPP "em respeito à entidade e aos professores e trabalhadores em educação presentes", conforme justificou o presidente da Câmara em exercício, vereador Leodato Marques. Nesse curto espaço de tempo, o coordenador geral do SINTEPP, professor Wendel de Lima Bezerra, falou em nome da categoria.

Ficou marcada para próxima terça-feira, dia 17/09, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal, plenária exclusiva com a educação. Na ocasião deverão estar presentes todos os vereadores e representantes do executivo municipal, entre eles o secretário de educação, Luís Regason Bressan. Nesse dia esperamos contar com a presença maciça de toda a categoria. É preciso colocarmos uma ponto final nos impasses que tem emperrado o bom andamento da Secretaria Municipal de Educação de Marabá.
veja mais fotos do evento.















AO LEITOR SEMPRE ATENTO AO NOSSO BLOG

EXCLUÍMOS ESSA POSTAGEM POR UMA QUESTÃO DE ESTRATÉGIA NO MOMENTO CERTO TORNAREMOS A PUBLICÁ-LA.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

MESA DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE



Marabá, 10 de setembro de 2013.
Ofício Circular N 063/13-MNP

Senhores Diretores Sindicais,


De acordo Lei Municipal N 17454 de 30/05/11 em conformidade com o Decreto Municipal N 089/13 de 04/04/13 que institui a Mesa de Negociação Permanente no âmbito da Administração Municipal e em cumprimento as atribuições que me são conferidas pela legislação acima citada, venho através deste, convidar V.Sa para a reunião extraordinária do dia 17/09/13 (terça-feira) as 15:00 horas no Auditório do Gabinete do Prefeito para deliberar sobre a pauta abaixo descrita.
Informes Gerais;
Aprovação da Ata de 26/08/13;
Piso Salarial dos ACS e ACE conforme repasse do Ministério da Saúde (SINTESP);
Regulamentação do pagamento da gratificação repassada pelo Ministério da Saúde no último trimestre do ano para os ACS (SINTESP);
Carga Horária dos Servidores da Saúde (SINTESP);
Especialista de outras áreas para concorrer a direção das escolas no processo de gestão democrática (SINTEPP);
Contratação e Concurso Público (SINTEPP);
Suplementação de carga horária na área da educação (SINTEPP);
Remoção de Servidores (SINTEPP);

Atenciosamente,

Gilmara Souza do Carmo
Coordenadora