segunda-feira, 29 de abril de 2013

LICENÇA PRÊMIO NO ESTADO É CASO DE JUSTIÇA



Sou concursado na rede pública estadual desde 2007, já está vencendo a minha segunda Licença Prêmio; mas nunca tive ânimo de preencher o requerimento solicitando esse benefício. Não sei se em outros municípios, ou na capital isso acontece, mas aqui em Marabá, caso o servidor queira fazer essa solicitação, deve primeiramente encontrar uma outro servidor concursado da rede que tenha disponibilidade para substitui-lo durante o período em que estiver gozando desse benefício.
Essa é uma condicionante meramente de costume, mas que não está na lei. A lei estabelece como critério para ter esse direito apenas dois quesitos: a) três anos de serviço; b) assiduidade. É só isso. Não existe esse negócio que o servidor tem que se virar para conseguir alguém para substitui-lo. Se o poder público não se manifestar em 30 dias após a entrado do requerimento, o servidor poderá iniciar o gozo de sua licença. Caso essa exigência seja feita como condicionante, o servidor deve cobrá-la por escrito, ou leve uma testemunha para comprovar o fato. Ai é ter coragem e procurar o Ministério Público. A falta que vale é aquela que foi enviada e veio descontada no contra-cheque.
Veja o que diz o texto da Lei de Nº 5.810, de 24 de janeiro de 1994, que Dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará.

Art. 77 - O servidor terá direito à licença:
IX - a título de prêmio por assiduidade.

Seção IX - Da Licença-Prêmio
Art. 98 - Após cada triênio ininterrupto de exercício, o servidor fará jus à licença de 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração e outras vantagens.
Art. 99 - A licença será:
I - a requerimento do servidor:
a) gozada integralmente, ou em duas parcelas de 30 (trinta) dias;
b) convertida integralmente em tempo de serviço, contado em dobro;
c) VETADO.
II - convertida, obrigatoriamente, em remuneração adicional, na aposentadoria ou falecimento, sempre que a fração de tempo for igual ou superior a 1/3 (um terço) do período exigido para o gozo da licença-prêmio.
Parágrafo Único - Decorridos 30 (trinta) dias do pedido de licença, não havendo manifestação expressa do Poder Público, é permitido ao servidor iniciar o gozo de sua licença.
Art. 100 - Para os efeitos da assiduidade, não se consideram interrupção do exercício os afastamentos enumerados no art. 72.


Esse artigo 72, X, merece destaque especial.

Art. 72 - Considera-se como de efetivo exercício, para todos os fins, o afastamento decorrente de:

X - participação em congressos ou outros eventos culturais, esportivos, técnicos, científicos ou sindicais, durante o período autorizado.


CONSELHO DO FUNDEB RECONDUZ CRISTINA ARCANJO A PRESIDEÊNCIA

Cristina Arcanjo no centro ao lado do secretário Bressan
Em reunião que aconteceu nesta sexta-feira, dia 26/04, os conselheiros que compõem o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb - CACS-FUNDEB, reconduziu por maioria dos votos a professora Cristina Arcanjo, vice-diretora da EMEF Jonatas Pontes Athias, ao cargo de presidente para a gestão 2013-2016. A disputa foi feita em chapa única, na vice-presidência ficou o servidor Dilcirlei, lotada na secretaria de finanças. Não houve nenhum voto contrário, apenas uma abstenção. 

sábado, 27 de abril de 2013

VOCÊ ACHA ISSO JUSTO NENHUMA GRATIFICAÇÃO PARA O COORDENADOR E ORIENTADOR ?

Alguns querem apunhalar nossos companheiros. Até tu, Mala?!
DIA: 30 DE ABRIL DE 2013
REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
ÀS 17:00 HORAS
NINGUÉM PODE FALTAR!

O QUE ESTÁ EM JOGO?: 

  • Gratificação dos Coordenadores Pedagógicos!
  • Gratificação dos Orientadores!
  • Gratificação dos Professores de Laboratório!
  • Gratificação dos Professores da Zona Rural!
  • Gratificação dos Professores de Sala de Leitura!
  • Gratificação de Risco de Vida do Sistema Penal!

O SINTEPP acaba de receber um ofício do gabinete da Vereadora Irismar. Segundo o documento, haverá uma reunião no dia 30 de abril de 2013, ÀS 17:00 HORAS no Plenário da Câmara Municipal. A Vereadora ligou para o Coordenador geral do SINTEPP e afirmou que o objetivo da REUNIÃO é debater o projeto, pois segundo ela há uma grupo de professores que são contrários as mudanças. Ocorre que ontem, o SINTEPP também recebeu um ofício do gabinete do Vereador Ubirajara, cujo conteúdo é um convite para esta mesma REUNIÃO!
Queremos deixar bem claro, que todos os diretores de escola são professores, em primeiro lugar, e nessa condição sempre gozaram e continuarão a gozar dos benefícios das conquistas do Sintepp, a saber: um plano de carreira com níveis conforme sua formação (graduado, especialista, mestre, doutor); progressão horizontal em classes dentro do mesmo nível com ganho de 5% a cada 3 anos ( da letra A a letra H); gratificação de regência no valor de 15% (caso saia da direção e vá para regência de sala); nenhuma gratificação caso se torne coordenador pedagógico ou orientador escolar (você acha isso justo?). 
Atualmente, e sempre no município foi assim, a função de diretor é gratificada e de livre nomeação do gestor. Todo e qualquer professor que esteja nessa condição torna-se pessoa de confiança do governo. Enquanto diretor de escola a relação do professor é com o secretário de educação, pois é o representante dele na escola. O tamanho da gratificação do diretor é o governo quem estipula quanto quer pagar. O que o Sintepp defendeu e sempre defenderá é o benefício da maioria, mesmo que para isso tenha que ir contra uma minoria que luta por interesses pessoais. Apesar disso, acreditamos que a função de direção de escola deve ser democratizada, qualquer professor que faça parte do quadro efetivo do município e que tenha requisitos mínimos para essa função tem o direito de almejá-la. 

Segundo informes repassados por algumas pessoas que participaram de uma primeira reunião com a Vereadora Irismar, a insatisfação é de um grupo de Diretores que são contra o processo eleitoral e, principalmente, são contra a participação de professores especialistas em Gestão Escolar!
Além disso , o foco da discussão diz respeito a redução das gratificações dos Diretores, que também tem causado bastante insatisfação entre os servidores lotados nesta função.
Esperamos que esta reunião não sirva de palanque eleitoral para Vereadores que só aparecem neste momento, dividindo ainda mais a nossa categoria. Todas as mudanças foram apresentadas para a nossa base em Assembleia Geral. O SINTEPP defende sim a participação dos demais profissionais do magistério com especialização em Gestão porque luta pela Eleição Direta de Diretores; porque luta pela democracia!
Convocamos todos os interessados a se fazer presente nesta reunião, pois é de interesse de toda a categoria! Chega de ditadura... É hora da democracia com a participação de todos!

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

ODONTÓLOGA QUEIMADA VIVA
Mais um caso bárbaro envolvendo  menor de idade comoveu o país inteiro. Foi o caso da morte da odontóloga Cinthya Moutinho de Souza, 47 anos, queimada viva durante um assalto dentro de seu consultório, na rua Copacabana, bairro do Jardim Hollywood, em São Bernardo do Campo-SP. Nesse caso, a testemunha ocular do crime suspeita que um dos bandidos seja menor de idade, de fato deve ser, isso é bastante comum no Brasil. 
Casos como esse reacende o debate sobre a redução da maioridade penal, que hoje é de 18 anos, para 16 anos. Os defensores desses projetos argumentam que nessa idade, 16 anos, o jovem já tem consciência o bastante para votar, constituir família, trabalhar, já sendo portanto emancipado o bastante para poder responder criminalmente por seus atos. Outro argumento também a favor dessa ideia é que, por saberem da proteção da lei ao menor de 18 anos, os bandidos aliciam jovens com idade entre 16 e 17 anos para praticarem crimes graves. Além disso, a maioria desses jovens são viciados em drogas pesadas agindo, na hora do assalto, com toda a violência e desprezo a vida de suas vítimas porque sabem que não serão punidos. Dessa forma, a conclusão que se tira é: necessário se faz reduzir a maioridade penal, esses "bandidos" precisam pagar por seus crimes. 
Não quero aqui fazer o discurso "politicamente correto" como já fui acusado, todavia tenho a pretensão de levantar o debate. Esse caso do menor infrator, pode, a grosso modo, ser comparado a uma torneira aberta que faz escorrer água por sua porta. Não adianta fazer uma represa para impedir que sua porta seja enlameada, é preciso fechar a torneira.
 A nossa sociedade produz bandidos. Muitos desses "criminosos" menores de idade são de famílias completamente desestruturadas, filhos de traficantes, prostitutas; que vão produzir também outros traficantes e prostitutas. Não sou contra a mulher, maior de idade, que assume a prostituição como profissão, mas é algo que precisa ser muito bem controlado. 
Existem sim as exceções, aqueles filhos de classe média, que gostam de "charlar", que não tem o apoio dos pais, e acabam se deixando levar pelo crime. Ou por se acharem os "donos do mundo", acreditando que por pertencerem a uma família de renome, ou filho de um alto funcionário público, a lei não chegará até ele, e dificilmente chega. 
Esse debate, pela sua grandeza e complicações que o envolve, não se fecha em uma postagem de blog, cujo caráter é rápido, texto curto e informativo. Muita coisa precisa ser analisada, muita coisa precisa ser dita antes que se confiram os votos no Congresso Nacional. Os argumentos a favor da redução da menoridade penal são justos e fortes o bastante para convencer qualquer plenária, não obstante a racionalidade nos força a analisar também os argumentos contrários. Haveria presídios suficientes para se encarcerar tantos jovens? Esses jovens entrando mais cedo em um presídio também não sairão mais cedo prontos para o crime? Todos sabem que os presídios brasileiros são verdadeiras "faculdades" do crime. Não estaremos apenas fazendo uma represa social para conter temporariamente o problema? E as crianças com menos de 16 anos não ficariam na mira dos bandidos?
Tudo isso precisa ser considerado temos que fechar uma torneira que foi aberta a mais de quinhentos anos no nosso país: a corrupção, esse maldito produto MADE IN BRIZIL

quarta-feira, 24 de abril de 2013

ELEIÇÃO PARA DIRETOR DE ESCOLA - Proposta do Texto do Decreto com os critérios para a Eleição do dia D






PROCESSO SIMPLIFICADO DE TRANSIÇÃO PARA
GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS UNIDADES ESCOLARES DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ



Sugestões para o processo eleitoral:

Art. 1º - Os servidores DEVERÃO realizar Assembleia com a participação de todos os servidores da escola para escolha da Comissão Eleitoral que deverá ser composta por Presidente, 1ºSecretário e 2º Secretário;
§ 1º: A Comissão Eleitoral deverá ser composta por pelo menos um servidor representante dos servidores de apoio.
§ 2º: Os atuais Diretores, Vice-diretores e os candidatos não poderão coordenar a Assembleia para escolha da comissão eleitoral ou participar da Comissão Eleitoral.  
§ 3º: Durante a assembleia os servidores deverão escolher um Secretário que deverá lavrar a Ata de escolha da Comissão Eleitoral, este também não poderá participar das demais fazes do processo simplificado;
Art. 2º - Os membros da Comissão eleitoral não poderão participar como candidatos do PROCESSO SIMPLIFICADO DE TRANSIÇÃO PARA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS UNIDADES ESCOLARES DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ;

Art. 3º - Só poderão concorrer os Servidores lotados efetivamente na Escola, e que tenham no mínimo três anos de experiência nas funções do magistério na REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARABÁ;(aqui a exceção seria a Zona Rural)

Art. 4º - A Comissão Eleitoral, depois de eleita pela Assembleia dos servidores da escola deverá, no prazo de 72 horas, organizar as cédulas e a urna eleitoral que poderá ser feita de forma artesanal com recursos da própria escola;
Art. 5º - Cada candidato poderá escolher até dois fiscais para acompanhar todo o processo eleitoral;
Art. 6º - No prazo de 05 (cinco) dias úteis, após a eleição da Comissão Eleitoral, esta deverá realizar a Eleição do novo diretor, suspendendo as aulas no dia da Eleição a partir do terceiro horário escolar de cada turno;

Art. 7º - Para concorrer, o professor deverá estar dentro dos critérios já estabelecidos pelo PCCRPE para assumir função de Direção e Vice –Direção de Unidade Escolar;

PARÁGRAFO ÚNICO: Onde houver Vice-Diretor, o Diretor e o seu Vice deverão concorrer através de Chapa com a indicação de seus nomes.

Art. 8º - Todo o processo de Eleição deverá ser lavrado em ata, da eleição da Comissão Eleitoral ao resultado final. Feito isso, tudo deverá ser encaminhado à Secretaria Municipal de Educação pela Comissão Eleitoral. A Comissão Eleitoral será desfeita após o resultado final do Processo Eleitoral, que deverá ser lavrado em ATA e assinada por todos os membros do Conselho;


Art. 9º - Os Membros da Comissão Eleitoral não poderão ser parentes até o terceiro grau (Conforme Código Civil Brasileiro) de qualquer dos candidatos;

Art. 10 - Após a eleição, a Secretaria Municipal de Educação deverá dar posse, aos gestores eleitos no prazo máximo de 15 dias;

Art. 11 - Serão considerados eleitos, os candidatos que obtiverem maioria simples dos votos válidos;

Art.12 - Cédula rasurada, com votação dupla, com mensagens, como nome do votante e com qualquer tipo de manifestação alheia ao processo de votação, deverá ser considerada nula;

Art. 13 - Todos os servidores lotados na escola, efetivos ou temporários, terão direito a votar no processo eleitoral simplificado;

Art. 14 - Servidor temporário não poderá ser candidato conforme artigo 67 da Lei Nº 17.474, de 03 de novembro de 2011.

Art. 15 - A escolha do Diretor e do Vice-Diretor de unidade escolar será feita mediante eleição, por voto direto e secreto, sendo vedado o voto por representação.

Art. 16 - O processo eleitoral será Coordenado por equipe Composta pelos seguintes seguimentos: Secretaria Municipal de Educação, SINTEPP, PROGEM e Gabinete do Prefeito Municipal;

Art. 17 – OS CASOS OMISSOS serão deliberados pela Secretaria Municipal de Educação e pelos demais membros previstos no artigo 16 deste Decreto;

Art. 18 – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Registre-se, publique-se e cumpra-se.

SEMINÁRIO DA REGIONAL NA SEDE CAMPESTRE

Aconteceu hoje, na sede Campestre do Sintepp, um seminário da Regional coordenado pelas professoras Sirlene e Francirlene, coordenadoras da Regional Sudeste. Composta por 18 subsedes, essa é não só a maior regional do Sintepp, como também é a que mais arrecada. Foi feito um balanço geral das subsedes, onde os companheiros puderam expor os problemas e conquistas de cada localidade. 
Uma das questões mais debatidas foi sobre a assessoria jurídica do Sintepp. A nossa regional, por exemplo, apesar de ter  duas vezes mais servidores e ter o dobro de arrecadação que as demais, é tratada da mesma forma, recebe apenas uma ajuda de 60% do salário de uma dos dois advogados que possui (um deles é o dr. Arnilson Russe mantido por nossa subsede de Marabá). "Esse critério precisa ser mudado", colocou a coordenadora da subsede de Goianésia e coordenadora estadual de assuntos jurídicos. 
Expusemos aos companheiros ali presentes as dificuldades enfrentadas por nosso município no final do governo passado e início desse com parcelamento de salários, não pagamento do aumento do piso, descumprimento de decisões tomadas na mesa de negociação, e, do estado de greve decretado pela categoria no movimento de ontem em frente a prefeitura. Falamos também de nossas conquistas com relação a formação do Conselho de Representantes de Escolas. 
O seminário contou ainda com a participação do professor Ronaldo, coordenador estadual.

terça-feira, 23 de abril de 2013

GREVE NACIONAL HOJE

Hoje estaremos concentrados em frente a prefeitura municipal, a partir das 8h30min. É importante que todos os companheiros compareçam a esse movimento. Temos que mostrar ao governo  que estamos prontos para qualquer embate. A paute de reivindicações englobam tanto os servidores municipais quanto os estaduais. 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

SAIU O PRIMEIRO EDITAL DO MESTRADO EM LETRAS PELA UAB

A Universidade Aberta do Brasil - UAB, através do programa PROFLETRAS, estará lançando em todo o Brasil o programa que visa qualificar o professor de letras. Para participar o candidato deverá ter o curso de licenciatura plena em letras com habilitação em língua portuguesa, ser professor do ensino fundamental 1º ao 9º ano, e pertencer a rede pública de ensino fazendo parte de quadro efetivo. A inscrição custa R$50,00 e vai de hoje 22/04/13 a 20/05/13CLIC AQUI PARA VER A POSTAGEM COMPLETA.

CONFIRA O EDITAL

domingo, 21 de abril de 2013

ESCRITOR MARABAENSE LANÇA LIVRO INFANTIL

Cezamar Oliveira fez na sexta-feira, dia 19/04, o lançamento de seu livro infantil - DAFNE e os bichos papões. Tive a honra de ler o rascunho do livro. É uma história empolgante, cheia de mistério e fantasia, não tenho dúvidas de que será um sucesso, a garotada vai adorar, e  gente grande também. Eu adorei. Vale a pena conferir.  

NOSSA SEDE CAMPESTRE ESTÁ FICANDO DE CARA NOVA


Estamos preparando a nossa Sede Campestre prof. Evandro Viana para receber o servidor na grande festa que acontecerá no sábado dia 04/05. Mudamos a data, que inicialmente seria dia 01/05, porque essa data cairá numa quarta-feira e muitos servidores estavam reclamando. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

EMEF SÃO JOSÉ FAZ BELÍSSIMA EXPOSIÇÃO SOBRE O CENTENÁRIO DE MARABÁ

Está acontecendo hoje (19) e se estenderá até amanha, sábado dia 20/04, uma grande programação na EMEF SÃO JOSÉ, situada na vila São José, no Km 8 da Rodovia Transamazônica, sentido Itupiranga. Estivemos lá prestigiando o evento e fomos muito bem recebido pela diretora da escola, a professora Evilângela Alcântara; o vice-diretor, professor Edmilson e demais companheiros da escola. 
A SECTUR esteve lá marcando presença
Representantes do governo estiveram prestigiando o evento
Fizeram-se presentes ao local o secretário de Educação Luis Regasson Bressan, a secretária adjunta Heide Castro, o vereador Pedro Souza; professor Francisco Neto, representando o Departamento de Ensino Rural, professor Wesley e professora Martha Helena Botelho. 
A abertura oficial foi feita com a apresentação da Banda de Música do Cine Marrocos. Para noite está prevista uma programação musical com uma Banda da Igreja Assembleia de Deus e Show artístico com a Nenzinha.



A cozinha é sempre o melhor local da festa.














No pátio da escola foram montadas várias exposições alusivas ao centenário de Marabá.























NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE!!

(Do ContraPonto)

Se o prefeito João Salame (Mobilização Democrática) pensar que vai empurra de goela abaixo a tal da terceirização, tá muito enganado.
Ontem (18) o PSOL reuniu para tirar encaminhamentos com relação a essa absurda proposta que só testa a incompetência de gerir este setor.
Este blog defende urgente, a convocação da Conferência Municipal de Saúde, já!!! Espaço propício para debater essa questão.



quinta-feira, 18 de abril de 2013

OS BLOGS DESSA GREMISTA TALENTOSA E DESPOJADA PRECISAM SER CONHECIDOS ELA É O MÁXIMO - EU RECOMENDO


http://historiacomquadrinhos.blogspot.com.br/

http://nandarilha.blogspot.com.br/p/sobre.html



A alemoa xarope que vos escreve:


Uma pessoa do bem que aprende e se diverte enquanto escreve neste blog!
Fernanda Bender 
Meu outro blog: História com Quadrinhos

NÃO IMPORTA A COR DO GATO, CONTANTO QUE ELE PEGUE O RATO (JS falando sobre a terceirização do HMM)

"Terceirizar serviço público é assinar um atestado de incompetência" (Josélio - Sintesp)

Na reunião de ontem, 17/04, entre a equipe do governo e a Mesa de Negociações Permanente, o prefeito foi bem enfático "uma das saídas que tenho visto é através das O.S.,ou terceirização como querem chamar" ao falar do problema da folha de pagamento já ter ultrapassado o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.Segundo essa lei, o município deve manter numa margem de 51,3% a folha de pagamento. Pelos dados do governo municipal, no mês de março a folha já ultrapassou a margem dos 56%.  Ele apresentou algumas medidas, chatas a bem dizer, como dispensar 150 das merendeiras contratadas, terceirizar por completo o serviço de coleta de lixo, nesse caso os agentes de conservações pagos pela prefeitura passaria a cargo da O.S. que assumir o serviço, terceirizar o Hospital Municipal. Dessa forma o prefeito pretende resolver dois problemas: primeiro, os postos de saúde não funcionam porque não há pessoal suficiente nem pode contratar mais por canta da Lei, na avaliação dele, todo o pessoal concursado, médicos, enfermeiras, técnicos, etc, seriam locados nos postos de saúde; segundo,  se resolveria o problema da má gestão e da má prestação de serviço que historicamente tem marcado o HMM.
"Não podemos jamais concordar com qualquer forma de terceirização, isso é assinar um atestado de incompetência". Disse Josélio, um dos diretores do Sintesp. Edmilson, coordenador geral do Servimar, também não aceita essa discussão, para ele, nesse processo somente o servidor é quem sai perdendo, como sempre aconteceu nas terceirizações que temos conhecimento. "Desafio então os sindicatos a mostrarem que há outra saída para esse dilema", retrucou o prefeito, que também não deixou de falar do que ele considera "injustiças e exageros" no PCCR da educação, por exemplo ele cita  os níveis de mestre e doutor e também os chamados "professores iluminados". Fomos bem enfáticos em mostrar ao prefeito que o problema do município não está na educação e que a verba da educação só serve para a educação. Falamos ainda que além do FUNDEB existe o recurso próprio da prefeitura, que corresponde a 25% de seu orçamento, o qual esse ano foi calculado de forma defasada, usando como previsão 54 milhões, mesmo valor aprovado para 2012, que tomou como base o ano de 2011. A previsão de recursos próprios para esse ano foi prevista com base nos recursos de 2011, isso é um absurdo.

Também nos posicionamos contra a terceirização dos serviços públicos. Essa política neoliberal que tira do Estado a responsabilidade com os serviços públicos para que representantes do capital lucrem com isso. 

Dois pontos de pauta já antigos foram acatados pelo prefeito que autorizou o secretário de administração, Ademir Martins, implementar já no mês de maio: o vale transporte voltará a ser pago em pecúnia às demais secretarias, como acontece na educação e o vale alimentação que voltará a ser pago no contra-cheque junto com o pagamento. Esse ponto foi requerido principalmente pelo pessoal da Zona Rural que muitas vezes precisam vir à Zona Urbana para poder fazer uso do cartão. Ademir apresentou ainda a proposta de se fazer o pagamento de forma escalonada, como o estado faz, a partir do dia 25 de cada mês, para desafogar o banco nos dias de pagamento. Essa proposta apresentamos aqui em postagem anterior. Que bom que o secretário leu. O prefeito autorizou a viabilização dessa medida.
Com relação ainda as terceirizações, o debate está aberto, não foi batido o martelo, vamos debater com a categoria para vermos a saída.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

EMEF PEQUENO PAJÉ ESCOLHE OS SEUS REPRESENTANTES

Estivemos na escola Pequeno Pajé Realizando o processo de escolha do Representante de Escola. Tivemos a oportunidade de chegar em um momento de reunião da diretora com os servidores. Veja as fotos.







terça-feira, 16 de abril de 2013

ELEIÇÃO PARA DIRETOR - A PROPOSTA DA SECRETARIA É RECUAR

Companheiros, estivemos hoje o dia inteiro reunidos na Secretaria de Educação discutindo  a seguinte pauta: Processo Simplificado para Eleição de Diretor de Escola; alterações no PCCR e Portaria de Lotação/2013.
No primeiro ponto, travamos uma queda de braço com a secretaria de educação que parece ter se articulado com o CMM, que agora possui a professora Miranir como presidente, para barrar esse processo. A Semed defende que esse processo eleitoral só será viável para o próximo ano. A nossa preocupação é que essa promessa de campanha do prefeito caia no esquecimento. 
No segundo ponto, houve uma tentativa de convencimento de que as gratificações previstas para  alguns servidores como coordenador e supervisor não seria possível nesse momento, apesar de se manter os cortes nas gratificações dos diretores e vice-diretores. Não abrimos mão nesse ponto, uma vez que já é ponto de pauta antigo essa conquista para esses profissionais e os demais que também serão beneficiados. 
Com relação a Portaria de Lotação, que passará a valer a partir de abril/2013, houve uma grande discussão e quase toda a proposta original apresentada pela secretaria foi modificada. Um dos pontos que já será garantido nela é a suplementação da carga-horária em até 280 horas para o professor do 6º ao 9º ano e EJA 3ª e 4ª etapa. Assim que for possível, postarei todo o texto na íntegra. 

PORTARIA DE LOTAÇÃO 2013

Acontece hoje, no gabinete do secretário de educação, a partir das 08h30min. a discussão sobre a nova portaria de lotação, que já começa com uma atraso de quatro meses. Esse documento é importante porque é nele que constam as regras para se fazer a lotação dos servidores da educação. 
Entre os pontos considerados polêmicos está a mudança do critério para lotação do agente de serviços gerais nas escolas. A portaria de 2012 estabelecia que seria "01 (uma) para cada 3 (três) salas de aula", no entendimento da gestão anterior, o agente de serviços gerais deveria cumprir 6 horas de efetivo trabalho, portanto enquanto as salas estivessem ocupadas, seria feita a limpeza nos demais espaços, a quantidade de salas de aula seria apenas um critério para se saber quantos servidores dessa categoria lotar em determinada escola. A nova portaria não fala em "salas de aulas", mas considera os "espaços pedagógicos" e diz que será "1 (uma) a cada 5 (cinco) espaços pedagógicos". 
Outros pontos como a suplementação da carga horária para 280, por exemplo, já estão previstos na nova portaria, no entanto esses precisam da aprovação do projeto de lei que altera o PCCR, projeto esse que está na geladeira do gabinete do líder do governo.

domingo, 14 de abril de 2013

A INTOLERÂNCIA COM OS GAYS ESTÁ PERIGOSA NAS REDES SOCIAIS



Tenho observado o caloroso e, as vezes, estremado debate que tem acontecido nas redes sociais em torno de homens e mulheres que se declaram gays. A própria existência do debate tão aberto mostra que nossa sociedade evoluiu, pois em outros tempos isso não seria concebível. Esse percurso dialético da sociedade humana, criada pelo homem e para o homem, é reflexo do próprio homem que vai evoluindo a cada geração. Todavia há um viés retrogrado nesse debate. Algo do qual ainda não conseguimos nos livrar e que funciona como uma erva daninha, ou fruta estragada - a intolerância.
Esse sentimento de não aceitar aquilo que difere de nossa verdade, tida por nós como absoluta, já gerou muitas injustiças nos passado. Quando fomentado por uma instituição que tem o poder de formar pensamentos como a igreja, seja ela a que religião pertença, o que seria opinião de um passa a valer como princípio a ser defendido de forma absoluta. Esse discurso da intolerância está sendo disseminado por várias pessoas, jovens ou não, na internet. 
Os defensores do deputado Marcos Feliciano tem apostado no jogo da injúria, calúnia e difamação contra outro deputado declarado gay. Essa infâmia estratégia de minar a todo e qualquer custo a imagem de um  para fazer valer a do outro poderá trazer consequências históricas para nossa sociedade. A primeira dessas consequências é a institucionalização do pensamento de que qualquer pessoa declarada gay é perigosa e nociva para a sociedade, por isso deve ser combatida. Esse pensamento é perigoso, de um debate na internet pode transformar-se em conflitos de ruas como existem em países da Europa, os promovidos pelos Skin Head na Alemanha, por exemplo. Outra consequência nefasta é a descaracterização da doutrina cristã que se baseia no amor ao próximo "amar a quem nos tem ofendido". Esse princípio tem sido esquecido nos debates. 
Tenho em uma turma de segundo ano do ensino médio noturno, um aluno que se declarou gay há seis anos e se traveste de mulher. Na última aula que dei em sua turma, ele se aproximou de minha mesa e desabafou, por pura necessidade, sem que eu o houvesse indagado a respeito "professor domingo fui à igreja, foi a primeira vez depois que estou travesti. Fiquei com medo, mas fui. Foi tão bom, fui tão bem recebido, me senti tão bem, próximo domingo vou lá novamente". Esse é o caminho pelo qual os lideres evangélicos precisam direcionar seus debates, penso eu.

sábado, 13 de abril de 2013

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comemoramos com um churrasquinho e, claro, ovo e farinha!


Parabéns, minha preta! É a nova caloura do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará!
CONFIRA AQUI A LISTA DOS CLASSIFICADOS




sexta-feira, 12 de abril de 2013

UAB - MESTRADO EM LETRAS 2013 VEJA LINHAS DE PESQUISA E INSTITUIÇÕES QUE PRETENDEM PARTICIPAR


O mestrado profissionalizante PROFLETRAS será coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que já tem experiência em coordenação de formas associativas para pós-graduação. Está prevista a abertura de mil vagas e o cumprimento de 360 horas num prazo de dois anos. Dentre as disciplinas, cinco serão obrigatórias e três serão optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de doze. Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar, no mínimo, 24 créditos.

O curso terá uma única área de concentração: Linguagens e letramentos. A essa área de concentração se vinculam duas linhas de pesquisa: Teorias da linguagem e ensino; e Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.

Para o coordenador da área de Letras da Capes, Dermeval da Hora Oliveira, é provável que o curso comece já com uma rede de 30 a 40 instituições de ensino disponibilizando vagas. "A receptividade foi bastante grande e há muita demanda para o curso", afirmou Oliveira.

Atualmente, as seguintes instituições pretendem participar do PROFLETRAS:

(a) Região Sul:

Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

(b) Região Nordeste:

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras

Universidade Federal da Paraíba - Mamanguape

Universidade Estadual da Paraíba - Guarabira

Universidade Federal da Bahia

Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade do Estado da Bahia - Santo Antônio de Jesus

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista

Universidade Federal do Ceará

Universidade Estadual do Ceará

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Currais Novos

Universidade do Estado do Rio Grande Norte - Pau dos Ferros

Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão

Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana

Universidade Estadual do Piauí

Universidade de Pernambuco

 

(c) Região Sudeste

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade de São Paulo

Universidade Estadual Paulista  -­­ Araraquara e Assis

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Estadual de Montes Claros

Universidade Federal de Juiz de Fora

(d) Região Centro-Oeste:

Universidade de Brasília

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Universidade Estadual de Mato Grosso

(e) Região Norte:

Universidade Federal do Acre

Universidade Federal de Tocantins

Universidade Federal do Pará