segunda-feira, 29 de julho de 2013

SOBRE OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL

Chegou a hora de dar aquela revisada com os alunos que irão fazer  a Prova Brasil em novembro. Isso é importante tanto para o aluno que está concluindo a 4ª série/5ºano como para aquele que está concluindo a 8ª série/9ºano. Nas duas situações os alunos estão fechando uma etapa importante de sua vida escolar para iniciar outra. Essa avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, que é composta por duas avaliações complementares, a Aneb e a Anresc (Prova Brasil), são avaliadas as competências leitoras que os alunos desenvolveram até aquela etapa de seus estudos.
O que eu quero chamar a atenção é para um ponto que foi dúvida para mim, quando li pela primeira vez o manual PDE/PROVA BRASIL - Matrizes de Referências, Temas, Tópicos e Descritores. Nesse manual são apresentados todos os descritores que comporão a prova. Veja abaixo como são apresentados os descritores do Tópico I.


Descritores
4ª/5ºEF
8ª/9ºEF
Localizar informações explícitas em um texto
D1
D1
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D3
D3
Inferir uma informação implícita em um texto
D4
D4
Identificar o tema de um texto
D6
D6
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
D11
D14

Veja que os descritores relativos a 4ªsérie/5ºano quase sempre coincidem com a mesma numeração dos descritores referentes as mesma competências relativas a 8ª série/9º anos. O que deve diferenciar na hora de elaboração do simulado para essas turmas será o grau de dificuldade, quem for usar as questões que estamos oferecendo no link SIMULADO PROVA BRASIL deve estar atento a isso. 
Quando os descritores possuem numeração diferentes, mas pertencem ao mesmo tópico, essa dúvida não existe, como é o caso do descritor "Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato", D11 para 4ª série/5º ano e D14 para 8ªsérie/9ºano. No entanto há uma problema, essa mesma numeração vai acontecer em outros tópicos para outros descritores. Veja o exemplo do tópico IV.


Descritores
4ª/5ºEF
8ª/9ºEF
Estabelecer relação causa/consequência entre  partes e elementos do texto
D8
D11

 
 Observe que aparece a numeração D11 para marcar esse descritor. Qual é a atenção que o professor deve ter aqui, na hora de montar o simulado? Quando o D11 se referir a fato e opinião será descritor do tópico I referente a 4ª série/5º ano; quando o D11 se referir a causa/consequência será descritor do tópico IV referente a 8ª série/9ºano. Esse mesmo fato acontece com outros descritores, veja abaixo.
D14 - distinguir um fato da opinião relativa a esse fato ( Tópico I - 8ª série/9ºano)
D14 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações (Tópico IV -4ª série/5º ano)
D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros (Tópico II -  8ª série/9ºano)
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. (Tópico IV - 4ª série/5º ano)
D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informações na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. (Tópico - III  4ª série/5º ano)
D15 -  Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. (Tópico IV - 8ª série/9º ano)
D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados (Tópico V -4ª série/5º ano)
D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto ( TópicoV I - 8ª série/9ºano)

 Para evitar essa complicação na hora de selecionar as  questões no link SIMULADO PROVA BRASIL é que separei as questões por tópicos, é só selecionar aquelas que mais se adequam a turma.
 

2 comentários:

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.