Nota Oficial - SAMU
Em relação ao noticiado em veículos de comunicação da
cidade, relatando a suposta falta de atendimento por parte do Serviço Móvel de
Urgência – SAMU, que resultou em óbito de um paciente, na noite da última
quarta-feira (17), a Prefeitura de Marabá esclarece que:
1 – Entre as 20 horas do dia 17 de julho e 1 hora da manhã
do dia 18, foram atendidas aproximadamente 30 ligações através do 192, número
de emergência utilizado para acionar o SAMU.
2 – No mesmo período, em função das ligações citadas, foram realizados 6 atendimentos de
urgência.
3 – A Prefeitura esclarece, ainda, que a responsabilidade
pelo funcionamento regular das linhas telefônicas é da Brasil Telecom, que
controla a OI em todo o País.
4 – A Prefeitura não descarta a possibilidade que problemas
na cobertura telefônica tenham impedido que chamadas fossem completadas, mas
reitera que todas as ligações que chegaram aos terminais do SAMU foram
devidamente atendidas.
5 – Por iniciativa do SAMU, em outras oportunidades e
mediante reclamações contínuas de usuários, até mesmo o Ministério Público foi
acionado para que exigisse da prestadora de serviços telefônicos que melhore a
qualidade de seus serviços.
6 – Atualmente, três ambulâncias atendem ao SAMU, sendo uma
delas equipada com unidade de terapia intensiva e duas contendo equipamentos de
suporte básico.
7 – A Prefeitura lamenta o óbito e apresenta suas
condolências à família enlutada.
Marabá, 19 de julho de 2013
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