domingo, 28 de julho de 2013

COMPETÊNCIAS DO ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM tem ganhado cada vez mais importância como processo seletivo para ingresso em diversas universidades brasileiras, como é o caso da Universidade Federal do Pará - UFPA, que adotou a partir de 2013 o ENEM como único critério seletivo para ingresso em seus cursos. Nesse sistema de avaliação, a redação tem importância destacada. Como forma de objetivar cada vez mais, tanto os estudos do aluno para se preparar para a prova de redação, como para objetivar a correção da redação, o Ministério da Educação trabalha com cinco competências a serem avaliadas nos textos.Assim, apresentamos o que deve ser considerado em cada competência, para cada item apresentamos uma aula com exercícios gabaritados. Apesar de estarem direcionadas ao aluno do ensino médio, os conteúdos e as atividades podem perfeitamente serem trabalhados com o fundamental. Vale a pena conferir. 

OBSERVAÇÃO: estou formatando essa página, os itens que possuem links já podem ser visualizados.

Aspectos considerados na avaliação de cada competência

(Clic no link para selecionar o conteúdo)


COMPETÊNCIA I - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

a) Adequação ao registro
• Grau de formalidade

• Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução

b) Norma gramatical


Pontuação

• Flexão

c) Convenções da escrita

• escrita das palavras (ortografiaacentuação)
• maiúsculas/minúsculas

COMPETÊNCIA II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

a) Tema

• Compreensão da proposta

• Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto

b) Estrutura

• Encadeamento das partes do texto

• Progressão temática

c) indícios de autoria

• presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual

COMPETÊNCIA III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Coerência textual (organização do texto quanto a sua lógica interna e externa)




COMPETÊNCIA IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

a) Coesão lexical

• Adequação no uso de recursos lexicais tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração, etc.

b) Coesão gramatical


• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos, etc.


COMPETÊNCIA V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando
respeito aos direitos humanos


  • Cidadania ativa com proposta solidária, compartilhada

Um comentário:

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