segunda-feira, 27 de maio de 2013

EXONERAÇÃO DOS DIRETORES DANDO O QUE FALAR




Não teve jeito, nessa segunda-feira (27) nas escolas não se falava outra coisa que não fosse a troca dos diretores. Fiquei sabendo que houve até manisfesto em algumas escolas. Confesso que tive a curiosidade de passar, logo cedinho em frente a algumas escolas só para sentir o clima. Pareceu tudo normal. Sei que algumas injustiças foram cometidas, não vou citar nomes para não cometer mais uma injustiça. 
Por mais que a gente defenda a rotatividade de professores na função de diretor, é complicado quando se ver o colega até chorando porque perdeu a função. A direção vira o ápice da piramide na escola, quando o companheiro chega lá não quer mais sair. O pior de tudo isso é que a pessoa parece que cria um vínculo emocional com a função e não consegue mais se imaginar fazendo outra coisa. Tenho certeza que não é somente pela gratificação financeira, talvez essa nem compense tanto, há algo a mais nesse negócio. Custa a mim, acreditar que seja puro apego ao poder. Será que é isso? 
Sempre me dei bem com todos os diretores, mesmo nesses tempos de embate político, tenho andado pelas escolas e procuro sempre o diretor ou diretora, sou sempre muito bem recebido. Se tenho algum desafeto entre eles ainda não conheci. Tenho imenso carinho por todos os diretores e diretoras que conheço pessoalmente. A gente houve sim falar em alguns desmandos, alguns diretores que agem sem ter a impessoalidade. 
Sou ousado até em dizer que o problema não está em nenhum diretor, qualquer um que passar dez anos numa função de comando, se apega a ela. O problema está nessa política maldita que se instituiu em vários municípios, não só aqui, direção de escola vira cargo vitalício, e, às vezes, hereditário. Há pelo menos um caso aqui que a diretora mãe, passou a função para diretora filha. Um absurdo isso! Encontrei nos corredores da Semed, há um mês atrás, uma diretora, pela qual tenho muito carinho e respeito, estava gelada, sem fôlego e quase perdendo a voz. Não ocasião ela recebera a notícia de que não iria poder concorrer ao cargo de direção caso fosse feita a eleição. "Meu deus!", dizia ela, "estou há dezessete anos como diretora, não sei fazer mais nada, o que vou fazer agora se me mandarem para uma sala de aula?". A rotatividade tem que existir para o bem do próprio servidor. 
Se bem que a serpentinha já andou buzinando ao meu ouvido, dizendo que alguns dos que saíram  conseguiram retornar. Correram atrás de um ou outro vereador que deu uma pressão pelos bastidores e, caso resolvido. Tudo bem, é disputa política, se não é da forma democrática... 

41 comentários:

  1. A Núbia do Pedro Cavalcante já voltou e foi carregada no colo pela comunidade. O Antonio do Pequeno pŕince também já voltou. A Balbina do Tio Ming também já voltou. A vice diretora do Caic também já voltou. Estamos fazendo o levantamento de quem mais já voltou. Não percam as cenas do próximo capítulo. Estaremos informando em tempo real. Acompanhem no blog do Aurismar. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem ta rindo deve ser a miranir. Ela caiu exatamente por não te feito essa famigerada ação. Ai colocaram a toda poderosa mauriza que executou com muito capricho e competência a exoneração dos diretores.
      A reunião das seis horas na sexta feira...as pessoas que estavam presentes se entreolhavam se perguntando " é a diretora do DRH ou a secretaria que esta falando"?

      Excluir
    2. Caro colega só para esclarecimentos eu nem cheguei a sair, totalmente. Acredito que pelo desempenho do meu trabalho e por conviver realmente com pessoas que o reconheçam fiquei.E quero sinceramente agradecer ás pessoas que foram solidária ao meu caso, e olham que não foram poucas, me ligaram ou me procuraram pessoalmente, como os pais da escola os quais ficaram preocupados com os boatos da minha saída. Sempre serei a favor do processo democrático e estarei sempre aberta ao diálogos e a curiosos que se questionam sobre o porque de ficar.
      E digo, sou profissional, sou professora. Se tiver que assumir sala de aula o que já faço quando necessário farei meu trabalho melhor ainda.Sou filiada ao Simtepp, e quando for de opnião contrária ao sindicato me manifestarei. Não de maneira a denegrir a imagem de ninguém mais fundamentada.Boatos saem muitos mais reconheço que não estou imune aos mesmos.E sinceramente jamais pensei em desfiliação. Acredito no Sincato, independente de quem estiver coordenando.
      Abraços.E quero agradecer a postura do Simtepp também no meu caso. Bjs a todos.
      Maria Balbina Neta.

      Excluir
  2. EXTRA, EXTRA, EXTRA...TODOS OS DIRETORES JÁ VOLTARAM PARAM SEUS CARGOS. SE HÁ AINDA ALGUM QUE NÃO VOLTOU É SO UMA QUESTAO DE TEMPO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns ainda não voltaram...Tão atrás dos vereadores...acho que até o fim de semana vão consegui. Fiquei com pena do Wendel hoje na entrevista ao Barra Pesada. A cara dele traduzia o seguinte pensamento. " Meu Deus, tou exausto, tanto trabalho pra nada..." Essa eleição se tiver vai ser um fiasco, esses vereadores vão criar alternativas para que os mesmos diretores permaneçam nos cargos" É pessoal, e agora? Quem poderá nos defender? O Chapolim Colorado não está mais em condições.

      Excluir
  3. E agora Aurismar que os diretores foram restituídos aos seus "postos", como fica a cara do Bressam? e do Pedro Souza? Ha por favor só resta ele "Pedir pra sair", pois é muita humilhação. Esta comprovado que ele não manda nada, nada, nada.

    ResponderExcluir
  4. Muita humilhação para nosso pobre secretário, mais uma vez ficou com a cara no chão, chão, chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma artimanha do salame pra queimar o Bressan. Sera que a turma do PT ainda não se tocou.
      So pra concluir "o turminha incompetente"

      Excluir
  5. se esses voltaram deve ter sido por algum artificio ilegal e precisa ser investigado, antes que essa doença comece a se espalhar e contaminar todo o processo democrático que queremos estabelecer na educação do municipio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Processo democrático? tu ta louco cara, desde quando essas exonerações foi democrático?desde quando ser escolhido pela cor partidária,amizade é democrático?

      Na verdade eu nunca assistir tanta demagogia barata,perseguição, incompetência ,ingerência politica...a educação de marabá esta de mal a pior.

      Excluir
    2. o artificio ilegal chama - se Miguelito, Ubirajara, Julia Rosa e os demais que compõe a camara municipal. Eles acharam que seria fácil é? E alguém duvida que isso vai pra frente? Duvi do do ...

      Excluir
  6. Isso só faz desmoralizar o governo, ai te pergunto da pra confiar nessas ações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc companheiro. o pior é que não acredito de modo algum que vai ter essa eleição. vindo desse governo que todo dia inventa uma moda, depois volta atrás... e se tiver eleição, eles vão criar algum artificio pra esses diretores continuar no poder...

      Excluir
  7. Quem governa Marabá são os vereadores,prefeito e muito menos secretários tem poderes pra fazer o que quer,pois as coisas só acontecem se os PODEROSOS VEREADORES quizerem que aconteça.
    Enquanto o prefeito colocar sua gestão nas maõs dos PODEROSOS VEREADORES,Marabá nunca sairá da MESMIÇE...!

    ResponderExcluir
  8. o QUE ACONTECEU ONTEM TODOS OS DIRETORES VOLTANDO FOI APENAS UMA PROVA DA INCOPENTENCIA E DA FALTA DE POSTURA DESSE GOVERNO. NA PLENBARIO O SDALAME DISSE QUE NAO IA ADMITIR QUE "VEREADORES INDICASSEM DIRETORES". "ELE DISSE: EU VOU ACAVAR COM ESSE NEGOCIO DE VEREADOR TA INDICANDO DIRETOR. VAMOS ACABAR COM ESSE NEGOCIO NO NOSSO GOVERNO". SÓ QUE O PREFEITO ABRIU UMA EXCESSÃO PRA TOINHA E PRO PEDRO SOUSA INDICAR OS SEUS. RESULTADO. DENUN CIAMOS NAS REDES SOCIAIS, NOS BLOGS, NOS FACES E NÃO DEMOROU NADA PARA QUE OS OUTROS VERADORES QUE TAMBÉM TINHAM OS SEUS FICASSEM SABENDO E O QUE ACONTECEU: APARECERAM BEM NA HORA DA REUNIÃO DA CÚPULA E ASSIM, O GOVERNO TEVE QUE VOLTAR ATRÁS RECONDUZINDO TODOS OS DIRETORES AOS SEUS ANTIGOS CARGOS. MORAL DA HISTÓRIA, O JOAO SALAME PERDEU CREDIBILIDADE, O BRESSAN QUE JÁ NAO TINHA, PERDEU A QUE POSTERIORMENTE PODERIA VIR A TER, A TOINHA E O PEDRO SOUSA SE QUEIMARAM COM AS PESSOAS QUE ELES INDICARAM PORQUE ESSAS PESSOAS ACABARAM ARRUMANDO PROBLEMAS COM OS ANTIGOS DIRETORES JÁ QUE A MAIORIA TRABALHAVA NA PRÓPRIA ESCOLA, ENFIM...TUDO QUE SE CONSEGUIU FOI INSTALAR NAS ESCOLAS UM CLIMA DE DESARMONIA E CONTENDAS ENTRE OS OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NESSAS ESCOLAS. É LAMENTÁVEL A FORMA COMO ESSE GOVERNO VEM DELIBERANDO SUAS AÇÕES. aSSIM COMO O MAURINO CONTRIBUIU COM SUA PÉSSIMA GESTÃO PARA QUE O TIÃO ESTIVESSE AQUELA ESTRONDOSA VOTAÇÃO PARA DEPUTADO, O JOÃO SALAME ESTÁ CONTRIBUINDO PARA QUE O TIÃO VOLTE A PREFEITURA DE MARABÁ COM TODA FORÇA E ARROGANCIA.

    ResponderExcluir
  9. para todos os outros servidores a exoneração foi uma boa...a maioria dos diretores que estavam ai, estão atrapalhando as novas conquistas da categoria e o próprio trabalho do sintepp, ou vocês não lembram que na greve do ano passado os diretores perseguiram os professores e colocaram faltas propositais? Agora estão pedindo ajuda do sintepp, mas durante os 4 anos de maurino se afastaram do sintepp e nunca apoiaram a luta quando os trabalhadores mais precisavam e agora vêm correndo querendo que o sintepp resolva tudo por eles. Deveriam ter se unido com o sintepp e pensado nisso antes, desde a época em que o Maurino estava desviando dinheiro do povo. Agora vamos a eleição e eleger diretores com outro perfil, que estejam comprometidos com a categoria principalmente na hora da reinvindicar os nossos direitose que apoiem principalmente em momentos de greve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu caro, me surpreende também em ver nos últimos movimentos muitos diretores com o discurso de defesa do sintep. Entretanto, nos anos do governo do Maurino, a resposta que os professores tinham era "o sintepp não resolve nada, que se houvesse greve a escola ia continuar funcionando com os temporários e quem fosse para a greve ia levar falta". Hoje, o mundo girou e pensam que todo mundo tem memoria curta.

      Excluir
  10. Eu queria saber agora que estão dizendo que todos os diretores já foram reconduzidos aos cargos, o que vai acontecer com as pessoas que haviam sido convidadas para substitui-los. Sim porque algumas pessoas já haviam até assumido sendo que algumas trabalhavam na própria escola. Essas pessoas foram expostas, tiveram que enfrentar a rejeição das antigas e antigos diretores, e até a hostilidade de alguns colegas. E agora? O que eles vão fazer com relação a essas pessoas. Tem o caso de uma professora que trabalhava duzentas horas em uma unica escola, ao ser convidada, deu baixa na carga horária, sendo imediatamente substituida. Agora, a antiga diretora voltou e ela tera que trabalhar em duas escolas para completar sua carga horária, alĺem de ficar mais distante de sua casa. Acho isso uma falta de profissionalismo terrível, é expor as pessoas a situações humilhantes, constrangedoras. Sinceramente, eu achei que esse governo poderia ser uma terceira via, mas enganei - me profundamente. Espero que esses quatro anos passe logo e com eles, venha a resposta a todas essas incoerencias.

    ResponderExcluir
  11. Aurismar, essa informação de que todos os diretores voltaram procede? Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Voltaram porque o prefeito não aguentou a pressão de alguns edis que acudiram seus afilhados. Nada de novo no podre reino da Dinamarca.

    ResponderExcluir
  13. o JS tá completamente dominado e com medo dos próprios aliados. Desmoralização total é o que pode se dizer a respeito dessa situação vexatória que o prefeito passou.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que se a comunidede, faz mobilização para q seu diretor (a) escolar permaneça em sua função é por q ele ou ela faz um bom trabalho... Isso deveria ser um ponto a favor deste trabalhado.

    ResponderExcluir
  15. acho que o joão está de parabéns pela medida e não há dúvidas que só quem é contra essas medidas são a minoria e a minoria não deve prejudicar em nada nas próximas eleições, pois a maioria sempre irá apoia-lo se ele continuar a adotar medidas que beneficiam o coletivo e a democracia do município de marabá, esperamos que mantenha o seu posicionamento e desejo um bom trabalho para os novos diretores que estarão chegando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus!! É impressionante como ainda existem pessoas, tão sem noção e puxa saco de um sujeito como esse prefeito que so faz merda. Sai dai palhaço(a) dar os parabéns por uma atitude tão radical dessa.Vai puxar saco no inferno.

      Excluir
    2. meu caro, vamos ter bom senso! o companheiro acima está correto. Pode-se fazer qualquer crítica ao João S, mas ele mexeu corretamente em um setor da escola que parou no tempo, que funciona precariamente e que só estavam lá porque conheciam políticos que adotam a pratica do clientelismo (eu pergunto é certo uma pessoa querer ser diretor dessa maneira?) claro que não. Fazer gestão na escola é muito mais do que só colocar falta em professores. Democracia já! Parabéns João por acabar com a farra nas escolas.

      Excluir
  16. Eu particularmente, entendo que se os diretores saissem ou permanecessem na direção mediante os resultados das eleições, isso sim seria legal. Não acho ilegal o retorno dos mesmos, uma vez que se fala tanto em democracia, e as eleições já estão previstas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. demacracia não meu filho. o nome disso é intervenção politica partidária.

      Excluir
  17. Fico pensando se esse governo não está "boiando", pq um dia toma uma decisão e é o maior auê, no outro dia voltam atrás e o "auê" é maior ainda. Ou eles não sabem o q estão fazendo, ou estão brincando com nossa cara.

    ResponderExcluir
  18. Dar parabens a um prefeito que não tem pulso forte,premeiro manda exonerar,e depois por motivo de força maior tem que reconduzi-los aos cargos.
    Isso é a prova de que o prefeito(a gestão) tá nas mãos dos PODEROSOS VEREADORES,e que na verdade são eles que governam a cidade, e é por isso que nossa cidade sempre fica na MESMICE,até quando?

    ResponderExcluir
  19. Dar parabens a um prefeito que não tem pulso forte,premeiro manda exonerar,e depois por motivo de força maior tem que reconduzi-los aos cargos.
    Isso é a prova de que o prefeito(a gestão) tá nas mãos dos PODEROSOS VEREADORES,e que na verdade são eles que governam a cidade, e é por isso que nossa cidade sempre fica na MESMICE,até quando?

    ResponderExcluir
  20. ELEIÇAO PARA DIRETORES É A SOLUÇAO PARA UM SISTEMA EDUCACIONAL DO NEPOTISMO,DOS GAUCHOS,DOS AMIGOS DAS TENDENCIAS E DEMAIS? COMO PODE UM SECRETARIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEM UM CONHECIMENTO DE CAUSA, TOMAR DECISÕES SEM CONHECER A REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DESTE MUNICIPIO? EM SEIS MESES DE GOVERNO QUAL FOI A ESCOLA QUE RECEBEU UMA VISITA, UM ACOMPANHAMENTO IN LOCO DO DIA A DIA ESCOLAR POR PARTE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MARABÁ? SECRETÁRIO, E DEMAIS ASSESSORES, PARA SE TOMAR DECISÕES ADMINISTRATIVAS É NECESSÁRIO QUE TODOS OS GESTORES TENHAM HUMILDADE, CONHECIMENTO, RESPEITO, ÉTICA E ACIMA DE TUDO PÉS NO CHÃO. SE ELEIÇÃO FOSSE UMA ALTERNATIVA MAURINO TERIA SIDO MELHOR PARA MARABÁ.




    ResponderExcluir
  21. IMPRESSIONANTE!!!
    COMO AINDA HÁ PESSOAS DE PENSAMENTOS TÃO PEQUENOS NA EDUCAÇÃO. POR TRÁS DOS PROFISSIONAIS EXONERADOS HÁ FAMILIARES, AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO, ALUNOS E PAIS DE ALUNOS...QUE CERTAMENTE PESAM NUMA ELEIÇÃO.
    ACORDA MEU AMIGO!!!

    ResponderExcluir
  22. Aurismar,Por q os diretores que não tem padrinho mágico ñao podem voltar e disputar as eleições? Que injustiça é essa companheiros de luta? Vamos ser justo com todos esses companheiros , q contribuiram e contrui para a educação deste municipios algums diretores q sairam é referencia aqui e em outros municipios são ate convidados para mimistrar formação .. E seu proprio municipio não reconhece o trabalho de qualidade que estes desenvolvem... É uma pena mesmo pior q com tudo isso quem perde é a comunidade...

    ResponderExcluir
  23. Aurismar fiquei sabendo ontem que entre os diretores que foram exonerados tem deles q ja ganharam o prêmio Josineide Tavares pelos seus trabalhos é verdade?. Poxa estão tirando pessoas de bons trabalhos , aonde vai chegar a educaçao desta cidde amigos servidores ..?

    ResponderExcluir
  24. Ainda não entendi quero saber se todos os diretores que foram exonerados já voltaram ou se foi só uma minoria, alguém por favor me responda?

    ResponderExcluir
  25. IMPRESSIONANTE! C TANTAS PESSOAS QUE SÓ FALAM PARA A BOCA NÃO FEDER,PENSEI Q ESTIVESSE VOTANDO EM JOÃO SALAME P ELE SER O PREFEITO, MAS MEUS AMIGOS Q FIZERAM O MESMO Q EU, O PREFEITO E O PEDRO SOUSA,ELE Q DÁ AS ORDENS, AGORA SÓ TEMOS Q LAMENTAR E ESPERAR 3 ANOS E 4 MESES.

    ResponderExcluir
  26. QUAIS FORAM OS CRITÉRIO Q TIVERAM PARA AS EXONERAÇÕES D FUNÇÃO DOS DIRETORES?

    ResponderExcluir
  27. Com essa que aconte ceu com os diretores,eles vão pensar duas vezes antes de colocar faltas ou perseguir os servidores quando há manifestaçôes em relação a melhoria salarial ou qualquer outro tipo de manifestação,bem feito...!

    ResponderExcluir
  28. Esse centenário vai ficar para a História.Diretores uns q saíram estão pouco se incomodando com o andamento da escola .Estão preocupados em entregar para os seus funcionários uma lista para conseguirem assinatura da comunidade para pedir q eles fiquem.Gritando no microfone pedindo voto .parecem loucos.Será q eles estão comedo d alguma coisa....como por ex.levantamento do dinheiro do PDE.ou por q alguns nem aparece na escola ou por que alguma trabalha no estadl dando aula no horário q ela deveria está no município exercendo sua função d diretor???

    ResponderExcluir
  29. anônimo maio 31,vc mostra q não tem compromisso c a educação vc e um grande preguiçoso,faltoso e conserteza nem pisa na escola prejudicando, atrapalhando o andamento d escola, e por isso q vc gostou, vai trabalhar q vc não ganha falta cumpri c seu papel q vc vai se dar bem, fica a dica.PARABENS DIRETORES EXONERADOS DA FUNÇÃO,CUMPRIU C SEU PAPEL.

    ResponderExcluir
  30. Esse texto sobre atroca de diretores,conta que fizeram manifestação em algumas escolas,um homem com muita curiosidade queria passar bem cedinho em frente de algumas escolas só para sentir o clima de rebelião e pareceu tudo normal.AURILENE DA SILVA SANTOS 6c

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.