sábado, 18 de maio de 2013

ATIVIDADE SOBRE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

(PARA PROFESSORES E ALUNOS)

Leia o texto abaixo para responder as questões de 1 a 11.

UMA ESTRATÉGIA PERIGOSA NAS REDES SOCIAIS


Tenho observado o caloroso e, às vezes, estremado debate que tem acontecido nas redes sociais em torno de homens e mulheres que se declaram gays. A própria existência do debate tão aberto mostra que nossa sociedade evoluiu, pois em outros tempos isso não seria concebível. Esse percurso dialético da sociedade humana, criada pelo homem e para o homem, é reflexo do próprio homem que vai evoluindo a cada geração. Todavia há um viés retrogrado nesse debate. Algo do qual ainda não conseguimos nos livrar e que funciona como uma erva daninha, ou fruta estragada - a intolerância.
Esse sentimento de não aceitar aquilo que difere de nossa verdade, tida por nós como absoluta, já gerou muitas injustiças nos passado. Quando fomentado por uma instituição que tem o poder de formar pensamentos como a igreja, seja ela a que religião pertença, o que seria opinião de um passa a valer como princípio a ser defendido de forma absoluta. Esse discurso da intolerância está sendo disseminado por várias pessoas, jovens ou não, na internet. 
Os defensores do deputado Marcos Feliciano tem apostado no jogo da injúria, calúnia e difamação contra outro deputado declarado gay. Essa infâmia estratégia de minar a todo e qualquer custo a imagem de um  para fazer valer a do outro poderá trazer consequências históricas para nossa sociedade. A primeira dessas consequências é a institucionalização do pensamento de que qualquer pessoa declarada gay é perigosa e nociva para a sociedade, por isso deve ser combatida. Esse pensamento é perigoso, de um debate na internet pode transformar-se em conflitos de ruas como existem em países da Europa, os promovidos pelos Skin Head na Alemanha, por exemplo. Outra consequência nefasta é a descaracterização da doutrina cristã que se baseia no amor ao próximo "amar a quem nos tem ofendido". Esse princípio tem sido esquecido nos debates. Esse é o caminho pelo qual os lideres evangélicos precisam direcionar seus debates, penso eu.


01. Qual das opções abaixo corresponde ao tema tratado nesse texto?


a) Pessoas que se declaram gays.


b) A intolerância contra os gays.


c) Brigas de ruas.


d) A falta de amor.


e) O cristianismo.


02. O autor projeta o texto para defender a seguinte tese:

a) A intolerância atrapalha o debate sobre a questão gay.


b) A sociedade humana já evoluiu plenamente e está madura para qualquer debate.


c) A nossa verdade tida por nós como absoluta gerou muitos conflitos no passado.


d) A igreja tem o poder de formar pensamentos.


e) A intolerância é algo perigoso porque pode gerar conflitos de ruas.


03. O autor conclui o texto mostrando um caminho a ser seguido para se resolver essa questão. Diga, com suas palavras, qual é esse caminho apontado pelo autor.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


04. Qual seria o melhor sentido para a palavra retrógrado, que aparece no texto?

a) Que está evoluindo.


b) Atrasado.


c) Inovador.


d) Algo difícil de entender.


e) Atual.


05. Qual das ideias abaixo é defendida pelo autor no texto?


a) Nossa sociedade continua atrasada sem nenhuma evolução.


b) Aquilo que aceitamos como verdade tem que ter valor absoluto, por isso não devemos nunca aceitar a opinião dos outros.


c) Toda pessoa que se declara gay é perigosa.


d) Os Skin head é um importante grupo revolucionário da Alemanha.


e) O principio do amor ao próximo deve direcionar os debates a esse respeito.


06. Qual das ideias abaixo NÃO é defendida pelo autor no texto?


a) A existência do debate sobre a questão gay mostra que nossa sociedade evoluiu.


b) Em tempos atrás esse mesmo debate seria possível.


c) Os defensores do deputado Marcos Feliciano atacam com injúrias, calúnia e difamação outro deputado declarado gay.


d) Uma das consequências da intolerância com relação a essa questão pode ser a descaracterização da doutrina cristã que se baseia no amor.


e) A igreja é uma instituição que tem o poder de formar pensamentos.


07. Que outro título você daria a esse texto? Escreva abaixo. Lembre-se: o título tem que ser diferente do tema; deve despertar a curiosidade para a leitura do texto.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8. Qual a sua opinião com relação a esse assunto. Escreva em pelo menos cinco linhas. Procure ser claro e objetivo.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09. Veja se nesse texto há alguma frase nominal (frase que não possui verbo). Se houver escreva-a abaixo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. A frase “A própria existência do debate tão aberto mostra que nossa sociedade evoluiu, pois em outros tempos isso não seria concebível” é um período composto formado por três orações. Circule os verbos que aparecem nessa frase.



11. Leia a canção abaixo de Chico Buarque e diga qual a principal característica da cantiga de amigo que aparece nela. Copie a parte da canção que comprove a sua resposta.

Sob Medida
Chico Buarque

Se você crê em Deus
Erga as mão para os céus
E agradeça
Quando me cobiçou
Sem querer acertou
Na cabeça
Eu sou sua alma gêmea
Sou sua fêmea
Seu par, sua irmã
Eu sou seu incesto
Sou igual a você
Eu nasci pra você
Eu não presto
Eu não presto


Traiçoeira e vulgar
Sou sem nome e sem lar
Sou aquela
Eu sou filha da rua
Eu sou cria da sua
Costela
Sou bandida
Sou solta na vida
E sob medida
Pros carinhos seus
Meu amigo
Se ajeite comigo
E dê graças a Deus


Se você crê em Deus
Encaminhe pros céus
Uma prece
E agradeça ao Senhor
Você tem o amor
Que merece

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CLIC E CONFIRA O GABARITO

VEJA MAIS
CONJUNÇÕE COORDENATIVAS/ INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ATIVIDADES 

REDAÇÃO DO ENEM - TRABALHANDO A COMPETÊNCIA I (AULA 1)
(Veja aqui a aula 1)
(Veja aqui a aula 2)
(Veja aqui Preposições Conteúdos e Exercícios)

TIPOS DE PARÁGRAFOS - PARA QUER APRENDER A FAZER UMA BOA REDAÇÃO

CONCORDÂNCIA VERBAL REGRAS E EXERCÍCIOS

ANÁLISES LITERÁRIA

TEXTO DISSERTATIVO

12 comentários:

  1. 1)letra B
    2)letra E
    4)letra D
    5)letra B
    6)letra B
    para mim e isso.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não, o gabarito correto é 1) B, 2)A, 4)B, 5)E, 6)B
    Por que a 2 não pode ser a E,os conflitos de ruas gerados que podem ser gerados pela intolerância, é um dos ARGUMENTOS que o autor utiliza para defender a sua TESE de que "a intolerância atrapalha o debate sobre a questão gay". Por que a 4 não pode ser a D, o prefixo "retro" que aparece em retroprojetor, retrovisor, significa movimento para trás, portanto retrogrado é aquele que ficou atrasado, para trás. Por que a 5 não pode ser a B, o texto trata justamente da questão da intolerância, mostrando ela como perigosa para o debate, seria contraditório o autor defender a ideia expresso na opção B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Henri.dezembro 15, 2015

      Te agradeço muito Professor, espero que seu gabarito esteja correto..porquê usei ele para fazer recuperação rsrs

      Excluir

  3. Inicio meu comentário discordando do seu texto no que diz respeito a que o homem está evoluindo a cada geração. Você alimenta esta afirmação quando diz que as discussões estão acontecendo amplamente nas redes sociais enfocando a questão do homem e mulher que assumem como gays, mas você também chama àqueles que são contrários a essa prática de intolerantes, inclusive rotulando de "viés retrógrado, erva daninha e fruta estragada" e da qual precisamos nos livrar delas. Meu caro, quero te informar que sou totalmente contrário a violência seja com quem for, e qualquer pessoa que agredir alguém pela sua opção sexual ou qualquer outro motivo, deveria ser preso como qualquer criminoso, porém colocar como intolerância a minha opção de não admitir que um homem queira ser mulher e vice-versa, e que por isso eu e todos os outros que temos o mesmo conceito sejamos tachados por intolerantes, retrógrados, erva daninha, fruta podre, homofóbicos e que a sociedade precisa ser livres de pessoas desse tipo, quem é o intolerante então? Da mesma forma que alguém quer o direito de ser gay, precisa conceder o direito daqueles que não aceitam. Se alguém quer ser gay, o problema é dele, mas eu não aceitar, não me torna alguém intolerante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, gostei do seu comentário de contra-argumentacão.

      Excluir
    2. Excelente, gostei do seu comentário de contra-argumentacão.

      Excluir
  4. PARABÉNS! ADOREI SUAS ATIVIDADES, TRABALHEI COM MEUS ALUNOS, FOI MUITO ÚTIL, OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, que bom que meu site está sendo útil a você.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, que bom que meu site está sendo útil a você.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, que bom que meu site está sendo útil a você.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto ele gera um bom debate. A atividade de interpretação está perfeita obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  9. bom mais poderia melhorar na questão das perguntas sendo mais focadas a caracteristicas do texto!

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.