sexta-feira, 24 de maio de 2013

A CANETADA - DIRETORES DE ESCOLA PERDEM A FUNÇÃO GRATIFICADA


Diretores são exonerados!

O anúncio do Prefeito do dia 22 de maio de que ia derrubar todas as portarias dos diretores na sexta-feira não foi compreendido pelos Diretores presentes, pois chegaram até a aplaudir a atitude do gestor, já que o mesmo acrescentou que assinaria outras portarias com prazo até o dia da Eleição dos Diretores. Ocorre que muitos foram surpreendidos hoje com a notícia de que não continuaria a frente da direção da SUA escola.
A notícia criou uma verdadeira confusão, pois a maioria dos EXONERADOS está prometendo convocar a comunidade escolar para tentar evitar o afastamento da escola. Lembrando que isso sempre acontece quando os Diretores são muito queridos pelos alunos, servidores e pais.
A informação oficial repassada pela SEMED dá conta que todos os diretores seriam exonerados, mas que alguns permaneceriam no cargo, onde segundo a SEMED caberia ao prefeito, a partir da indicação da SEMED assinar ou não as novas portarias.
A situação é extremamente complicada: de um lado há a Contistuição Federal que reza que as FUNÇÕES GRATIFICADAS são de livre NOMEAÇÃO E EXONERAÇÃO DO GESTOR MUNICIPAL e de outro temos a TRADIÇÃO que sempre foi imposta em Marabá da permanência dos Diretores na FUNÇÃO independente do Governo e da qualidade de seu trabalho. Há ainda a tradição de sempre respeitar a permanência dos melhores profissionais.
Acreditamos que o SINTEPP tentou de todas as formas garantir o bom senso, ou um meio termo, pois lutamos pela realização de um PROCESSO ELEITORAL SIMPLIFICADO para evitar que os Diretoresfossem exonerados de ofício pelo gestor municipal. Nós sempre achamos que a democracia seria a melhor saída!
Hoje recebemos muitas ligações de Diretores indignados com a decisão do Prefeito e da SEMED, mas precisamos esclarecer que não se pode fazer muito, já que a decisão é do Gestor Municipal. Em reunião na SEMED, orientamos que a melhor saída, caso a EXONERAÇÃO fosse enevitável, seria escolher Diretores que fossem da própria escola. O Secretário Bressan, por sua vez, afirmou que só nomearia diretores de outras escolas se não houvesse professores com a qualificação necessária para assumir a Direção.
A verdade é que o sentimento agora é de perplexidade, pois a grande maioria dos Diretores e seus respectivos vices não esperavam pela exoneração...Quando não há democracia, tudo isso é apenas uma consequência...

 VEJA MAIS

QUAL DEVE SER A DURAÇÃO DA HORA-AULA 45 OU 50 MINUTOS?

O PROFESSOR DEVE TRABALHAR NO INTERVALO DO RECREIO?

CONCORDÂNCIA VERBAL REGRAS E EXERCÍCIOS

ANÁLISES LITERÁRIA

TEXTO DISSERTATIVO

20 comentários:

  1. O DIA D?
    Primeiro preciso dizer que é bastante contraditório justificar as exonerações dos diretores baseado na prerrogativa de que o cargo é de livre nomeação do prefeito,se ao mesmo tempo fala-se em eleição! então eleição pra que? acredito que teria sido mais digno e coerente ter nomeado os novo diretores logo no inicio do mandato o que seria absolutamente incontestável.Já diz o velho dito popular "ninguém é insubstituível",mas acrescento, as pessoas também não são tão substituível que possam serem descartadas, em se tratando de educação isso é fato, foi o que aconteceu, as 14hs uns vão as 16hs outros ficam as 18hs esses assumiram.lamentável em um ano bastante prejudicados pelos as atropelos de uma administração incompetente dividida e confusa em suas decisões. Quem perde em muitos casos com uma outra exceção é a escola pois muitos bons profissionais, competentes e que deram a sua vida pela educação de marabá estão sendo substituídos sem critério algum adequada para gestão escolar, quew de uma hora para outra cair de paraquedas em uma escola que como agente costuma dizer a escola tem a cara do diretor.Enquanto no setor privados os bons profissionais são reconhecidos,valorizados e mantidos em suas funções e muitos até promovidos pelo seus desempenho aqui acontece ao contrario.Este e´o raio x que faço dessa gestão. "um secretario(Bressan) fantoche incompetente auxiliado por uma puxa-saco(Eide) bajuladora de Um vereador(Pedro Souza) de ideias Débeis conselheiro de um Prefeito Falastrão que nada entende da coisa publica principalmente de educação e pensa que sabe de tudo.meus pêsames.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito triste com a indicação da diretora da escola que trabalho. Recém chamada do concurso, sem experiencia e não conhece a realidade da escola....Divida de ppolítica é um mal eterno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso realmente é uma grande decepcão pois soube que as pessoas que estão assumindo são petista e que irão besta na escola para vijiar e levar relatorios para a SEMED.
      O pior de tudo isso é pessoas que nem se quer ter qualificação.
      Ter uma especialização poderia ser pelomenos um requisito indispensapensavel.

      Excluir
  3. Anônimo Maio 25,2013
    olhando para o que aconteceu ontem com os diretores de Marabá,percebo o quanto estão perdidas as pessoas que gestam nosso Município e sinto muito por ainda termos lideres que dizem legislar para o povo e cometer atrocidades como estas, não estão preocupados em qualidade e sim em manter seus cabos eleitorais.E me pergunto constantemente, será que nunca vamos ser libertos dessa política podre escrupulosa?onde os que se intitulam como políticos, enche o peito pensando que esse tempo não acaba e vai passando um rolo compressor na dignidade das pessoas.O bom é que esse tempo chega e sonho de um dia as pessoas ganharem a política por competência e seriedade e não por compra de votos.

    ResponderExcluir
  4. Caros colegas, o trabalho do diretor escolar é complexo abrange planejamento, liderança, coordenação, mediação e avaliação das ações internas da escola e a sua relação com a comunidade para garantir a efetivação educacional na aprendizagem dos alunos.. Todo esse trabalho demanda um acervo de competência que ermitam ao diretor gatantir o exercicio de sua responsabilidades funcionais e sociais.. A liderança é construida ao longo dos anos, estabelecendo processos confiáveis para garantir os direitos dos educandos.. E a comunidade sabe do compromisso q nós diretores temos para com a nossa comumidade escolar... E estavamos como diretor escolar não para se ver livre do trabalho pedagógico e sim para contribuir no processo de formação do cidadão de forma significativa tendo clareza da importâcia da sua atuação como gestor para garantir um ensino propício e adequado ao desenvolvimento da criança.. Neste contexto esse governo pode ate não reconhecer o trabalho dr qualidade que temos realizado,mas a comunidade reconhece o nosso trabalho... Agora uma pergunta que não quer calar que governo democratico é esse que tira os diretores antes das eleções .. ? Porq não deixaram os pais e comunidade escolher seu diretores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falta de respeito para com quem tem trabalho prestado na educação é grande... Mas, a roda gira e quatro anos passam rapidinho.

      Excluir
  5. Fazer o q, temos q obedecer ordens, é assim q se sente um "reles contratado" qndo chega outro em seu lugar, fazer o q, TEM Q SAIR!!!

    ResponderExcluir
  6. Profº Aurismar,
    Em 20 anos da história recente de Marabá nunca vi ou ouvi falar de tamanho desmando na educação! Se o prefeito queria substituir alguns diretores porque não o fez apenas via portaria de exoneração? Em uma atitude extremamente autoritária expôs dezenas de diretores a uma situação vexatória. Os juntou para escárnio? A maioria desses profissionais possuem históricos ilibados nas comunidades onde trabalham. Será que as comunidades aceitarão essas trocas de profissionais por este método? Acredito que este final de semana será muito grande para este governo! Senhor João as teorias de Maquiavel estão lhe atrapalhando. Três anos e seis meses passam muito rápido!!! Seus adversários políticos neste momento estão festejando essa grande "burrada" que o Senhor fez. Quem não sabe juntar, espalha!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela a atitude do prefeito! Muitos destes diretores se acham os verdadeiros donos das escolas, por isso que tem que haver mudança para que a educação venha realmente mudar.

    ResponderExcluir
  8. O que aconteceu na sexta-feira na semed quando os diretores foram comunicados de suas exoneraçoes nao foi um ato democratico como foi prometido pelo gestor publico q encerrou a reuniao no auditorio da metropolitana dizendo para todos da educaçao fazer um xou de democracia,alegando q iria acabar com a ditadura nas escolas em que diretores eram indicados por vereadores.e quem indicou os diretores p assumir os cargos injustiçados dietores exonerados?todos sabem vereadora toinha outros do PT cade o sintepp? q projeto de eleiçao e este? isso nao e democracia e sim dmagogia.

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo AURISMAR é lamentável o que aconteceu com alguns diretores pois desses diretores que foram exonerados ti garanto que tem pessoas competentes e que faz um bom trabalho junto a escola e comunidade, porque este prefeito e sua equipe não esperaram a eleição, mas eu entendo porque eles não esperaram eles precisavam colocar os deles e com a eleição não iria sobrar vaga para colocar a panela para ganhar pelo menos 4 meses de salário de diretor, pois o que vai acontecer os diretores que foram exonerados a maioria ganha na eleição, pois na escola que trabalho a diretora pode considerar eleita, quero ver a cara da pessoa que vem para a escola para passar apenas uns meses,isso que é mais vergonhoso para essas pessoas, se as mesmas tivesse um pouco de ética não aceitaria um convite deste uma proposta imoral de um governo totalmente despreparado com a educação..mais como diz o ditado muitas águas irão passar debaixo desta ponte.Um abraço amigo...

    ResponderExcluir
  10. prof. aurismar acho q os diretores exonerados deveriam ter sido informado sobre o processo,sendo q ficou bem claro no dia da assembleia na metropolitana q ninguem entendeu a mensagem do gestor.o mesmo disse q o processo de eleiçao seria democratico,mas ficou bem claro q a democracia passou bem longe e todos os diretores q foram nomeados para assumirem os cargos foram indicaçoes de vereadores do PT.acreditamos no sintepp q sempre foi um sindicato atuante e os gestores exonerados tambem sao filiados eq exige no minimo q o sindicado possa interferir no sentido de ficrmos lotados na escola em q exercemos a nossa funçao,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houver vaga, não há nada que impeça... podendo inclusive configurar como perseguição.... ser for nosso filiado.... ligue para o Sindicato.

      Excluir
  11. FALTA DE RESPEITO,FALTA DE RESPEITO, FALTA DE RESPEITO É ESSA A PALAVRA DE ORDEM.DIRETORES ERGAM AS CABEÇAS QUATRO ANOS VOAM..E ESSE GOVERNO VAI TER O TROCO É ESPERAR PRA VER...

    ResponderExcluir
  12. Esse Mandato É O Mandato Da Caca Aos Diretores. Agora Pq Eu Nao Sei.

    ResponderExcluir
  13. caro prof. Aurismar realmente alguns diretores não tinham as competências necessárias para o cargo que ocupavam, outros que conheço são bem capacitados, mas politicamente analisando a maioria foram nomeados por outros governos, e ainda teve um caso absurdo a vice-diretora do judith foi convidada a assumir a direção daquela escola, mas o fato é que a mesma atuou ativamente segundo informações de outros na campanha do então candidato a prefeito tião miranda, e também trabalhou na SEMED na gestão do mesmo. Isto é incompreensível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for nesse caso a diretora luciana era caba eleitoral do maurino.Foi eleita nova iluminada pelo amigo disney.Sempre participou de todas as reuniões da turma do maumau.
      Agora não podemos escolher diretor pela tonalidade partidaria. Vamos avançar mwu povo oque ta em jogo é educação.

      Excluir
    2. Triste que um educador ainda pense dessa maneira " é competente mas trabalhou com outro governo". É muito atraso de uma pessoa que deve ser formador de opinião.
      Me desculpa companheiro mas seu lugar não é na escola. Vc deve permanecer nesse cural eleitoral que te limita e te deixa tão pequeno.

      Excluir
    3. Professor nos somos servidores do município e não de prefeito e políticos. Por isso nos estamos perdendo profissionais competentes, uma pena ainda temos esses tipo de pensamento atrasado.
      So quem perde é o município que investiu na formação de uma servidor e no final de quatro anos esse mesmo servidor é descartado.

      Excluir
  14. Esse anônimo que parabeniza o prefeito deve ser mais um dos que não tem nenhum compromisso, porque ou lugar pra ter gente sem responsabilidade é a educação,pessoas com um discurso que faz levantar até Che, mais na prática é só embromação.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.