quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

BOLETIM INFORMATIVO DA ASCOM (Nos enviado por e-mail)


Assessoria de Comunicação

Boletim/2013

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

 

PREFEITO DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DE ALMIR GABRIEL

 

O prefeito João Salame decretou ontem, 19, luto oficial de três dias em Marabá em razão do falecimento do ex-governador do Estado, Almir José de Oliveira Gabriel. Ele faleceu na manhã de ontem no Hospital Geral da Unimed, onde estava internado desde o dia 11 deste mês.

O corpo do ex-governador está sendo velado no Palácio Lauro Sodré e será sepultado nesta quarta (20), no túmulo da família Gabriel, em Castanhal, nordeste do Estado. O féretro sairá de Belém, às 14h.

Almir Gabriel foi Prefeito de Belém (nomeado), senador constituinte, governador do Pará por duas vezes. Atualmente estava sem mandato político e há mais de 5 anos era filiado ao PTB. Deixou quatro filhos Almir Gabriel Filho, Marcelo Gabriel, Haifa França Gabriel e Sâmia Gabriel.

 

CCZ VAI REALIZAR PALESTRAS DE COMBATE À DENGUE

 

Para prevenir a proliferação do mosquito da dengue, já que o período de chuva é propício para a procriação do inseto, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vai realizar palestras e ações junto a empresas e escolas orientando sobre a importância de combate ao Aedes aegypti, que transmite a dengue.

Segundo a coordenadora do CCZ, veterinária Ana Carolina Fernandes da Silva, serão 10 palestras mensais, a começar pela Folha 10, onde o levantamento de índice do mosquito apresentou um dos maiores percentuais. As informações também podem ser prestadas mediante solicitação.

Empresas como Vale e Sinobrás estão na agenda do CCZ, assim como o Corpo de Bombeiros Militar, que também é um dos multiplicadores do combate à dengue.

Dengue em Marabá – Este ano, até hoje, 20, há registro de 109 casos suspeitos de dengue no município. Oito deles confirmados como dengue clássica. Em relação ao mesmo período de 2012, quando a Vigilância Epidemiológica da SMS registrou mais de 880 notificações nos dois primeiros meses do ano, houve queda significativa.

Isso se deve, segundo Carilina, as ações de limpeza realizadas pela prefeitura em toda cidade, que eliminou os criatórios do mosquito, que pode colocar seus ovos até em tampa de refrigerante.

 

SEASP REALIZA DIA 27 MUTIRÃO DO CADÚNICO

 

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), intermediada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da Nova Marabá, realiza no próximo dia 27 o 1º Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais. O cadastro é essencial para que a pessoa possa ter acesso a benefícios sociais do Governo Federal, como o Bolsa-Família.

O mutirão começa a partir das 8 horas no Espaço de Convivência do CRAS, localizado na Folha 13, Quadra Especial (anexo ao CAIC), Nova Marabá, e contará com a presença da primeira dama e secretária de Assistência Social, Bia Cardoso Rosa Salame.

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Famílias com renda superior a esse critério poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios.

As principais informações das famílias cadastradas são:

•características do domicílio (número de cômodos, tipo de construção, tratamento da água, esgoto e lixo).

•composição familiar (número de componentes, existência de pessoas com, deficiência).

•identificação e documentação de cada componente da família

•qualificação escolar dos componentes da família

•qualificação profissional e situação no mercado de trabalho

•remuneração

•despesas familiares (aluguel, transporte, alimentação e outros).

 

SEAGRI PROGRAMA FEIRA DO PEIXE PARA MORADA NOVA

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), programa uma Feira do Peixe para um pouco antes da Semana Santa. O evento, previsto para o distrito de Morada Nova, será intermediado por Amarildo Cavalini, produtor de pescado naquela região.

De acordo com a SEAGRI, devem ser colocados à venda cerca de três toneladas de tambaqui a preço menor que o praticado no mercado local.

A SEAGRI ainda está em fase de reorganização, mas já trabalha a possibilidade de estender a Feira Itinerante do Peixe para outros setores da cidade, inclusive oferecendo outras espécies, o que depende de parceria com intermediadores de pescado da região do salgado.

2 comentários:

  1. Ei,Srº Edimilson quando o prefeito vai pagar nossas RECISSOES, nós que não samos da Educação e saúde.

    ResponderExcluir
  2. Só uma informação para a secrataria de comunicação. Morada Nova não é destrito é BAIRRO da cidade de Marabá...

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.