terça-feira, 31 de julho de 2012

ELEIÇÃO MUNICIPAL EM MARABÁ COMEÇA TÍMIDAS NAS RUAS

Timidamente pode se ver algum carro de som nas ruas de Marabá. Talvez os candidatos estejam usando da estratégia de começar fraco para fortalecer no final. A contar pelo aumento do número de vagas na Câmara Municipal, muita coisa ainda vai rolar até o mês de outubro. A coisa deve esquentar mesmo quando começarem as propagandas na televisão no dia 21 de agosto. É aguardar pra ver.  

Tchau, Hotmail: Microsoft exclui serviço de email depois de 16 anos


internet


POSTADO POR PAULO FLORO , ÀS 17:16 EM 31/07/2012

Todos dizem olá para o novíssimo Outlook.com (Foto: Divulgação)
Quem se recusava a abandonar seu email do Hotmail, agora será obrigado. A Microsoft eliminou a marca e substituiu pelo Outlook.com. Por enquanto, ainda será possível enviar mensagens com o serviço antigo, mas em breve todos os usuários irão mudar para o novo domínio.
A Microsoft ainda deixará que os usuários escolham um novo nome de endereço, deixando o Hotmail como uma espécie de email alternativo. Este novo serviço será acessível pela web, mas terá uma usabilidade melhor em clientes POP3, Exchange ActiveSync e dispositivos mobile.
Os usuários poderão usar o Skype, que vem nativo no email, além de uma integração com a nuvem. O Office Web Apps, com Word, Excel, PowerPoint e OneNote, também está disponível.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

OLÁ COMPANHEIROS!!!

Tirei férias das postagens por uma semana, mas já estou retornando com a velha pergunta que tudo mundo me faz nas ruas: E o visa vale quando é que sai???

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Médicos do município na mira do MP


(do blog do Chagas Filho)

Em virtude de várias denúncias e também em decorrência das situações apuradas em outros inquéritos civis feita pelo Ministério Público e no âmbito da Defensoria Pública, de que existem médicos da rede municipal de saúde de Marabá que não se fazem presentes aos plantões e nem trabalham no regime de meio plantão, embora recebam integralmente, o MP resolveu agir.
Por meio da promotora de Justiça, Ana Maria Magalhães de Carvalho, o órgão do Ministério Público em Marabá expediu recomendação aos diretores do Hospital Municipal de Marabá (HMM), Hospital Materno Infantil (HMI) e aos Postos de Saúde do município, para que fiscalizem o trabalho desses médicos.
Segundo a promotora Ana Maria Carvalho, são constantes as reclamações de servidores de que alguns médicos “não observam a urbanidade, gentileza e educação no trato com os auxiliares, agindo com irritação e grosseria sempre que são chamados para atender situações de urgências e emergências durante a noite, alegando que estão em seu repouso, embora estejam percebendo seus proventos para prestar os atendimentos”.
Ainda de acordo com a promotora, que atua na área cível de Marabá, as denúncias indicam que os coordenadores de postos de saúde e diretores dos hospitais colaboram com a prática ímproba deixando de informar à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a ocorrência de falta e/ou abandono do local de trabalho antes da finalização da carga horária por parte desses profissionais, inviabilizando o desconto em folha de pagamento.
Diante dos fatos, o MP recomendou que fosse feito o controle rigoroso da presença dos médicos nos expedientes e plantões, informando à Secretaria Municipal de Saúde, as eventuais faltas, ausências e saídas antes do horário regulamentar. "Estarão sujeitos às penalidades aquele que, por ação ou omissão, dolosa ou culposa, concorrer com a prática do ato de improbidade, os que enriquecem ilicitamente, recebendo dinheiro público sem a devida contraprestação dos serviços, observando o Art. 5° da Lei 8429/92", explica a promotora.
O MP quer ainda ser informado dos nomes dos médicos que nos últimos seis meses deixaram, eventualmente, de cumprir a carga horária devida e como é feito o controle de presença desses profissionais. A resposta sobre as providências adotadas para o cumprimento da recomendação deve ser encaminhada por escrito ao MP no prazo máximo de dez dias, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis.
Na recomendação, o Conselho Municipal de Saúde de Marabá (CMS) deverá fiscalizar ordinariamente a presença dos médicos nos plantões, bem como, escalas de serviços e atendimento ao público nos hospitais da rede municipal e postos de saúde, comunicando ao Ministério Público a ocorrência de qualquer alteração.
Foi recomendado também aos médicos da rede municipal, que se abstenham de abandonar plantões ou expedientes, seja nos hospitais, seja nos postos de saúde, ou sair de seu local de trabalho antes do horário para o qual são pagos, caso assim estejam procedendo, ficando certificados que, receber remuneração dos cofres públicos sem a devida prestação do serviço médico é ato de improbidade administrativa, que importa em enriquecimento ilícito, sujeitando o responsável às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato, independentemente das sanções penais, civis e administrativas. (Fonte: Ascom/MPE)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

POR MARABÁ, POR CARAJÁS, POR VOCÊ


Falando sério companheiros, quem era servidor na época do Tião Miranda e Kátia Américo lembra o quanto fomos massacrados por eles. Sinceramente aquele tempo não deve ser esquecido, os companheiros precisam lembrar da greve de 2007, quando tivemos nossos contra-cheques zerados e ganhamos apenas 6,5% de aumento, sendo que os números do Fundeb mostravam um aumento de quase 25%. Alguém sabe dizer quanto sobrava no final do ano a ser repassado em forma de abono? Ninguém sabia, o prefeito geria essa verba como politicamente lhe mostrasse melhor. Tião não, vamos renovar essa administração.
Vamos dizer NÃO e NÃO para quem foi contra a nossa região. Vamos unir a vontade que esses dois tem de trabalhar por nossa cidade com a competências que já mostraram ter. Marabá merece a chance de se tornar de fato uma cidade polo. 

terça-feira, 24 de julho de 2012

ARTICULISTA DA VEJA DIZ QUE INVESTIR NA EDUCAÇÃO É UM GRANDE EQUÍVOCO


Maílson da Nóbrega - Ex-ministro d Fazenda


Fiquei indignado quando li o artigo de opinião do senhor Maílson da Nóbrega (economista) publicado na edição da Veja ano 45, nº30 de 25 de julho de 2012, página30, que se intitula  “Sobre o aumento de gastos públicos na educação”. Segundo ele o aumento do percentual do PIB a ser gasto em educação pelo governo brasileiro , que prevê passar de 5,1 par 10% do PIB em uma década, aprovado pela comissão especial da câmara não passa de “um enorme equívoco”, pois “Não é o volume de gastos que melhora a educação”. Nesse ponto e somente nesse ponto ele tem meia razão.
Para justificar o seu ponto de vista, grande equívoco do economista, ele compara o percentual atualmente gasto pelo Brasil com o de outros países como a China, por exemplo. Diz o articulista “Quem faz fé no mérito desse aumento de gastos deveria examinar o caso da China. Lá se despendem menos de 4% do PIB,”. Intencionalmente, ele não mostra o valor desse percentual comparado ao do Brasil. Eu fiz as contas por ele, vejam só o PIB do Brasil em 2011, segundo dados do Bando Mundial, ficou em  2 087 889 553 822 (dois trilhões , oitenta e sete bilhões, oitocentos e oitenta e nove milhões, 553 mil, oitocentos e vente e dois dólares. 5,1% desse valor representa 106,4 bilhões. No mesmo período o PIB da China foi de 5 878 629 246 677 (cinco trilhões, oitocentos e setenta e oito bilhões, seiscentos e vinte e nove milhões, duzentos e quarenta e seis mil seiscentos e setenta e sete dólares. Agora vejam bem, os 4% desse segundo maior PIB do mundo, fica em 335,1 bilhões de dólares. Quem investe mais Brasil ou China? Outro país que o economista compara com o nosso país é o Japão, terceira maior economia do mundo, que investe apenas 3,3% do seu PIB (quantos Japões caberiam dentro do Brasil), esse percentual equivale a 181,4 bilhões de dólares.
Concordamos quando ele afirma que “não é o volume de gastos que melhora a educação.” De fato não é, mas aumentar o investimento e planejar os gastos, e, principalmente fiscalizar, é essencial para se ter uma educação de qualidade. No nosso país boa parte dos investimentos públicos são escoados pelos esquemas de corrupção, são os “valeriodutos”, os “mensalões”,os esquemas “cachoeiras” que corroem a dignidade desse país. Em vários municípios o dinheiro do Fundeb é gasto pela prefeitura sem nenhuma fiscalização. Quando o Conselho do Fundeb funciona, precariamente, concentra suas ações, basicamente, nos 60% destinados a pagamento de salários; sobre os outros 40%, destinados, ao pagamento do pessoal de apoio e investimentos em infraestrutura paira uma nebulosa de notas frias e preços superfaturados que fogem ao controle dos conselheiros. Os Tribunais de Contas e os MPs  parecem coniventes com tudo isso.
Como fica claro, mostrar somente o percentual sem comparar quanto isso equivale em dinheiro é querer adequar dados a um ponto de vista maldoso. Existe uma verdade quase lugar comum entre os corredores das escolas: nenhum país conseguiu se desenvolver sem fazer maciço investimento na educação.

domingo, 22 de julho de 2012

Estudo aponta que brasileiros são donos da quarta maior fortuna do mundo em paraísos fiscais.

"No caso do Brasil, quando vejo os ricos brasileiros reclamando de impostos, só posso crer que estejam blefando. Porque eles remetem dinheiro para paraísos fiscais há muito tempo".
(John Christensen, diretor da Tax Justice Network)
Confira matéria completa

sábado, 21 de julho de 2012

MARABÁ PERDE UM ARTISTA AUTÊNTICO (DO CT ON LINE)

Fonte Imagem:http://www.ctonline.com.br



Morreu neste sábado (21) Raimundo Cabral, o popular Neguinho da Inês. Foi vitimado por uma doença rara chamada Cromomicose. 
Veja matéria completa no CT ONLINE clic no link abaixo.

RUSSIA AGORA FARÁ PARTE DA OMC - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO


O Senado russo aprovou e o presidente Vladimir Putin sancionou a lei que inclui o país na OMC. A Russia é hoje a nona economia do mundo com um montante de 1,9 trilhão de dólares, conforme informou o jornal on line Reiters Brasil( http://br.reuters.com)

VASCO CONSEGUE MAIS UM VICE


Jogadores do Vasco comemora vitória diante do Santos neste sábado em São Januário / Marcelo Sadio/Site Vasco
Fonte Imagem:http://www.band.com.br/esporte


Depois de vencer o Santos por 2X0 neste sábado (21), o Vasco torna-se o vice-líder do Brasileirão com apenas dois pontos atrás do líder Atlético - MG que venceu o Sport Recife por 4X1 (para tristeza de meus conterrâneos de Pernambuco).

A NOSSA HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO ATIRADOR DO CINEMA DE AURORA, DANVER, EUA


As vítimas do ataque

- Jessica Ghawi, 24 anos
- Veronica Moser, 6 anos
- John Larimer, 27 anos
- Alexander Boik, 18 anos
- Jesse Childress, 29 anos
- Jonathan Blunk, 26 anos
- Rebecca Ann Wingo, 32 anos
- Alex Sullivan, 27 anos
- Gordon Cowden, 51 anos
- Micayla Medek, 23 anos
- Alexander Teves, 24 anos
- Matthew Mcquinn, 27 anos (identificação ainda aguarda confirmação)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

DO QUE ELES TEM MEDO?

desembargador Claudio dell Orto
 "O presidente da Amaerj, desembargador Claudio dell'Orto diz que o decreto 7.724 viola o artigo 31 da Lei de Acesso à Informação, que diz que "o tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais".(http://www.dgabc.com.br/News)

Todo servidor público deve ter um Plano de Cargos Carreira e Remunerações - PCCR. Quanto um servidor público, seja ele quem for, ganha em determinado momento de sua carreira é uma informação de interesse público. Afinal quem paga o salário de cada servidor é a sociedade. Nós somos os patrões. Qual empresário contrata um funcionário sem ter o direito de saber quanto vai pagar a cada mês para esse empregado? Então, como negar do público usuário dos serviços públicos quanto ganha quem está ali para lhe servir e servir bem? Vejo portanto que não tem motivo de ser a ação da Amaerj contra o Decreto 7724/12 que regulamenta a Lei de  Acesso a Informação.

AINDA TEM GENTE QUE É A FAVOR DO PORTE DE ARMAS PARA O CIDADÃO COMUM

 

 Obama afirmou que o tiroteio "cruel e sem sentido" do Colorado faz lembrar "o que nos une como americanos" (http://diversao.terra.com.br/noticias)

O mundo presenciou mais uma demonstração de que alguma coisa está muito errada na formação das pessoas na terra do tio SAM. Mais uma vez um maluco armado produziu pânico e morte sem nenhum motivo aparente. O indivíduo, James Holmes, estava portando três armas de fogo pesadas: um fuzil AR-15, uma escopeta Remington e uma pistola automática. Ele, o atirador, é um estudante de 24 anos de idade, morador de uma cidade do interior do país e a polícia não sabe se ele tinha porte legal de armas! Que absurdo! Talvez esse fato sirva para deixar claro que arma nas mãos de um cidadão (a única coisa que constava em sua ficha criminal era uma multa de trânsito, agora pesam-lhe 12  mortos e dezenas de feridos) não é sinônimo de segurança.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

CLARO, OI E TIM - CASTIGO MERECIDO

Fonte Imagem: http://compartilhandoasletras.com
Sabe aqueles pacotes que TIMenganam? CLARO que muita gente já deu ouvidos a um OI de uma dessas operadoras e depois tiveram um problemão para pagar. Eu mesmo já caí numa dessas "promoções" da TIM. A vendedora, sempre muito bonita e educada, nos apresenta um monte de vantagens e nenhuma desvantagem. Depois que a gente compra o embrulho, vê que o pacote estava furado. Eu passei mais de ano juntando férias e 13º para poder pagar o plano derramado. Não tive o mesmo ímpeto de minha amiga que foi no MP e resolveu a parada e ainda ganhou indenização. " A partir da próxima segunda-feira, 23, estão suspensas as vendas de chips das empresas Claro, Oi e TIM em vários estados do país. Se as operadoras descumprirem as regras, terão que pagar multa de R$ 200 mil por dia." (http://hypescience.com).
Quando será que essas medidas vão também serem tomadas contra o serviço de internet da VIVO? Alguém consegue baixar alguma coisa com um desses moldem 3G que ela vende por ai? Eu desisti e fiz um plano banda larga, não é lá essas coisas, mas é melhorzinho!

Do Google Notícias - Windows XP e Vista não terão suporte ao Office 13


TECNOLOGIA // SISTEMA OPERACIONAL

Windows XP e Vista não terão suporte ao Office 13

Publicado em 19.07.2012, às 20h52


a9f4f7e170e39d488fb1a4047005f153.jpg
Novo pacote custa R$ 200 para as versões domésticas
Foto: divulgação

Do NE10Com agências
Os usuários das versões XP e Vista do Windows não terão acesso à atualização do pacote Office 2013 (Word, Excel, PowerPoint e Outlook), alertou a Microsoft nesta quinta-feira (19). A empresa divulgou ainda que apenas as versões 7 e 8 do sistema operacional Windows serão capazes de rodar o software.

Na última segunda-feira (16), Steve Ballmer, o CEO da Microsoft, apresentou uma prévia do Office 2013. A novidade do novo pacote é a possibilidade de rodas também na internet. Ainda de acordo com o executivo, os programas vão exigir computadores com um processador de 1 GHz e pelo menos 3 GB de espaço livre em disco, além de 1 GB de memória RAM para a versão de 32 bits e 2 GB para a de 64 bits. 

O pacote está sendo vendido a um preço médio de R$ 200, para as versões domésticas com três licenças. Confira abaixo o vídeo oficial de apresentação do novo Office (em inglês).

quarta-feira, 18 de julho de 2012

MAURINO SEM VICE

Fonte foto: http://www.folhadobico.com.br
Dizem as más línguas que o atual prefeito e candidato a reeleição, Maurino Magalhães(PR), fez um acordo no valor de 2 milhões de reais com a ex-deputada Elza Miranda para que ela desistisse da candidatura a vereadora e aceitasse sair como vice-prefeita na chapa do PR.  Acontece que, como sempre, o candidato não cumpriu com o acordo, por isso a ex-deputada ameaça romper com ele. Que situação melindrosa!

terça-feira, 17 de julho de 2012

VAMOS ABRAÇAR ESSA CAUSA?

ALGUÉM QUE DE FATO ENTENDE DE EDUCAÇÃO
Visto como professor linha dura, aquele que sabe ser bom sem ser bonzinho, professor Pedro Souza fez história com seu projeto de linguagem no colégio Anísio Teixeira. 
Como diretor da URE demonstrou competência e seriedade. Quem conhece o seu trabalho como educador tem por ele grande admiração e respeito. Fiel companheiro da categoria nunca partiu dele qualquer resquício de perseguição a quem quer que fosse durante o período da greve estadual na qual fizemos manifesto em frente à URE. 
Pelos enfrentamentos que tivemos na Câmara Municipal de Marabá ficou claro o quanto a educação precisa de uma representação forte naquela casa legislativa.  
Por isso, companheiros, vamos eleger o nosso companheiro e professor Pedro Souza como O VEREADOR DA EDUCAÇÃO.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Do blog do Sintepp


Inimigos da Educação!

    

Há mais de 20 anos como vereadora, Vanda Américo foi uma das personagens principais em 2003 quando o ex-Prefeito Tião Miranda aprovou um Plano de Carreira que condenou toda uma geração a viver de um salário de miséria. Foi graças a atuação de Vanda na Câmara, de sua irmã Kátia Américo na Secretaria Muncipal de Educação e do atual candidato Tião Miranda que se criou em Marabá uma categoria dividida, onde professores ganham salários diferentes. Temos os professores concursado até 2003, com salários que chegam a uma média R$ 5.000,00, conhecidos como "iluminados"; e os professores concursados a partir de 2003, cujo o vencimento básico nós todos conhecemos muito bem, ou seja, fomos condenados a receber o que hoje chamamos de Piso Nacional que ao somar-se com todas as vantagens não chega a 50% do que recebe um Professor Iluminado

Certamente, a Vanda Américo sabia que a sua irmã seria uma dessas iluminadas. Esta é a verdadeira face desta vereadora, está sempre contra os trabalhadores quando o assunto é de seu interesse. 
Vanda aparece mais uma vez, durante aprovação de projetos de interesse dos trabalhadores em educação tentando retirar direitos já conquistados pela categoria. Segundo Vanda em uma de suas últimas aparições na Câmara, o vencimeto básico do professor com Mestrado e Doutorado estava muito alto e alegou ainda que a diferença que hoje é de 100% para mestre e 150% para doutor em relação ao vencimeto básico de um graduado é muito alto. Segundo ela isso vai inviabilizar a gestão do futuro Prefeito. Pediu ainda, numa tentativa de convecer os demais vereadores que o percentual fosse reduzido levando em consideração a gratificação dos Procuradores do Município, ou seja, 70% e 100%. 

Mostrando total desconhecimento, Vanda deixou claro que não tem condições de defender os interesses do povo, pois são os interesses dela que estão acima de tudo, pois não dar para comparar o atual salário de um Professor com o de um Procurador.
Nós não vamos aceitar que qualquer vereador se ache no direito de achar que é Prefeito e de achar que tem a caneta à mão para retirar direitos dos trabalhadores.

Se o povo  realmente quer mudanças é preciso evitar a reeleição de vereadores como VANDA AMÉRICO.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

13º EM JULHO VIROU HISTÓRIA DE TRANCOSO - O SACO DO MAURINO

Quando eu era criança, ouvi muito minha mãe contar "histórias de trancoso", vocês da minha idade devem ter ouvido também as suas. Lembro-me de uma em especial que falava de um gato preto. Não aquele do Edgar Alan Poe, mas outro.  
A história aconteceu assim. Havia um casal que vivia bem, sem nenhuma discussão; visão romântica essa é claro, qual o casal que não discute, mesmo que seja para fazer charme? Pois bem, o certo é que era um casal cúmplice em tudo, de amor e confiança recíproca. Ele cheio de amores e ela cheia de dengos. Quando o marido chegava do serviço, ainda estávamos naquela época na qual quem trabalhava era o homem, trazia sempre um mimo que a mulher ia receber ao portão com muitos beijos e abraços. Até que um dia ( Detesto esse "Até que um dia" ele vem sempre para destruir as belas histórias, quando não vem ele, vem os irmãos dele) apareceu na casa uma belo gatinho preto pedindo carinhos e afagos. Como o casal ainda não tinha cumprido a determinação da voz do jardim "Crescei, multiplicai e enchei a terra", adotou prontamente o bichinho. Esse, logo, logo começou a aprontar. Quando o homem estava em casa comia bem, brincava e se mostrava alegre, quando o homem saiam o danado não comia, ficava triste e não queria saber de brincadeiras. A mulher insistia e nada. Dai começaram as brigas. O homem acusava a mulher de não alimentar o bicho de propósito, ela se defendia, assim a coisa ficou feia. Ó homem, sábio homem! Quando ele teve vontade de espancar a mulher, sem nenhum medo da Maria da Penha que não existia naquela época,  resolveu pegar o diabo do gato, prendê-lo em um saco de estopa, e surrá-lo e fez isso mesmo querendo ensinar o capeta. Mas a sua surpresa ao abrir o saco foi constatar que o   demônio não estava mais lá. Havia sumido misteriosamente!
As vezes dá vontade de fazer a mesma coisa com esse prefeito, tem jeito para ele? Não, não tem. É claro que nunca poderemos fazer isso, olha o Código Penal, mas que dá vontade dá. Vejam o caso dos servidores da saúde, amargam treze dias do mês de julho sem salário! E o Vale Alimentação, foi pro saco do bozó? Quem estiver esperando receber esse mês uma parcela do 13º salário, esqueça. Primeiro porque esse homem faliu a prefeitura, depois estamos em período eleitoral. Pagamento em dia daqui pra frente é história de trancoso.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ATRASO DE SALÁRIO - MAIS UM CAPÍTULO


http://sinteppaveiro.blogspot.com.br

O SINTEPP AVEIRO VEM A PÚBLICO INFORMAR O DESCASO QUE A ADMINISTRAÇÃO  ATUAL DO MUNICIPIO DE AVEIRO ESTÁ FAZENDO COM OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO AVEIRENSE (PROFESSORES,VIGIAS,MERENDEIRAS,SERVENTES,AUXILIARES ADMINISTRATIVOS E OUTROS.HOJE ESTÁ COMPLETANDO 11 DIAS DE ATRASO DE SALÁRIO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL.NOS Mês PASSADO FORAM 20 DIAS.A CATEGORIA ESTÁ BASTANTE PREOCUPADA COM A SITUAÇÃO ,UMA VEZ QUE PARA ESTE MêS são aguardados PAGAMENTO DE 1/3 (UM TERÇO DE FÉRIAS) e retroativo de fevereiro DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO.
O GOVERNO DE RANILSON PRADO ,ALÉM DE NÃO ESTAR PAGANDO OS TRABALHADORES AVEIRENSES EM DIA,AINDA NÃO CONCEDEU O RETROATIVO DO MÊS DE FEVEREIRO BASEADO NA LEI DE Nº 001/2012 (LEI DO REAJUSTE DO PISO SLARIAL NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO AVEIRENSE) E PROGRESSÃO FUNCIONAL HORIZONTAL.DIANTE DE TODOS ESSES DESCASOS ACREDITA-SE QUE PRADO NÃO IRÁ CUMPRIR O QUE DETERMINA A LEI.A ENTIDADE PROCURA SEMPRE OUVIR AS DESCULPAS DO ATUAL GOVERNO QUE SEMPRE É BASEADO NOS PROBLEMAS BANCÁRIOS QUE ESTÃO OCORRENDO NA CIDADE DE ITAITUBA
O SINTEPP SE SOLIDARIZA COM AS OUTROS SERVIDORES MUNICIPAIS POR NÃO TEREM REPRESENTAÇÃO SINDICAL NO MUNICIPIO E,NA OPORTUNIDADE INFORMA QUE A SECRETARIA GERAL E ASSISTêNCIA SOCIAL COMPLETARAM NO DIA 6 DE JULHO (5º DIA ÚTIL SUBSEQUENTE A JUNHO) 2 (DOIS) MESES QUE NÃO RECEBEM OS SEUS SALÁRIOS.
O SINTEPP INFORMA QUE ESTARÁ COMUNICANDO O GOVERNO DE UMA POSSIVEL PARALISAÇÃO NOS PRÓXIMOS DIAS,CASO AS REEVIDICAÇÕES DO SINDICATO NÃO SEJAM ATENDIDAS.

E A NOVELA CONTINUA...

Enquanto isso...


TERÇA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2012

Enquanto isso...

Na mesma semana em que a sociedade civil comemorava a aprovação da redação da Meta 20, que estabelece progressivo crescimento do investimento público direto até alcançar 10% do PIB ao final da próxima década, o plenário do Senado Federal, sem grande alarde, aprovava um novo duro golpe na educação pública brasileira.


Tramitava no Congresso Nacional a Medida Provisória n° 559 de 2012, que originalmente autorizava a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - ELETROBRAS a adquirir o controle acionário da CELG DISTRIBUIÇÃO S.A. Caso esta MP mantivesse no seu escopo apenas o teor do seu texto original, certamente não mereceria comentários neste blog.

Acontece que, mesmo contrariando a Constituição, tem virado rotina a inclusão de conteúdos distintos dos originais durante a tramitação parlamentar. É uma forma de apressar a tramitação de matérias polêmicas, de aprovar verdadeiros “submarinos legais”.

Ao chegar ao Senado a referida MP trouxe uma verdadeira frota. Foi instituído o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior – PROIES. E o que vem a ser este programa?

1. O objetivo deste programa é “assegurar condições para a continuidade das atividades de entidades mantenedoras de instituições integrantes do sistema de ensino federal e do sistema de ensino estadual”, ou seja, é um programa de ajuda para salvar de dificuldades financeiras as mantenedoras de faculdades particulares.

2. Basicamente é um plano de recuperação tributária e da concessão de moratória de dívidas tributárias federais destas instituições particulares.

3. “A moratória abrangerá todas as dívidas tributárias federais da mantenedora da IES, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), na condição de contribuinte ou responsável, vencida até 31 de maio de 2012”.

4. “Os débitos discriminados no requerimento de moratória serão consolidados na data do requerimento e deverão ser pagos em até 180 (cento e oitenta) prestações mensais e sucessivas, a partir do 13º mês subsequente à concessão da moratória”.

A análise dos benefícios que o Poder Público oferece ao setor privado é tema de pesquisa de um pequeno grupo de estudiosos em nossas universidades. A intenção desta s postagem é convidar estes pesquisadores a estudar esta nova medida.

A aprovação deste “submarino” e a reação governamental e da mídia contra a aprovação de 10% de investimento direto para a educação pública estão intimamente ligados.

1. O governo tem aprovado leis que reforçam sua estratégia de crescimento da oferta de matrículas via compartilhamento com o setor privado. Foi assim com a aprovação da Lei do Pronatec e agora com a moratória para o setor privado em dificuldades financeiras;

2. Estes projetos contrariam a lógica que se discute no PNE e consolidam uma visão de que a expansão das matrículas em duas áreas críticas (ensino profissionalizante e ensino superior) não passará, pelo menos se depender da vontade política do governo, por um forte crescimento da oferta pública.

Por isso, ao mesmo tempo em que comemoramos e lutamos para manter o teor da meta 20 no texto do PNE, devemos travar uma grande batalha para inscrever no texto legal determinação clara de responsabilidade dos entes federados, especialmente da União, no crescimento das matrículas no próximo período.
(Do blog do Luís Araújo)

terça-feira, 10 de julho de 2012

PSOL MARABÁ LANÇA A SUA CHAPA OFICIAL A PREFEITO E VICE-PREFEITO

NOTA DO VAMOS À LUTA SOBRE A PAUSA DA GREVE NO PARFOR



(E-mail enviado pelo companheiro Elho do DA da Ufpa)

Ocoletivo Vamos à Luta vem a público emitir opinião sobre os últimosacontecimentos sobre a greve no Campus Universitário de Marabá. Desde o inícioda greve deflagrada, estivemos ao lado dos docentes e apoiamos a realização deassembleia a qual decidiu greve estudantil do Campus. Dessa forma, continuamos debatendocom os estudantes sobre a situação dos estudantes da UFPA, vinculados aoPrograma de Formação de Professores (PARFOR).
Estivemosem todas as assembleias de professores, inclusive na última a qual foidiscutido a questão do PARFOR, evento este que os estudantes tiveram suas falasrestringidas. Pensamos que nesta plenária de docentes, os trabalhos foramconduzidos de maneira a distorcer os fatos por parte do comando de greve quenão esclareceu como a greve estava se dando em outros locais do estado, comoBelém que havia posicionado-se pela greve também no PARFOR, mas mesmo com oempenho do comando de greve em distorcer as informações, a votação ficou em 21votos a favor da aula e 19  pela greve.
Nossaopinião é que este Programa do governo possui muitas deficiências, mas continuasendo vinculado à UFPA, portanto não deve ter tratamento especial. Esta é anossa posição e também a de outros Coletivos estudantis do Campus.Infelizmente, a Assembléia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL) defendeuferozmente a pausa na greve, na assembléia estudantil do PARFOR, do último dia04 de julho, gerando privilégio aos estudantes do PARFOR que soma apenas vintepor cento dos discentes do Campus. Além da ANEL, o novo Coletivo estudantil doCampus, o “Juntos” resolveu abster-se na votação e no debate, indiretamenteapoiando as regalias.
Diantedesse cenário, estamos conscientes do nosso papel e denunciaremos a cadaestudante essa covardia cometida contra a greve por melhoria na educação econtra os interesses de oitenta por cento da comunidade acadêmica a qual comcerteza sente-se traída por militantes da ANEL que realizam debate rasteiro,mudando de posição de acordo com a conveniência de líderes da greve preocupadosem lucrar quinze mil reais em apenas três semanas que é o faturamento dosdocentes do PARFOR.

COLETIVO NACIONAL VAMOS À LUTA!

CONSTRUINDO A  MANHÃ DESEJADA

segunda-feira, 9 de julho de 2012

LEIAM A POSTAGEM ABAIXO E VEJA SE VALE A PENA VOLTAR ESSE TEMPO

22
ago
08

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO NÃO ACEITA EXPLICAÇÕES DE TIÃO MIRANDA



A CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO CGU RESOLVE NÃO ACATAR AS EXPLICAÇÕES DO PREFEITO TIÃO MIRANDA PELOS SEUS DESMANDOS .ESPERAMOS SINCERAMENTE QUE ISTO SIRVA DE LIÇAO PARA O PRÓXIMO GESTOR E QUE ESTE NÃO VENHA ADMINISTRAR RECURSOS PÚBLICOS COMO SE ESTIVESSE ADMINISTRANDO SEUS RECURSOS PESSOAIS.
ACESSE O RELATÓRIO COMPLETO NO LINK ALMA LAVADA NOS NOSSOS ARQUIVOS PÚBLICOS BEM COMO NOSSAS PRESTAÇÕES DE CONTA.

CGU aponta irregularidades em Marabá
Apanhado no 25º sorteio do projeto de fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU), Marabá não se saiu bem na foto, segundo o relatório recém-publicado. Realizado no período de 17 de outubro de 2007 a 11 de janeiro deste ano, o exame analisou a aplicação de recursos federais em 18 ações de governo executados na base municipal sob a responsabilidade de órgãos federais, estaduais, municipais ou entidades legalmente habilitadas.
Previamente informados de fatos relevantes que indicassem impropriedades/irregularidades na aplicação dos recursos, os agentes executores municipais dos programas – entre os quais a prefeitura municipal – se manifestaram em 8 de janeiro. Mas, em regra, a Secretaria Federal de Controle Interno da CGU manteve as constatações. Estas, em seguida, foram encaminhadas a cada ministério supervisor para as providências corretivas quanto às políticas públicas, bem como para a apuração das responsabilidades.
Por setores administrativos, a Educação municipal foi a mais penalizada, segundo o relatório:
“Em visita às escolas da amostra, a saber, EMEF Prof. Maria das Neves Silva, EMEF Arco-Íris II, EMEF Tancredo Neves, EMEF Walquise Viana,EMEF Silvino Santis, EMEF Judith Gomes Leitão, EMEF Folha 12, EMEF Elcione Barbalho, EMEF Julieta Gomes Leitão e EMEF Jonathas Pontes Athias, verificamos que as mesmas não estão recebendo gêneros alimentícios para o preparo da merenda dos alunos do PEJA (Programa Educacional de Jovens e Adultos. A ausência de merenda nas escolas decorre da utilização da totalidade dos recursos no pagamento da remuneração de professores e servidores.”
Em conseqüência, dizem os inspetores, “verificamos também que o índice de evasão é bastante elevado se situando na faixa de 50%, o que pode estar relacionado à falta de merenda. Inclusive, cabe mencionar que a direção da “EMEF Folha 12” solicitou merenda escolar para os alunos do EJA, para que fosse combatida a evasão. A Prefeitura atendeu ao pedido, porém a merenda não foi adquirida com recursos do Programa.”
Outra irregularidade foi a não distribuição de livros didáticos em 2006 a alunos do PEJA, em decorrência da utilização total dos recursos no pagamento da remuneração de professores e servidores. “O descumprimento dos normativos pelo município fiscalizado se deu em razão de 100% dos gastos ocorridos em 2006 terem sido alocados para pagamento de professores, afetando a realização das demais ações previstas no PEJA. Além do mais, a Prefeitura foi silente em relação ao problema da falta de oferta de merenda na “EMEF Folha 12”, onde a direção da escola solicitou merenda escolar para os alunos do EJA.
Por fim, temos que o simples aumento do número de vagas, sem a disponibilização de uma infra-estrutura necessária é inócuo, o que pode ser evidenciado pelo percentual elevado de evasão escolar dos alunos matriculados no PEJA. Assim sendo, mantemos a constatação.”
A análise da aplicação dos recursos da educação gera um elenco de irregularidades: desrespeito ao princípio constitucional da isonomia na contratação direta para aquisição de óculos infantil; falhas na formalização do processo de dispensa de licitação para a contratação de exames oftalmológicos; ausência de processo formalizado de dispensa de licitação para locação de imóvel; pagamento de despesas inelegíveis; pagamento com recursos do Fundef 60% a professores não atuantes no ensino fundamental; pagamento com recursos do Fundef 40% a pessoal de apoio não atuante no ensino fundamental; contratação direta de professores da UFPA, através de inexigibilidade de licitação, contrariando a lei das licitações e contratos administrativos; pagamento de hospedagem e passagens a servidores públicos; indícios de direcionamento e favorecimento da licitação, frustrando o caráter competitivo do certame.
Os auditores da CGU dedicaram igualmente especial atenção às licitações da prefeitura e virtualmente as condenaram por irregularidade. Numa delas, a de nº 053/2006/CLP/SEVOP-Tomada de Preço nº 10, de 07.03.2006,apenas para exemplificar, “verifica-se que não há comprovante de publicação do Edital convocatório em dois dos meios exigidos por Lei, conforme Artigo 21,da Lei nº 8.666/93, quais sejam: Diário Oficial da União, por se tratar de obra financiada com recursos federais; jornal de grande circulação no Estado e também no Município. Assim, por inobservância do princípio da publicidade apenas uma empresa manifestou interesse em participar do certame; se fossem respeitadas as publicações exigidas por Lei, provavelmente mais empresas participariam da licitação em tela, o que ampliaria a competitividade e possibilitaria a seleção de uma proposta mais vantajosa para a Administração Pública.”
O relatório é extenso (mais de 108 páginas) e a ele voltaremos com mais detalhes.
fonte:http://www.correiotocantins.com.br/novo/novo/

Menino faminto mama em cadela na Índia

Jornal O Globo

Menino faminto mama em cadela na Índia

Um menino de 6 anos costuma mamar em uma cadela vira-lata na Índia.
A cadela não se alterou e permitiu que o menino, identificado como Chotu Kumar, fosse sugar o seu leite.

"Nossa família é pobre. Às vezes passo fome. A cadela não me morde. Eu gosto dela e ela gosta de mim. Eu mamo três vezes por dia e o leite parece doce para mim", contou o menino, de acordo com reportagem do "Sun".
Chotu contou que muitos vizinhos desaparovam o seu hábito:

"Muitas pessoas não gostam da minha amizade com os cães, mas eu sou feliz. Se a cadela não está perto de casa eu vou atrás dela. Ela sempre fica feliz quando me vê e deixa que eu mame".
A situação financeira da família se agravou bastante após a morte do pai de Chotu, quatro anos atrás. Os Kumar recebem alimentos do governo, mas a situação ainda é de penúria.
A moradia da família indiana

DIRIGENTES DO SINTEPP ESTADUAL SÃO PENALIZADOS PELA JUSTIÇA DEVIDO A GREVE DE 2011

Postado em: 03/07/2012/04:11:48 PM
  

Nossa greve é legítima, não desobedecemos nenhuma ordem

Chamados para depor hoje (3) na 1ª Vara do Juizado Especial Criminal do Jurunas cerca de dez representantes do SINTEPP não aceitaram o acordo proposto pela promotora de justiça Rosana Paes Pinto que consistia no pagamento de cestas básicas no valor um salário mínimo para cada dirigente do sindicato. Não aceitamos por que em nosso entendimento esse crime não existiu, “pois a decisão judicial estabelecia determinadas penalidades para os servidores (multa, desconto dos dias parados, aplicação de inquérito administrativo) e o STF afirma que quando há uma decisão judicial em que se estabelecem penalidades, ela não se caracteriza como desobediência”, defendeu o assessor jurídico Walmir Brelaz.
O movimento não foi e nem será ilegal, pois lutamos contra as ilegalidades que o governo tucano tenta impor em nossa categoria que por inúmeras vezes pautou pontos como o PCCR e o pagamento do Piso em mesa de negociação.
A partir de agosto a categoria retomará sua agenda de mobilização e continuará pressionando o governo para que implemente o PCCR e atenda outras reivindicações que fazem parte da campanha salarial 2012.
Avançar na luta sempre!