sábado, 4 de agosto de 2012

INOCÊNCIA OU OPORTUNISMO?

Nessa época de eleição muita gente sai às ruas com um sorriso largo e uma mão estendida para falar com todos que passam nas ruas. "Nessa época todo mundo é importante, eu peguei na mão do Tião!" Ouvi esse desabafo de uma moradora de rua, dessas que ficam a entrada de um banco pedindo trocado e que a gente faz de tudo para passar de fininho fingindo que não a vemos. 
Existe ai um pessoalzinho "cara-lavada" que todos conhecemos, parasitas do poder público, são políticos de profissão, não sabem fazer nada além de promessas no período eleitoral e depois embernam num cargo eletivo por quatro anos sem que ninguém os veja nas ruas a cumprimentar essa pobre mulher mendicante. Livrarmos-nos desses dai , somente com muita consciência sobre o que é legislar ou sobre o que é administração pública. Infelizmente ainda está arraigada à cultura brasileira a ideia de que o vereador existe para fazer favores a um e a outro; o prefeito pode roubar, se fizer alguma coisa, qualquer que seja na verdade. "Ele roubou, mas construiu muitas praças". Ouvi isso em uma discussão de eleitores nas ruas. E, assim, esse pessoalzinho vai se perpetuando no poder.
Tudo bem que o povo, na sua grande maioria analfabetos políticos, pense assim e esqueçam as mazelas de um administrador em face de um carro de som com uma música empolgante. Tudo bem que o atual gestor do município tenha sido tão ruim que faz parecer que o anterior a ele tenha sido "o melhor prefeito que marabá já teve" como dizem por ai. Qualquer prefeito comparado a esse ai, "salvo nos avanços que tivemos na educação, para ser justo", apropriando-me aqui do discurso da vereadora Júlia Rosa,  parece ser bom. Agora, professor, educador, formador de opinião, aliar-se aquele que foi o maior inimigo que nós professores já tivemos aqui em Marabá,  só pode ser inocência ou oportunismo. Inocência por pensar ingenuamente como o senso comum sem fazer nenhuma reflexão. Oportunismo por ver nesse atrelamento uma chance de se construir politicamente, mesmo sabendo que não vai "ganhar", mas apenas pretender "ganhar alguns votos para ter influência com um desses políticos" como uma certa professora candidata a vereadora ao lado do Tião declarava abertamente nos corredores das escolas.  Conheço pelo menos três professores que estão do lado do inimigo. É bom os companheiros analisarem bem a conversa desses três: PROFESSORA LINÉIA, PROFESSOR LIRA, PROFESSOR FERNANDO, candidatos do TIÃO. Não vamos dar assas a cobras.


A estudante Daniela Moura comentou essa postagem no face:

  • Daniela Moura curtiu isto.
    • Daniela Moura Muito bom o texto, mas eu acho que ai tá mais pra oportunismo mesmo, não é possivel que já tenham esquecido o prefeito que o Tião foi para os professores no passado!
      há 8 horas via celular · 

18 comentários:

  1. Sabia reflexao Prof Aurismar. Infelizmente ainda temos companheiros e companheiras que esquecem muito rapido os tormentos da vida.

    ResponderExcluir
  2. Jose Silvaagosto 04, 2012

    Concordo plenamente com o Aurismar e com o Professor Pedro Souza, o que o Tião Miranda fez com a gente não dá pra esquecer. Também via a passeata dele, fora os pucha-sacos candidatos junto com ele, tinha aquele pessoal pago para segurar bandeiras.

    ResponderExcluir
  3. O pior foi ter que ver a Kátia Américo e todos aqueles professores que trabalhavam com ela na SEMED. Além destes, pior mesmo foi ver os demais professores que estão na campanha do Tião apenas almejando sair da sala de aula. Vamos continuar nossa luta para que a sala de aula não seja um espaço que atormente tanto nossos professores! A Gratificação de Regência foi só o começo!

    Queremos agora salas climatizadas, amplas, com no máximo 35 alunos e a nossa HORA ATIVIDADE!

    ResponderExcluir
  4. Aurismar,

    Pior mesmo é você ver professores e servidores de um modo geral que nada fizeram para merecer disputar um cargo eletivo; só a turma da SEMED tem dois candidatos nas ruas, Orlando e Ney.
    Será que a "estória" dos livros não vai dar em nada?!

    ResponderExcluir
  5. É mas se o Tiririca pode qualquer um pode!

    ResponderExcluir
  6. TA OTIMA NOSSA SITUAÇÃO MAURINO ACABOU COM O QUE RESTAVA DA CIDADE, TIAO RESPONDE ATÉ HOJE POR UM GOVERNO IRREGULAR E AINDA VEM O SALAME ABRAÇADO POR JADER BARBALHO, QUE MELHORA É ESSA HEIN?....

    ResponderExcluir
  7. Como já disse em outra postagem, gosto do seu estilo de texto, Aurismar. Concordo com vc. Ninguém mais quer ver a turma da Kátia Americo de volta à Semed, já chega de ditadores e a equipe a Kátia era assim. Tião do não. Vamos dar pra ele um sonoro Não e não.

    ResponderExcluir
  8. O BOCA DO INFERNOagosto 05, 2012

    Essa Lineia é uma pessoa perturbada, quem votaria numa pessoa como ela que não se dá com ninguém, faz fofoca e intrigas com todo mundo, quase destruiu a equipe de formação da URE quando passou por lá. Ela tá mais doida ainda se candidatando?!!!

    ResponderExcluir
  9. Sônia do Socorro Souza Sacramentoagosto 06, 2012

    EU SÓ SEI IMPLORAR POR UMA COISA, QUE NÃO ELEJAM TIÃO E CIA, MAS SINCERAMENTE, NÃO ESTOU VENDO OPORTUNIDADE DE MUDANÇAS PRA MELHOR NOS OUTROS CANDIDATOS INDICADOS. NA MINHA OPINIÃO, NÓS ESTAMOS TODOS NA "ESCURIDÃO" SEM VELAS PRA AMENIZAR A SITUAÇÃO.

    ResponderExcluir
  10. Aurismar, a dialética faz parte do processo de formação e amadurecimento do homem. No entanto, ouso dissentir um pouco do seu texto, apesar do respeito pelos seus argumentos, que sempre, ressalte-se, são muito bons.
    Você faz referência a três professores: Profª Linéia, Profº Fernando e Profº Lira.
    Os dois primeiros não conheço, mas o último sim. Talvez não o conheça muito, talvez nem mesmo "mais ou menos". No entanto, conheço um pouco.
    Mas vamos ao ponto.
    Penso que o fato do Profº Lira estar "do lado" do Tião não o torna menos apto ou mais apto a ter o meu, o seu, ou o voto dos demais.
    Ora, se seguirmos esta linha de raciocínio, então o Salame não merece meu voto, afinal, dois anos atrás ele pedia voto pro Jatene. Ah, e já ia esquecendo, o Profº Pedro também.
    No entanto, como é propagado aos quatro cantos, ele (Salame) criou sua independência.
    Ora, quem disse que determinado candidato a vereador não pode criar sua independência?
    Infelizmente, em nosso país, o legislativo nada mais é do que uma "longa manus" do executivo. Mas a independência de um legislador teria que ser a regra, e não a exceção.
    Neste sentido, penso que colocar o Profº Lira no bolo dos que não merecem o meu, o seu, ou o nosso voto, simplesmente por uma alusão ao velho brocardo "me diga com quem andas e te direi que és", não reflete, no todo, a nossa realidade. E não reflete pelo que já expus: se levarmos em conta este ditado, Samale e Profº Pedro, por terem pedido votos para Jatene, também não merecem nosso voto.
    Enfim, apenas torço para que Salame e Profº Souze, caso saiam vitoriosos, não frustem as suas ou as expectativas de tantos outros que os vêem como única opção.

    ResponderExcluir
  11. Michele Bacellaragosto 06, 2012

    Pior que tenho amiga professora a favor do TOSTAO, ela diz ser amicissima do TOSTAO,ate falou p eu votar nele, pois ela conseguiria carga horaria p mim, q sou substituta em vaga... Ela falou: vota nele que arrumo emprego p vc e para minha familia. Outra profa com o carro dela estampando a lata velha do TOSTAO... Como pode? Vanda Americo me pedindo voto, dando aquele santinho com o numero p votar nela. É o desespero.

    ResponderExcluir
  12. Acreditamos que todos tem direito de participar do processo eleitoral. Mas acreditamos também que um candidato a vereador precisa, antes de tudo, provar que merece ser candidato, pois muitos transformaram o ato de ser candidato numa verdadeira palhaçada! Tem vereadora que refere-se a si mesma como a Cadela (cachorra) de Morada Nova!
    Muitos que só apareceram agora, muitos que só querem a Licença de três meses!
    A opção de ser vereador apoiando candidato a Prefeito Y ou X não está diretamente ligado ao caráter do candidato a Vereador! Mas é bom que se digao que muitos candidatos da coligação do Maurino estão se negando a fazer qualquer refência ao nome do Maurino!

    Para a maioria da diretoria do SINTEPP que está liberada para apoiar quem desejar, Tião é e sempre será um inimigo da Educação, este é o principal critério que nos impede de acreditar em um governo do Tião!

    Independente do lado que escolhemos apoiar, Lira é nosso Camarada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, companheiro, qualquer candidato que buscar voto para eleger o maior inimigo que a educação já teve em Marabá, constitui junto com ele inimigo da educação. Considero esse um ato de traição aos demais companheiros que se angustiam com a possibilidade da Era Tião voltar. Os outros que citei nunca estiveram conosco, portanto tiveram liberdade para escolher de lado iriam ficar, Lira não, era nosso companheiro, fazia parte da diretoria do sintepp escolheu partir para o lado inimigo! Com certeza, se eleito, remota possibilidade, ele não estará lá como "O homem da máfia" infiltrado para nos ajudar. "Digas-me com quem andas e eu te direi que tu és". Só consigo ver a coisa por esse ângulo.

      Excluir
  13. Se vc tem seu candidato que pelas suas publicações já deixou claro, seja ao menos educado, inteligente, e acima de tudo, honre sua profissão e veja o que está fazendo prejudicando seus colegas, sou uma eleitora e fiquei indignada com sua postagem, por querer prejudicar quem nem toca em seu nome, se esse Profº Lira como vc disse já foi do sindicato, há controvérsias então como se fala mal de alguém que já fez parte de uma categoria de educadores e só por que o mesmo se coliga com TIÃO vc os ataca dessa forma. Em pleno século XXI um professor demonstra- se totalmente na ERA DE DITADOR. Onde fica nossa liberdade de escolha professor. Onde fica nossa CIDADANIA se um educador mostra-se indiferente a seus colegas por estarem CANDIDATOS A VEREADORES ao lado de quem ele não quer, não gosta, não acredita. Sabe o que mais me chamou atenção é que TEREMOS QUE VOTAR EM VEREADOR(a) MAS NÃO É NECESSÁRIO VOTARMOS NO PREFEITO QUE O MESMO ESTIVER COLIGADO OU SEJA, POSSO VOTAR EM UM VEREADOR(a) que seja de uma coligação e em um Prefeito que seja de outra..KKKKKK.Mas tenho quase certeza que vc como professor sabe disso NE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo F. a análise do discurso te entrga. A carapuça cabe em sua cabeça não é mesmo? A frase "só por que o mesmo se coliga com TIÃO" é o absurdo dos absurdos. Esse é motivo de sobra, para depois do que passamos, principalmente, no último mandato desse camara, nenhum educador se coligar a ele. Como eu te disse, meu colega, na politica há uma articulação maior, se você está com o Satanás, você torna-se um diabo. Não seja inocente, nem oportunista a esse ponto.

      Excluir
  14. Olha eu acho uma covardia voces professores ficarem falando mal de seus proprios colegas de profissão. Na minha opinião se eles forem ou não do lado do Tião não significa que eles vão ser como tal, por que se eles estão na concorrencia por um cargo na camera de vereadores é por que comcerteza eles vão procurar melhorias na area, e nimguem melhor que eles pra entender as carencias nessa area.
    Eu particulamente não tenho candidatos em vista mas se um professor(a) ganhar eu tenho certeza que vai ser bom pra todos, me diz uma coisa, o que o miguelito e a vanda americo fez ou faz pra todo ano ganhar?
    Nos eleitores queremos mudança e a mudança é professores na camera por que do mesmo jeito que nos votamos pra eles estarem lá tambem podemos tirar, é simples assim. Valeu um abração e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  15. Olha eu acho uma covardia voces professores ficarem falando mal de seus proprios colegas de profissão. Na minha opinião se eles forem ou não do lado do Tião não significa que eles vão ser como tal, por que se eles estão na concorrencia por um cargo na camera de vereadores é por que comcerteza eles vão procurar melhorias na area, e nimguem melhor que eles pra entender as carencias nessa area.
    Eu particulamente não tenho candidatos em vista mas se um professor(a) ganhar eu tenho certeza que vai ser bom pra todos, me diz uma coisa, o que o miguelito e a vanda americo fez ou faz pra todo ano ganhar?
    Nos eleitores queremos mudança e a mudança é professores na camera por que do mesmo jeito que nos votamos pra eles estarem lá tambem podemos tirar, é simples assim. Valeu um abração e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.