quarta-feira, 28 de março de 2012

RJ: professores da rede estadual param em defesa da escola pública


28 de março de 2012  09h05  atualizado às 09h07



Os profissionais das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro fazem nesta quarta-feira, 28 de março, uma paralisação de 24 horas. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (Sepe), os cerca de 80 mil professores e funcionários das 1.640 escolas da rede estadual também devem participar da grande Marcha em Defesa da Escola Pública, que está sendo promovida pelo sindicato e diversas entidades que integram o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública.
A concentração está marcada para as 15h, na Candelária. De lá professores, funcionários e alunos das escolas públicas estaduais, municipais, universidades federais e estaduais no Rio de Janeiro, escolas técnicas e entidades do movimento civil ligadas ao setor educacional seguirão em direção à Cinelândia, onde será realizado um ato-show em defesa da Educação.
Segundo o Sepe, a mobilização tem o objetivo de denunciar as "péssimas condições" da Educação Pública, e cobrar mais investimentos, menos privatização e mais qualidade. As unidades da FAETEC (escolas técnicas estaduais), do Colégio Pedro II e Universidades públicas que funcionam na capital e interior já confirmaram a presença na passeata. Do interior do estado virão caravanas com profissionais e estudantes que trabalham e estudam em unidades do Grande Rio e municípios do interior.
Esta é a terceira paralisação que a categoria realiza em 2012, desde que a Campanha Salarial foi aberta no início de fevereiro. Os profissionais de educação da rede estadual reivindicam 36% de reajuste salarial, conforme deliberação de assembleia da rede estadual, levando em conta o aumento da arrecadação estadual, além de 1/3 da carga horária para planejamento extraclasse e o fim do Programa Autonomia, entre outros pontos.

Um comentário:

  1. Pois é amigo, o país inteiro precisa parar. Mas, infelizmente, parar não representa vitória. Pelo menos é o que atesta os saldos por aqui...


    "A GREVE ESTÁ SUSPENSA!
    27/04! APÓS 51 DIAS DE GREVE, SOB FORTES AMEAÇAS
    A GREVE É SUSPENSA!
    Em assembleia realizada hoje (27/3) pela manhã no Jóquei Clube de Goiânia, o sindicato da rede estadual de ensino decidiu por suspender a greve e retornar às salas de aula até o dia 20 de abril, quando haverá nova assembleia da categoria. A decisão foi tomada após audiência de representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Goiás (Sintego) com o governador Marconi Perillo.
    Segundo informado pelos sites de notícias, a proposta apresentada pelo governador foi de reajuste de 10% para professores das categorias P3 e P4, 40% para mestres e 50% para doutores. Já o retorno da gratificação por titularidade deverá ser com novo porcentual, definido posteriormente por comissão formada por representantes do Sintego e do Estado. A paralisação já durava mais de 50 dias.
    A FERA ESTÁ FERIDA, MAS NÃO ESTÁ MORTA! A LUTA CONTINUA!
    Leia mais: http://www.mobilizacaoprofessoresgo.com/"

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.