segunda-feira, 5 de março de 2012

PROFESSORES DO ESTADO DO PARÁ EM GREVE: A LUTA PODE SER RETOMADA

De acordo com William Silva, coordenador geral do Sintepp, é muito provável que o ano letivo de 2012, com início marcado para a segunda quinzena deste mês, inicie sem professores em sala de aula. “Nós suspendemos a greve do ano passado sob a prerrogativa de que o governo ia dar atenção aos principais pontos de reivindicações, entre eles a aplicação do piso, mas, durante a última reunião, em 28 de janeiro, continuaram apresentando propostas que não contemplam a categoria”, explicou o coordenador.
VEJA MATÉRIA COMPLETA

Nós, professores do estado, não podemos abrir mãos desse direito legalmente constituído. O governo tem demostrado cinismo ao tratar desse assunto. A equiparação ao valor do mínimo e o pagamento dos resíduos salariais da folha complementar nº 14, mostram que o governo não diz a verdade quando afirma não ter verbas para a implementação do piso salarial. Essa é uma estratégia neoliberal a serviço do capital, o arrocho salarial e o sucateamento dos órgãos e dos serviços públicos, que devem estar cada vez mais precários para faciliatar a sua privatização, fato esse que agora vem disfarçado nas PPPs.
Vamos ficar alertas, companheiros, e engrossar a luta contra o velho da cara de leão de circo.

9 comentários:

  1. Professores,

    Acabei de ler e assinar o abaixo-assinado online: «Professores de Goiás pedem socorro.»

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N21556

    Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que você também pode concordar.

    Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos. Vamos juntos fazer democracia!

    Obrigada.

    p.s.: Sugiro uma petição para o Pará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber se maraba vai grevar?
      com tudo que vem acontecendo na educação de maraba,e nada se faz,so abraços e apertos de mão.
      cade o dinheiro do fundeb? cade nosso reajuste de janeiro?
      não dar para ver o sintepp destilar toda sua raiva para o governo do estado e deixar o prefeito e sua gang se achando os melhores gestores do mundo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Concordo com você, anônimo. Realmente não dá para ficar de "abraços e apertos de mãos" com o gestão. Sindicato que vai a campo defender patrão não merece credibilidade do trabalhador, seja ele quem for. Em nenhum momento, se você analisar com impacialidade vai ver que isso é verdade, essa coordenação defendeu o governo municipal, e nem defenderá. Não na pessoa do pofessor Aurismar, e não creio que meus colegas de coordenação o farão. Agora, se há mesa de negociação, legalmente constituida, se há avanços nas negociações, é obrigação moral nossa divulgar para a categoria os acordos que fazemos. Se o patrão não cumpre o que negociou, então temos que "chiar" mesmo. O senhor Disney havia garantido pagar o piso se fosse divulgado o valor em fevereiro antes de fechar a folha de pagamento, e que, se isso não ocorresse seria pago o valor equiparado ao mínimo retroagindo para janeiro. O valor do piso só foi divulgado no último dia do mês, quando a folha já havia sido fechada. Tudo bem, não tinha como pagar o piso, mas ele não cumpriu com a promessa de equiparar ao mínimo retroagindo a janeiro. Isso é grave e devemos sim cobrar dele explicações. A questão do visa vale é outro ponto polêmico que o sindicato não pode mais aceitar promessas, mas ações. Eu, sinceramente, gostaria de receber sugestões do colega. O que devemos fazer nesse caso? Nos ajude nessa luta, afinal você também é Sintepp, ou não é?

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe oque a gestão esta fazendo com nosso dinheiro do FUNDEB?
    aquele abono que saiu no final do ano,foi dinheiro que ficou sendo aplicado, gerando juros astronomicos para alguem ficar, e olha que esse alguem não é servidor.
    Sera que vai acontecer a mesma coisa este ano?
    Foi prometido fazer o enquadramento do PCCR retroativo ao mes que foi aprovado, so ficou na promessa.
    Foi prometido reajustar nosso salario em janeiro, so ficou na promessa.
    Promessas não enche barriga, so enche os bolsos de quem as faz....
    O dinheiro do FUNDEB tem esta no bolso dos servidores e não rendendo juros no banco.
    Se não, ainda vamos servir de comida para o leão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que há sim uma má aplicação das verbas do Fundeb. Já disse isso em postagens anterioras. As sobras são provas da incompetência, ou malícia, da administração. Se todos cobrassem e questionassem como você, certamente os desvios seriam menos. Tem dois representantes no Conselho do Fundeb, que brigam e lutam para preservar a aplicação dos 60% como pagamento do professor e a justa aplicação dos 40%, no entanto, a máquina administrativa é bem maior do que eles.É preciso que todos estejamos de olhos bem abertos, denunciando e cobrando.

      Excluir
  4. O anonimo das 05:23 lembou bem, no municipio de maraba vai haver greve?
    são tantas as questões que vem massacrando o servidor, as perseguições, as humilhações.
    a semana passada eu fui me consultar pela unimed,na sala de espera a atendente me diz que não posso me consultar, pois a prefeitura estar com debito,devendo desde o ano passado.
    Eu questionei com a moça, mas eu pago todo mes.
    E ela me olha com um olhar de somba,e rsponde
    -este é um problema que vc vai resolver com seu prefeito, que descontou de vc mais não pagou a UNIMED.
    E agora para quem eu reclamo?
    pro papa,pro bispo,para a rapariga do cabo?
    Naquele momento foram tanto os sentimentos, raiva, humilhação, revolta,ira...
    mas pode ter certeza que em outubro eu dou minha resposta clara e certera...

    ResponderExcluir
  5. Prof. Francisco Netomarço 06, 2012

    MEU CARO AMIGO AURISMAR A FOTO FOI TIRADA EM UM MOVIMENTO GREVISTA ENCABEÇADO PELOS SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL, MAS TUDO BEM O EFEITO É O MESMO.
    Porém, quero responder aos comentários de anônimos que cobram posicionamento destes seus representantes que somos nós, o conselho do fundeb em sua totalidade fizeram sua parte com relação a fiscalização da aplicação do recurso do FUNDEB, no entanto, os camaradas devem lembrar do PANELAÇO e de quantos servidores ali compareceram. Agora cobrar é fácil mostrar a cara é que dificil, penso que o anônimo deve ter bons motivos para não quere revelar nem ao menos o nome e imagina a cara não é mesmo? Faço o seguinte questionamento a todos: como vamos conseguir conquistas com o servidor baixando a cabeça para o patrão? como é possível apenas os coordenadores terem forças para pressionar o gestor? Nunca passou por minha cabeça debandear para o lado do patrão, mas sei que tem muita gente por ai esperando a mudança de governo para começar a correr para a SEMED e ao prefeito eleito pedir seu cargo.
    Começo a entender o porquê de alguns coordenadores do sintepp terem desistido da LUTA por trabalhador: a maioria são pessoas que só querem usufruir do bem bom, mas na hora de sofrer um pouquinho; começam a debandear para o outro (patrão).
    Estarei do lado do trabalhador coragem, pois ali conseguiremos encurralar o patrão e arrancar algo proveitoso em prol de todos e não apenas para o meu ou seu bel prazer.

    ResponderExcluir
  6. Prof. Francisco Netomarço 09, 2012

    Meu caro amigo e companheiro,
    Como ninguém quis faze comentário emcima do desabafo do(a) companheiro(a) das 10:33h eu mesmo vou tecer um: nos blogs e principalemente no blog do companheiro Ademir Braz li um comentário de uma pessoa que queimava a foto do então diretor da UNIMED o Dr. Jorge Bichara. Ai eu sou obrigado a concordar com o mesmo, como podemos elevar o nome de uma pessoa como esse diretor se o mesmo autoriza os funcionários e recepcionistas a receberem e tratarem o servidor público associado a UNIMED dessa forma?
    Outro dia cheguei ao SINTEPP e me deparei com uma ficha de desfiliação de uma servidora que disse a nossa funcionária que estaria se desfiliando por conta da mesma ter feito um convênio (PLANO DE SAÚDE) com a dita empresa ai, eu novamente faço o questionamento: O SINTEPP só existe para o servidor da educação para prestar assistencialismo?
    O caso é o seguinte caro Aurismar, o quanto anda a CRIAÇÃO do INSTITUTO DE SAÚDE para os servidores públicos? Eu acho que estes comentários poderia ser avaliado pelo companheiro e fazer estes comparativos. Faço minha as palavras do anônimo do blog do Ademir: Quem é este médico em Marabá que merece ser exaltado dessa forma?
    Com toda sinceridade o companheiro de sempre,
    Prof. Francisco Neto

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.