quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

NEM TUDO QUE É LEGAL É MORAL




ANTONIO DISNEY - A PERSONALIDADE
 MAIS FORTE DO GOVERNO MAURINO
DESPOTA-ESCLARECIDO-MAQUIAVÉLICO

Como todo bom concurseiro já li muito sobre direito administrativo. Nessas várias leituras aprendi que a administração pública deve se pautar em cinco princípios que podem ser representados pela palavra LIMPE.

L – Legalidade

I _ Impessoalidade

M _ Moralidade

P _ Publicidade

E _ Eficiência

Assim também, existem os atos da administração que são vinculados e os que são discricionários, isto é, alguns atos do administrador estão vinculados à lei; outros, não há vinculação à lei, tendo o administrador por isso, certo espaço para decidir se pratica ou não tal ato.

Há, no entanto, uma verdade que diz que nem tudo que é legal é moral, assim, às vezes, o julgamento não é se o ato é legal ou ilegal, mas se ele é moral.

Nesses princípios a administração da educação do município de Marabá tem pecado em pelo menos três deles: o da impessoalidade, para que figurinha mais personalista do que o senhor Disney, que tem se tornado um déspota dentro da Semed? O da moralidade, para que imoralidade maior do que colocar um professor para substituir outro que não existe, é a tal da substituição em vaga, na qual o professor que trabalha 100 horas, nesse regime, não tem direito as férias, 13º salário, vale alimentação, só ao salário, limpo e seco. O da eficiência, sobre esse não é preciso dizer nada.

28 comentários:

  1. Prof. Francisco Netofevereiro 02, 2012

    Professor Francisco Neto,

    Recordo-me de uma reunião que ocorreu após a vistoria dos conselheiros do FUNDEB, em algumas localidades rurais que ocorreu para supervisionarmos a construção de 5(cinco) escolas que supostamente estavam em construção. A vistoria ocorreu por motivo da SEMED apresentar nas prestações de contas os CONTRATOS das obras que estavam em andamento. Ocorreu que após as vistorias detectamos que das cinco 1(uma) nem havia sido iniciada tendo em local apenas um matagal. Eu representante dos interesses de todos e considerando correto enviei fotos e me pronunciei no Jornal escrito dizendo que a obra não existia. Certo! o secretário adjunto foi a reunião e o nome dado a minha ação foi de irresponsável, pois eu deveria que questionado antes à SEMED sobre o atraso ou nem o começo da obra. Eu contraargumentei dizendo que irresponsáveis seriam eles representantes do governo que prestam contas de contratos que nem ao menos a obra se iniciou, resumindo após 3(três) meses a obra teve andamento e já está quase pronta.
    No entanto fico a me perguntar quem são irresponsáveis mesmos nesta história? Pois até a presente data a SEMED afirma que tão cedo não poderá finalizar a prestação de contas de 2011, pelo motivo de que a SEMAD ainda nem enviou para o CONTADOR em Belém os documentários necessários para análise e parecer. Minha paciência é curta mas tem se esticado ao ponto de quase se arrebentar.
    Mas, vou tolerar mais um pouquinho e esperar que todos esses desmandos acabem por bem ou por mal! Depois alguns por aí dizem que sou muito radical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco voce esta correto mesmo, me parece que este secretario adjunto é o "rei" amigão enquanto eles poderem vao enrolar esta prestaçao de contas, mais olho neles amigo um abraço e até a assembleia

      Excluir
    2. Professor Francisco,eu to sabendo que a demora , nada mais é que,uma monobra para poder enrolar o conselho do FUNDEB.
      Uma ação ja aconteceu, a manda chuva da prefeitura Rosicleide Mauricio chamou na xinxa a presidente do conselho professora cristina, alegando que a mesma esta sendo ingrata com o governo e que o conselho é manipulado por dois conselheiroa chiquin e lucimar.
      Alegou tambem que o chiquin ta cuspindo no prato que comeu,que o governo liberou ele para o sindicato, enquanto a lei so permite a liberação do presidente.
      A mesma rosicleide marcou uma reunião do prefeito maurino com os conselheiros, esperando que aconteça um entendimento e os conselheiros assinem o parecer aprovando as contas de 2011.
      Cuidado!! não vão colocar as cabeças de vcs a premio, a PF ta de olho na prefeitura de maraba.

      Excluir
    3. A rosicleide acredita " olho no olho" do prefeito e conselheiros e tudo vai se resolver.
      sera que vai valer uma pressão para os companheiros assinarem o parecer que aprova as contas do Fundeb de 2011?
      Talvez a rosicleide ache que os nobres companheiros sejam seduzidos pela mala preta.

      Excluir
    4. Gostaria que o chiquinho comentasse o comentario do anonimo das 09:48, que afirma que a rosicleide tem alegado que ele ta cuspindo no prato do governo, o mesmo governo que cedeu ele para o sindicato sem o amparo da lei, que permite apenas o cedencia do coordenador.
      deve uma explicação para essa troca de favores, a categoria merece sim, uma explicação...

      Excluir
    5. Prof. Francisco Netofevereiro 13, 2012

      Meu caro anonimo,
      desculpe por não ter dado a resposta ao seu questioanemnto antes, é que não costumo ficar abrindo comentários retirados da tela principal. Pois bem, eu não devo nada a esse governo o que ocorreu é que ameaçamos denunciar a administração a justiça (MP) por motivo muito óbvio; as demais entidades representativas de classe deste município há muito tempo possuem mais de um coordenador, nao sei lhe dizer com exatidão o numero exato de cedidos para as demais entidades, assim na reunião da mesa de negociação os demais coordenadores ou presidentes sei lá qual é a denominação para suas entidades, os mesmos interferiram e solicitaram em nome de nossa entidade o SINTEPP que o governo cedesse mais uma pessoa para o sintepp, assim o grande mestre disse que iria avaliar a suposta proposição e acabou aceitando, lhe garanto que não houve nenhuma forma de acordo para a minha cedencia. Ocorre que os que estão só blogando esqucem de fazer a leitura de leis que legulamenta os serviços públicos e acabam não tendo a compreensão de que não nenhuma vantagem você ou qualquer outro ficar cedido,pois quando estamos nesta situação o nosso pagamento é feito com recursos próprios e ocorre que o prefeito paga quando bem entende, outra cituação é de que nós ficamos sem o adcional de ferias 1/3 e 1/6, também ocorre que fazemos uma grande discussão por causa de abono e terminamos sem receber um real sequer. Se acha que acabou fique sabendo que enquanto durar a cedencia o fulano também não poderá crescer na carreira, ou seja, não frá jus a nenhuma progressão. Bom se voce acha que é vantagem para nós, mesmo depois de toda essa explanação fique a vontade para formar uma chapa e vir brigar por direitos que voce não poderá contar como seu.
      Acredito que voce agora deve estar convencido de que eu não me importaria se eles por alguma razão fizessem o favor de cassar minha portaria. Garanto-lhe que eu de onde trabalho que é na escola manoel cordeiro neto, localizada no km 03 são felix e que moro a menos de 200 metros da mesma seria um favor que me fariam. Não tenho medo algum de isto acontecer e confesso-lhe que estou ficando um pouco cansado de toda essa especulação e começando a relfetir se vale mesmo a pena representar um bando de covardes que não possuem um 1/3 de minha coragem para encarar esse ou qualquer outro governo que por ventura vier por ai.
      Abraços e com toda sinceridade, espero que compreendam o meu desabafo.
      Para quem me conhece sabem muito bem que não é preciso uma portaria para que eu manifeste minha indignação pelo andamento da situação.

      Excluir
  2. Esse reizinho manda e desmanda a seu bel prazer. A semed tornou-se a sua empresa. Ainda bem que os dias deles estão contados.

    ResponderExcluir
  3. Bem ! Francisco tem gente com a paciência bem maior que a sua que já estourou com esse povo há muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. Companheiro, Michael Souza, é sempre uma satisfação tê-lo blogando conosco.

    ResponderExcluir
  5. Aurisma gostaria de conhecer você pessoalmente na assembleia pois quando fui até o sindicato você não estava, falei com o wendel e pedir para ele não se esquecer de ir ate o sororo levar a ficha de filiaçao dos companheiros que querem se filiar e fortalecer a luta se voc~e poder vá tambem será um prazer recebelo .
    Camarada só não na sexta pois nao trabalho um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o amor!!!
      o cara gamou, eu acho que são os teus cabelos caindo nos olhos.

      Excluir
    2. Olha que eu tinha acabado de fazer a chapinha. Camarada, aqui só tem São Jorge - a espada que mata até dragão.

      Excluir
  6. Valeu, Michael, eu estarei na assembleia, até lá, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. o amor é sempre bom caro anonimo ,só que isso é admiraçao do trabalho e boa educaçao tambem. se voce infame anomnimo nao sabe oque é isso esse não é o seu lugar.

    ResponderExcluir
  8. Eita..que o debate tá bom por aki... Meu compa, Aurismar..adorei essa matéria, foi o título que me despertou, mas não poderia de deixar de admirar a forma inteligente que acabas norteando seus pensamentos, assim como aquele texto seu do "sopro do ouvido". Achei o máximo. Parabéns.. Amanhã nos vemos no sintepp às 09:00. Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Joyce, você sabe que a admiração é recíproca. Michael, liga não meu chapa, isso é intriga da oposição.

    ResponderExcluir
  10. O sindicato mais uma vez tem mostrado que só vê um lado da moeda. Quantos avanços tivemos nessa gestão, a citar, o pccr, a gratificação de regência, a progressão orizontal para a letra C?Professor Aurismar, não seja leviano, mostre os dois lados da moeda, diga ao menos que se não fosse o déspota (com acento no e) do professor Antonio Disney, a situação seria bem pior. O professor Disney é o cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As marcas do discurso revala quem falou.

      Excluir
    2. Eu não sei se ele é o cara, mas que já esta se vestindo menos mal, está! lembro de ter participado de uma reunião com a cúpula e os trajes desse senhor eram vergonhosos (não mais que as ações contra os professores, claro).

      Mas o homem tem enternado agora... ou desde que eu falei que nem se vestir adequadamente ele sabia??? sei lá... uma coisa é certa, continua ferrando a classe que tem gente que o acha o cara...

      A mim não parece o cara, aliás, nem me parece professor. É?

      Excluir
  11. O companheiro o papel do disney é esse mesmo trabalhar pela melhoria do serviço publico, e ninguem deve referencia a isso pois é o trbalho dele, mas lembrando que o disney só faz o que o gestor manda amigo ele não é o prefeito e sim tem um cargo de confiança que na saida do maurino ele sai tambem.
    Ele meu querido nao esta isento de criticas se você acha ele o CARA ai ja é uma questão sua,em relaçao aos avanços concordo com você são significativos mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Da maneira que anônimo colocou e o professor Michael veio a concordar parece até que não houve luta por parte do sindicato para que tais avanços acontecessem!
    Nossa!!Foi tudo uma questão de "bondade" como são bondosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Francisco Netofevereiro 05, 2012

      Para quem está na educação desde o ano de 1996, sabe muito bem que em todas as gestões que passaram tanto na Prefeitura quanto na educação a luta não foi fácil e quem pensa que já vencemos a guerra é porque não vive neste mundo. Há muito o que se conquistar e todos sabem disso. Nos devemos dar as GLÓRIAS aos companheiros que sem medo e demonstrando serem realmente de luta é que nossas conquistas foram até o momento válidas.
      Quero relembrar os nomes de alguns qcompanheiros(as)que neste momento me vem a cabeça e não estão entre nós: Prof. Nazaré, faleceu em um acidente de moto; Prof. Irismar, que faleceu por ataque cardiáco; Prof. Antônio e família, que conheci muito pouco, mas o bastante para ver o quanto tinha de coragem e a Prof. Isaura; Ag. de serv. Gerais Lucilene(Esc. Jonathas Athias); Ag. Serv. Gerais. Joana Dark (Esc. Tancredo Neves). Seria uma lista muito grande e espero cinseramente estar vivo no futuro para poder usufruir de muitas outras conquistas, peço desculpas por não mencionar outros nomes que fizeram parte de nossa história, mas que contribuiram e muito para que ela acontecesse.
      Lembrem sempre que nossas lutas não terminam com um MANDATO SINDICAL, muito pelo contrário sempre haverá mais a se conquistar.
      Abraços a todos os que se consideram profissionais da EDUCAÇÃO.
      Prof. Francisco Neto

      Excluir
  13. Esse Michel é um babaca e puxa saco.
    Chamar o disney de bonzinho, de que so faz oque o chefe manda e no minimo uma hipocrisia.
    O cara é um perseguidor, complexado, arrogante, prepotente,se utiliza do cargo para se beneficiar financeiramente e para massacrar os profissionais da educação.
    E outra coisa, este abono de 8 mil reais não foi por benevolencia deste homenzinho, e sim ,por terem que cumprir com os 60% obrigatorio na lei do FUNDEB.
    De bom! so a biblia que ele anda com uma debaixo do suvaco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada, esse seu comentário é muitp maldoso. O companheiro Michael sempre se mostrou preocupado com os problemas da categoria, sempre questionou e dialogou educadamente nessa página. Usar esses termos para se referir a um companheiro, é no mínimo falta de ética.

      Excluir
    2. Amigos do sintepp deveria ser proibido anonimos se pronunciarem nesta pagina e principalmente aqueles que nao tem capacidade de ler um pequeno texto e analisalo.
      Anonimo você com problemas de interpretaçao de texto sou concursado deste municipio e não tenho que puxar saco de ninguem , pois nao pedi emprego pra ninguem passei em uma prova. A colocaçao foi que o secretario adjunto nao merece referencia pois essa e a funçao dele melhorar a educaçao no municipio, mais se por ventura ocorrer avanços na educaçao de maraba qual é o problema de relatar isto, e quando for para criticar critica-se construtivamente pois a BOA EDUCAÇAO e a democracia pede isso, Nao é senhor anonimo com insultos a pessoas que você nem conhece e que vai resolver alguma situaçao.
      Meu querido cresça e aprenda a discutir as questoes de forma humana e civilizada, e se você for professor mude de profissão pois estas errado nesta.

      Excluir
  14. Concordo que o Disney seja o "cara" . O cara que teve que se dobrar a categoria e dar o braço a torcer em nome da governabilidade do seu prefeito. Este cara perseguiu e tentou assediar as pessoas em nome de seu prefeito mas a categoria respondeu com dois grandes movimentos e se este governo não tivesse baixado a bola e sentado com a categoria para dialogar o caos se instalaria completamente nessa administração.
    Os avanços só se deram por que "os caras e as caras" que formam esta categoria de trabalhadores em educação resolveram se unir para cobrar as promessas que o prefeito fez quando era candidato que talvez as tenha feito sem intenção de cumpri-las. Fiquem de olho este ano tem mais promessas ...

    ResponderExcluir
  15. Vai ver o pobre do WALT DISNEY MARABAENSE se vestia mal pelo baixo salario, agora se veste melhor, ganhando aquela graanaaaaa tirada da gente!!!

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.